Vesícula biliar

Qual é a função da vesícula

Qual é a função da vesícula
Imagem: microrespuestas.com

A vesícula biliar é um órgão interno localizado sob o fígado. Ele armazena a bílis, fazendo parte do aparelho digestivo. Ainda assim, é necessário destacar que a vesícula não é um órgão imprescindível, e algumas vezes, quando existem problemas relacionados com ele é possível extirpá-lo e levar uma vida normal. Neste artigo de umComo explicamos para você, com detalhe, qual é a função da vesícula.

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, temos que explicar que a vesícula biliar está sob o fígado, mede entre 5 e 7 cm de diâmetro e está ligada ao intestino delgado através da via biliar comum ou canal colédoco.

2

A principal função da vesícula é acumular a bílis, um líquido produzido pelo fígado para decompor gorduras. É produzida diariamente uma quantidade total de um litro de bílis, aproximadamente, e este órgão é o encarregado de armazenar e liberar a mesma.

3

A liberação da bílis através da vesícula biliar produz-se pela contração da parede deste órgão, estimulada pela ingestão de alimentos.

4

Mais do que pelas suas funções, este órgão é conhecido pelos problemas que pode gerar, como cálculos biliares ou sua própria inflamação, conhecida como colecistite. Ambas as doenças provocam dores fortes em quem as sofre.

5

Além disso, muitas vezes os medicamentos não são suficientes para compensar os problemas derivados da vesícula biliar e é necessária uma intervenção cirúrgica para extirpar a vesícula.

6

Dessa forma, é necessário lembrar que não se trata de um órgão indispensável para a vida e uma pessoa pode ter uma vida normal sem vesícula biliar, já que a bílis tem outras vias para chegar ao intestino delgado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a função da vesícula, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
Francielly Alcântara Brandão Giardina
Boa tarde preciso de uma dieta para pedra na vesícula obrigada
A sua avaliação:
vito cunha
estava tudo bem explicado, mas gostaria de ver também as causas para ocorrer os cálculos na vesícula.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vito! Nesse artigo pode encontrar mais informações sobre cálculos na vesícula, inclusive as suas causas: https://saude.umcomo.com.br/artigo/tratamento-natural-para-pedras-na-vesicula-26509.html Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Veronika berenice hemorroíssa
Mais uma o numero 7 é biblico e até para a vesicula que eu não tenho mais , tem que ser o numero 7 .
A sua avaliação:
Jorge Nobre
O que não posso ter como alimento e bebida já que não tenho mais a visícula?
A sua avaliação:
Vitoria Bergamaschi Christo
Porque a visicula biliar é considerada acessoria ao sistema digestorio?
João Alberto
Qual o tempo de recuperação após extração da vesícula (cirurgia)
Ana Maria Beraldi
Reduzido e bem explicado. Tirou minhas dúvidas. Obrigada!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana, que bom saber que as informações do artigo foram úteis para você. Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
yasmin
PARABÉNS!!! vocês me ajudaram muito
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Yasmin, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)
José Carlos de Espíndola -Arcoverde-Pe
Fiz uma cirurgia da vesícula (retirada total), só que emagreci muito. Tem alguma relação?
Dorico Franco da Rocha
Através do demonstrativo do corpo, localização da vesícula e sua verdadeira função, foi esclarecedor para tirar dúvidas a respeito da mesma, principalmente para leigos que desconhecem as funções dos órgãos do corpo humano.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Dorico, ainda bem que foi útil para você :) Muito obrigada pelo comentário e um feliz natal! :)
lindalva de m. santos
ela tem a função de auxiliar na digestão dos alimentos engeridos,principalmente quando engeridos alimentos muitos gordurosos.....
Imagem: microrespuestas.com
Qual é a função da vesícula