Partilhar

Sintomas do fígado inchado - causas e remédios

Por Sara Viega. Atualizado: 15 dezembro 2017
Sintomas do fígado inchado - causas e remédios

O fígado inflamado, hepatomegalia ou inflamação hepática ocorre quando este órgão adquire um tamanho maior que o normal. Trata-se de uma condição muito séria já que, às vezes, a inflamação vem derivada de outra doença de caráter mais grave, como as contraídas por quaisquer dos vírus da hepatite. Porém, identificá-la não é fácil, pois durante a primeira etapa da inflamação hepática mal se notam os sintomas, que aparecem conforme a anomalia avança. Contudo, existem alguns sinais que podem ajudar a descobrir se sofremos de hepatomegalia e, por isso, neste artigo de umCOMO queremos ajudar a ampliar seu conhecimento e contar quais são os sintomas do fígado inchado, assim como as causas que provocam e soluções para melhorar o problema.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para o fígado inflamado

Fígado inchado, o que pode ser - causas mais comuns

O fígado é um dos órgãos mais importantes de nosso corpo já que é o responsável por transformar os alimentos em energia, de eliminar as toxinas do sangue, regular os níveis de aminoácidos e as gorduras, entre muitas outras funções. É o maior órgão de todos e sua inflamação pode nos causar graves consequências, por isso é fundamental cuidar e certificar-se que ele funciona sem problemas.

Ao cumprir tantas funções e estar envolvido em tantos processos do nosso organismo, não é de estranhar que as causas que provocam a inflamação hepática também sejam variadas. Os fatores principais que podem provocar hepatomegalia são:

  • Consumo excessivo de álcool: faz com que o fígado não possa eliminá-lo corretamente e com isso pode produzir uma inflamação do mesmo.
  • Infecção por qualquer dos vírus da hepatite: hepatite A, B, C, D, E sempre causam a inflamação hepática.
  • Outras infecções virais: a mononucleose infecciosa, a infecção por citomegalovírus ou infecções bacterianas também podem causar a inflamação do fígado.
  • Intoxicação produzida por medicamentos: desencadeará, também a inflamação hepática.
  • Doença de Niemann-Pick
  • Cirrose biliar primária
  • Síndrome de Reye
  • Sarcoidose
  • Colangite esclerosante
  • Gordura no fígado: outra doença que, se não tratada, também pode derivar em uma inflamação do mesmo.
  • Tumores ou leucemia: também podem provocar a hepatomegalia.

Sintomas de fígado inchado

Os sintomas variam de acordo com a fase da inflamação. Em seguida, enumeramos os sinais mais comuns e detalhamos o aparecimento de cada um. Os sintomas de fígado inchado incluem:

  • Mal-estar
  • Febre
  • Dor muscular
  • Náuseas
  • Icterícia
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Inchaço abdominal
  • Dor abdominal
  • Fezes claras ou brancas
  • Urina escura
  • Gosto amargo na boca
  • Mau hálito

Durante os primeiros dias da inflamação hepática é muito provável que não note nenhum sintoma nem anormalidade em seu corpo relacionado com o fígado. No entanto, conforme o tempo avança, eles estão cada vez mais presentes. Em geral, os primeiros sintomas costumam ser muito similares aos de uma gripe comum, mal-estar, febre, dor muscular e náuseas.

À medida que o tempo passa, os sintomas aumentam e intensificam-se. A hepatomegalia costuma provocar icterícia, que é quando a pele adquire um tom amarelo (os olhos também podem ficar amarelos). Os vômitos e a diarreia são outros dos sintomas mais comuns do fígado inflamado.

Ao tratar-se de uma inflamação, é muito provável que também note a parte do abdômen ligeiramente mais inchada no princípio e, conforme avançam os dias, ele aumenta de tamanho. Além disso, a dor abdominal é outra das consequências desta condição.

A cor das fezes é outro dos fatores que deve ter em conta se suspeita que seu fígado está inflamado, pois esta doença deixa-as mais claras, inclusive brancas. Isto acontece, sobretudo, quando a causa da inflamação é um dos vírus da hepatite. Lembre-se que a hepatite é a inflamação do fígado por causa de uma infecção viral ou bacteriana. Em relação a isto, a urina pode se tornar de uma cor mais escura do que o normal, você pode ter um constante sabor amargo na boca e mau hálito.

Estes são os sintomas mais comuns do fígado inflamado mas, em função da causa, é possível que não apareçam todos ou que, inclusive, não se mostre nenhum. Por isso é importante realizar exames anuais no caso de contar com algum dos fatores de risco, como sofrer alguma das doenças expostas de maneira crônica, o alcoolismo ou tomar um excesso de medicamentos.

Se você observar alguns dos sintomas expostos, consulte o seu médico imediatamente para fazer os exames apropriados e confirmar ou descartar a inflamação hepática. Lembre-se de que muitas das causas são doenças graves, de maneira que talvez tenha contraído alguma e ainda não o saiba.

