Vesícula biliar

Sintomas de pedra na vesícula

Sintomas de pedra na vesícula
Imagem: saudicas.com.br

Uma das funções da vesícula biliar é o armazenamento de bílis e faz parte do sistema digestivo. Os sintomas de pedra na vesícula podem ser confundidos com outros problema o que faz com que seja muito importante sabermos quais são esses sintomas, o que significam, como podemos agir e o que devemos fazer caso isso se passe conosco. No umComo preparamos um artigo em que lhe explicamos todos os sintomas que pode ter caso tenha pedras na vesícula.

Também lhe pode interessar: Tratamento natural para pedras na vesícula

Índice

  1. Funções da vesícula
  2. Como surgem as pedras na vesícula
  3. Fatores de risco
  4. Sintomas de pedras na vesícula
  5. Tratamento pedra na vesícula

Funções da vesícula

Antes de passarmos aos sintomas de pedra na vesícula convém explicar um pouco para que serve a vesícula biliar para assim percebermos melhor o porquê dos sintomas e porque eles acontecem. A vesícula tem como principal função a acumulação de bílis, um líquido meio esverdeado que tem uma função muito importante no processo digestivo. A bílis é um líquido composto essencialmente por enzimas que facilitam a digestão, ou seja, este líquido é expelido para o duodeno quando os alimentos recém ingeridos saem do estômago. No entanto, quando estamos em jejum a vesícula armazena a bílis e não a "lança" no duodeno, mas a capacidade de armazenamento da vesícula é muito limitada (cerca de 50 ml), então a solução encontrada é concentrar ao máximo a bílis. É exatamente neste processo de concentração da bílis (extração da água) que pode ocorrer a formação de pedras na vesícula.

Como surgem as pedras na vesícula

Como dissemos anteriormente a vesícula tem uma capacidade de armazenamento muito limitada, cerca de 50 mililitros, e a solução para combater essa escassez de espaço passa por concentrar a bílis ao máximo retirando-lhe a água e tornando-a mais espessa. É exatamente aqui que pode ocorrer a pedra na vesícula ou cálculos biliares (colelitíase). Isto acontece quando existe um desequilíbrio nas substâncias da bílis, ou seja, quando é extraída demasiada água da bílis e os níveis de colesterol e outras substâncias presentes no líquido são excessivos.

Fatores de risco

Existem alguns fatores de risco que podem desencadear a formação de pedras na vesícula:

  • Gênero: a pedra na vesícula é mais comum no sexo feminino.
  • Idade: o aparecimento de pedra na vesícula aumenta a partir dos 40 anos.
  • Obesidade.
  • Diabetes.
  • Cirrose.
  • Jejum prolongado, ou seja, passar muito tempo sem comer.
  • Doença de Crohn.
  • Sedentarismo.

Sintomas de pedras na vesícula

Como muitas vezes acontece no corpo humano podem não existir sintomas que revelem a presença de pedras na vesícula, ou seja, podemos ter os cálculos biliares e não ter nenhum sintoma que faça suspeitar da sua existência. No entanto existem alguns sintomas que podemos e devemos controlar, são eles:

  • Dor abdominal repentina (do lado direito do abdômen)
  • Pele amarelada (e olhos também)
  • Vômitos e enjoos
  • Perda de apetite
  • Diarreia

A cólica biliar (dor abdominal repentina) acontece quando a pedra já tem um tamanho suficiente para obstruir o orifício por onde deve ser expelida a bílis. Isto acontece normalmente 1 hora depois das refeições, quando os alimentos chegam ao duodeno e é necessária a bílis para facilitar o processo digestivo. Outro fator que pode aumentar a cólica é a gordura das comidas que a pessoa ingere, quanto mais gordurosa for a comida maior será a necessidade da presença da bílis para facilitar a digestão.

A pedra na vesícula pode ainda originar uma inflamação da vesícula (colecistite) que deve ser tratada por um gastroenterologista, o tratamento passa pela reestruturação da dieta alimentar e por fármacos.

