Vesícula biliar

Tratamento natural para pedras na vesícula

Tratamento natural para pedras na vesícula

A bílis é um fluído produzido pelo próprio fígado e armazenado na vesícula biliar, auxiliando na digestão de gorduras. No entanto, em determinadas circunstâncias, como no caso de colesterol alto, podem se formar cálculos biliares ou, mais conhecidos como pedras na vesícula. Os cálculos biliares podem estar na vesícula sem apresentarem qualquer problema, mas quando se movem e geram bloqueios nos dutos biliares, é quando aparecem os primeiros sintomas de cálculos na vesícula, que geram bastante desconforto e dor no paciente. Para amenizar os sintomas e tratar as pedras na vesícula, existem alguns remédios caseiros aos quais pode recorrer. De seguida, em umComo vamos lhe mostrar os tratamentos naturais para pedras na vesícula.

Também lhe pode interessar: Sintomas de pedra na vesícula

Índice

  1. Sintomas de pedras na vesícula
  2. Causas de pedras na vesícula
  3. Remédios caseiros
  4. Alimentação a seguir

Sintomas de pedras na vesícula

A maioria dos casos de pedras na vesícula não apresentam sintomas e as pedras não causam qualquer problema. Por vezes podem ser tão pequenas que acabam por sair juntamente com a bílis e por ser eliminadas nas fezes.

Mas quando as pedras começam a ficar maiores, podem ficar atoladas ao tentarem passar da vesícula biliar para o intestino delgado. Nestes casos os sintomas mais comuns que o paciente apresenta são os seguintes:

  • Dor forte no lado direito do abdômen, abaixo das costelas (cólica biliar). Esta dor costuma ocorrer normalmente 1 hora após a refeição, que é quando o alimento começa a chegar ao duodeno.
  • Perda de apetite.
  • Enjoos ou vômitos.
  • Febre acima dos 38ºC.
  • Cor amarelada na pele e nos olhos.
  • Diarreia.

Na presença destes sintomas, deve consultar o seu médico ou hepatologista para fazer uma ecografia, confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.

Tratamento natural para pedras na vesícula - Sintomas de pedras na vesícula

Causas de pedras na vesícula

Quando há um desequilíbrio entre a água e os elementos da bílis armazenada na vesícula, ocorrem as pedras na vesícula ou cálculos biliares. Este desequilíbrio pode ter várias causas, sendo as mais comuns as seguintes:

Mulheres têm uma maior tendência a desenvolver pedras na vesícula do que os homens, o mesmo se aplica a pessoas com 60 anos de idade ou mais.

Remédios caseiros

Existem diferentes tratamentos naturais aos quais pode recorrer para eliminar as pedras na vesícula.

Chá de dente de leão

O dente de leão conta com propriedades depurativas e diuréticas, que ajudam a eliminar as pedras na vesícula naturalmente. Para fazer este chá você vai precisar de:

  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sopa de dente de leão

Verta a colher de sopa de dente de leão em uma xícara de água fervente e deixe repousar por alguns minutos. Beba de duas a três xícaras de chá de dente de leão para obter os benefícios curativos.

Chá de bardana

Esse é outro tratamento natural para pedras na vesícula eficiente. Para preparar o chá de bardana, leve a ferver uma xícara de água com uma colher de sopa de raiz de bardana. Deixe ferver por 5 minutos e depois deixe descansar 10 minutos. Consuma este chá duas vezes por dia para surtir efeitos.

Chá da casca do abacaxi

Para preparar este remédio caseiro para eliminar cálculos biliares, deve lavar bem a fruta e cortar a casca em pedaços. Depois coloque água para ferver numa panela e coloque os pedaços de casca do abacaxi na água fervendo. Deixe ferver por 10 minutos e depois deixe esfriar. Coe e beba ainda quente. Este chá não possui contraindicações e é eficiente contra as cólicas biliares.

Chá de boldo

O chá de folhas de boldo é um dos remédios caseiros para as pedras na vesícula, pois ajuda a metabolizar as gorduras. Para fazer o chá deve adicionar as folhas ou sachê de boldo em uma xícara de água fervente e deixar agir por 10 minutos. Pode beber o chá de 2 a 3 vezes ao dia.

Óleo de rícino e chá de folhas de alface

Outro tratamento natural para os cálculos biliares é tomar uma colher de sopa de óleo de rícino antes de se deitar à noite. Para conseguir melhores resultados, beba também uma xícara de chá de infusão de uma folha de alface. Pique a folha de alface previamente lavada e coloque numa xícara de água fervente. Deixe amornar, coe e adoce com mel, se desejar. Pode beber duas xícaras de chá por dia.

Suco natural

Para ajudar na expulsão das pedras, pode ainda fazer um suco natural com vegetais. Para isso você vai precisar de:

  • 2 talos de aipo
  • 2 cenouras
  • 3 tomates
  • 4 rabanetes
  • 1 punhado de agrião
  • 1 raminho de salsa
  • 1/2 limão

Lave bem todos os vegetais e corte-os em pedaços. Coloque-os no liquidificador e bata até ter o suco pronto. Pode adicionar um pouco de água para conseguir um suco mais líquido e não tão espesso. Consuma ao longo do dia esse suco.

Tratamento natural para pedras na vesícula - Remédios caseiros

Alimentação a seguir

Se tem pedras na vesícula ou cálculos biliares, um cuidado na alimentação deverá ser seguido para não piorar a situação e evitá-la num futuro. Para isso, deverá evitar alimentos gordurosos, embutidos, frituras e outros alimentos fortes. Deve dar preferência a alimentos leves, verduras e legumes, frutas e grãos integrais como chia, aveia e linhaça. Para além disso, deve se manter hidratado bebendo muita água ao longo do dia, ou então chás ou sucos naturais, sempre de preferência sem açúcar. Saiba sobre como comer se tiver cálculos biliares no nosso artigo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tratamento natural para pedras na vesícula, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Tania Jussara Vaz Soares
Eu tenho só uma pedra na vesícula 1,91cm eu queria saber se se posso comer panquecas de frango.
A sua avaliação:
Veronica Berenice
A Noiva de Deus vai nascer em Salvador-ba , vai ser irmã mais nova de Amora Maria e tem em seu espirito um poder sobrenatural que vai ser responsável pela vinda de Deus a esse mundo .
1 de 3
Tratamento natural para pedras na vesícula