Para detectar a hepatomegalia, o médico primeiro apalpará a zona abaixo das costelas, pois se a inflamação for severa, ele notará de imediato, depois realizará uma radiografia abdominal para observar se houve ou não o crescimento do fígado. Caso haja algum indício, você pode fazer uma ecografia abdominal para confirmar. Se for confirmado, os exames seguintes serão uma tomografia computadorizada do abdômen para averiguar a causa que provocou a inflamação, exames da função hepática a fim de avaliar o funcionamento do fígado, e uma ressonância magnética do abdômen para confirmar os resultados da tomografia.

Remédio para fígado inchado

Agora que você já conhece os sintomas de fígado inchado ou inflamado, você pode apostar em remédios naturais que ajudam a desinflamar esta região do corpo e conseguir melhorias na sua saúde. Confira os remédios caseiros que ajudam a diminuir o inchaço do fígado:

Infusão de dente de leão

É uma das infusões que funcionam melhor para tratar fígado inchado, já que esta e uma planta depurativa que ajuda a eliminar o excesso de toxinas acumuladas no corpo. Além disso, o dente de leão ajuda a diminuir a retenção de líquidos.

Infusão de boldo

Também é das melhor plantas medicinais para tratar fígado inflamado, já que consiste num remédio caseiro com um alcaloide que melhora o funcionamento da vesícula biliar e, logo, acaba por favorecer a expulsão das toxinas através do aumento da produção de bílis.

Tamarindo, ideal para o fígado

O tamarindo é um ingrediente perfeito para depurar o corpo, já que consegue melhorar o funcionamento da vesícula biliar, ajudando a baixar a inflamação do fígado. Conta também com propriedades protetoras que favorecem a saúde hepática. A melhor forma de beneficiar das propriedades deste alimento é a preparação de uma infusão de tamarindo, que deve ser tomada 2 a 3 vezes ao dia.

Suco de limão para desinflamar o fígado

O limão é uma fruta repleta de propriedades digestivas e diuréticas que fomentam a depuração natural do fígado, ajudando assim a diminuir o inchaço. Combine uma parte de água e uma de suco de limão espremido e tome em jejum todas as manhãs.

Confira mais remédios para fígado inflamado nesse artigo e complemente esta informação. Rápidas melhoras!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas do fígado inchado - causas e remédios, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Sintomas do fígado inchado - causas e remédios

O que lhe pareceu o artigo?
26 comentários
Luis Antonio Calcheta
FIZ UM EXAME DE SANGUE DIA 11/08 O RESULTADO FOI 247 U/L O MÉDICO ME PEDIO PARA FAZER OUTRO NO DIA 07/11 O RESULTADO FOI 232 U/L E EU GOSTARIA DE SABER O SIGNIFICADO DESSE AUMENTO TÃO GRANDE SE O VALOR DE REFERÊNCIA É DE 10 A 71 U/L ( OBS. não sou fumante , alcolatra , só tomo remédio continuo , CARBAMAZEPINA , LAMOTRIGINA , GLIFAGE E LOSARTANA . GRATO
Daiana Schmidt
Meu filho tem nove meses e desde recém nascido notamos que ele tinha a barriguinha no tamanho maior de um bebê normal. Ele todo mês faz exame de Tgo e Tgp e sempre da alterações, á mais o menos uns quatro meses atrás ele começou a vomitar tudo que bebia e todos os remédios que tomava, também ficou um mês cm febre, sempre dando diarreia e não dormia a noite de dor no abdome. Precisei tirar o leite dele porque estava fazendo mais mal ainda e agora ele toma água com mingual. Detalhe ele não come nada, nenhum tipo de comida ou fruta não sei o porque e se insistir demais ele vomita, ele pesava 8,500 kg e agora esta cm 7,550. A pediatra até agora não passou nenhum remédio pra ele porque ele faz a ultrassom abdominal e não da nada, mas nos exames sempre aparece alterações e ele também tem um vírus chamado Citomegalovírus e tem imunidade baixa. Alguém pode ajudar??
izabel maria de araujo
gripe aparece de seis e seis meses, pela primeira vez senti gosto amargo na boca
A sua avaliação:
marli terezinha Gonçalves gumz
Comentário ou pergunta posso tomar algum cha para aliviar a dor
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Marli! Pode tomar sim, saiba quais são as mais indicadas nesse artigo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-o-figado-inflamado-11424.html
A sua avaliação:
anselmina cesario
Como tratar o figado. Tive hepatite A e desde 2009 fui diagnosticado óleo no figado
paty
Oi eu também sinto cansada muito dor no figado e por que dei zica
ROGERIA SILVEIRA CONCEICAO
Sinto muita dor de cabeça no lado direito dor de parece que queima e lateja, Seguido de mal estar no estômago
jaine
quanto tempo dura a inflamação no figado
Aline ferreira
Gostaria de saber se normal a inflamação do figado voltar a menos de vinte dias. Obrigado
CALISTO MAZIVILA
A um mês que a minha pele dos pés e mão casca-se, do tipo alguém que queimou com cimento.... O que será?

Sintomas do fígado inchado - causas e remédios
Sintomas do fígado inchado - causas e remédios

Voltar ao topo da página