Sintomas de pedra na vesícula - Sintomas de pedras na vesícula
Imagem: escuela.med.puc.cl

Tratamento pedra na vesícula

O tratamento da pedra na vesícula pode ser feito de duas formas dependendo do tamanho e composição dos cálculos biliares:

  • Tratamento não cirúrgico, é feito quando o tamanho dos cálculos não é muito grande e quando a composição dos mesmo é predominantemente composta por colesterol. Consiste na toma de uma substância chamada ursodiol que irá dissolver as pedras.
  • Tratamento por cirurgia (colecistectomia): esta cirurgia consiste na desobstrução da vesícula e em muitos casos procedesse à extração da vesícula para evitar novas ocorrências.

Veja também o nosso artigo sobre o que comer se tiver pedras na vesícula.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas de pedra na vesícula, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
14 comentários
Regina Carneiro
Medicamento para reduzir o colesterol altera valores da bilirrubina? Obrigada
A sua avaliação:
MARIA SOLANGE SILVA
eu tenho dores abdominais fiz exames e deu que eu tenho pedra na vesicula mas eu tenho dores horrivel ancia de vomito perca de apetite oque eu fasso já fui ao medico mas eles não querem me fazer a cirurgia oque eu fasso
nair sanches
Olha foi muita escraresedor parabens
rodrigo
queria saber oq nao comer quando tem pedra na vesicula
iris
Muito bom este artigo! Descobri a pouco tempo que tenho cálculo na vesícula me ajudou muito!!!
Luiz Pedro
Qdo se diz que o tratamento é " não cirúrugico " no caso de calculos não muito grandes ficou subjetivo . Qual o tamanho de um cálculo grande ? Qual o tamanho de um cálculo pequeno ? Qtos mm ?
Bruna jamyres
Oi tenho pedra na vesícula,foi ótimo essas dicas,sinto muitas dor,foi pra MD operar mas fiz uma hutrasson e descobri que estou gravida,vcs vizeram ótimo trabalho, explicam muito bem,agora sei como fazer minha dieta,antes comia o que não podia sem saber.minha vesícula está inflamada, mas já me sinto bem melhor depois que vi todas as dicas aqui, oque pode comer,oque não pode.obrigada tudo perfeito bem explicado. Parabéns.
Nelson Ferreira (Editor/a de umCOMO)
Oi Bruna, que bom saber que a informação foi útil para você! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando o nosso site :)
lucelia
Buscopam aliviá as dores da vesícula ??
Nelson Ferreira (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucelia, o Buscopan é indicado para o alívio de dores, cólicas e desconfortos abdominais, pelo que talvez não seja o remédio mais indicado para o alívio de dores na vesícula. Por isso o melhor é consultar o seu médico para saber o que é mais indicado para a sua situação. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site!
Jessica
Eu fui ao médico ontem e ele me indicou buscopam composto .n mais de três no mesmo dia...soh tomar se tiver dor
Ana Rita
Buscopam Composto eu utilizei muito e qd ele não resolvia ia para o hospital para receber Buscopan Composto misturado c/ glicose na veia.
lucelia
Gostaria de saber se devo excluir todo tipo de óleos
valdete
tenho pedra na visicula como faço o tratamento nao quero fazer a cirurgia esse remedio compra sem receita
Jessica
A minha mãe está com pedra na vesícula já foi ao médico e falaram que não precisa orepar mas ela está sentindo muita dor e está insuportável ela fica indo ao médico mas não resolvem não eles falaram que só vai operar se estiver quase morrendo ela tem 42 anos me ajude por favor eles manda ir ao médico particular mas agente não temos condições ela está começando a sentir muito frio e calafrios por dentro me ajuda por favor
Mateus Gentil
Essas informações sobre os sintomas de pedra na vesícula era tudo o que eu precisava, obrigado
Nelson Ferreira (Editor/a de umCOMO)
Oi Mateus, que bom saber que as informações foram úteis para você. Obrigada pelo comentário e continue nos visitando :)
Aline Silva
obrigado pelas dicas. me ajudou muito
Nelson Ferreira (Editor/a de umCOMO)
Oi Aline, que bom que as dicas foram de ajuda! Obrigada pelo comentário e continue nos seguindo :)
mara
A pedra na cutícula acelera os batimentos cardíacos.durante o sono?
Imagem: saudicas.com.br
Imagem: escuela.med.puc.cl
1 de 2
Sintomas de pedra na vesícula