Partilhar

Como cuidar do fígado

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como cuidar do fígado
Imagem: calidaddevida.com.mx

O fígado cumpre uma função muito importante em nosso corpo: é o encarregado de eliminar as toxinas de nosso organismo, além de participar na síntese de proteínas e colesterol. Doenças como o fígado gordo ou a cirrose podem colocar em perigo a nossa saúde, por isso em umComo.com.br te damos alguns conselhos úteis para você descobrir como cuidar do fígado e mantê-lo em perfeito estado.

Também lhe pode interessar: Por que tenho fígado gordo
Passos a seguir:
1

Como o fígado é o encarregado de tirar do nosso sistema as toxinas que ingerimos através da nossa alimentação, ter uma dieta pobre em nutrientes, alta em gorduras e calorias e consumir álcool em excesso pode fazer com que este órgão se deteriore de forma significativa, tornando-nos propensos a sofrer de doenças como o fígado gordo ou a cirrose.

Por isso, se você quer cuidar do fígado é muito importante ter uma alimentação equilibrada com baixo teor de gordura. As frituras, os embutidos, a comida de "plástico", bolos industriais e os alimentos ricos em açúcar processado devem ser consumidos de forma esporádica e com muita moderação se quiser cuidar do seu fígado e da sua saúde.

Como cuidar do fígado - Passo 1
Imagem: vitonica.com
2

Para cuidar do seu fígado inclua em sua alimentação:

  • Frutas e vegetais frescos diariamente. Evite as apresentações congeladas e opte por vegetais frescos e frutas da temporada.
  • Alimentos ricos em antioxidantes como o morango, a maçã, as frutas secas, o tomate, a alcachofra ou o chá verde natural, que ajudam a depurar o corpo e prevenir a formação de radicais livres.
Como cuidar do fígado - Passo 2
Imagem: enenutricio.wordpress.com
3

Beber muita água é também muito importante para cuidar do nosso fígado, pois este líquido permite limpar e depurar nosso corpo eliminando as toxinas através da urina.

Para cuidar do seu fígado tire da sua alimentação os refrigerantes e as bebidas demasiado açucaradas, como os sucos empacotados. Opte por alternativas mais saudáveis como o chá natural e os sucos frescos.

Como cuidar do fígado - Passo 3
4

Beber álcool demais é um dos hábitos mais nocivos para o nosso fígado, levando a diversas doenças. Por isso é recomendável moderar no consumo de bebidas alcoólicas para manter a saúde deste órgão.

Como cuidar do fígado - Passo 4
Imagem: elcomercio.com
5

Os medicamentos que consumimos também podem afetar o nosso fígado, por isso é muito importante ingerir medicação com moderação e fazê-lo, na medida do possível, apenas quando um médico o indicar.

Se você estiver manifestando alguma patologia de forma habitual, como muitas dores de cabeça, incômodos nos músculos ou qualquer outra condição que o faça consumir analgésicos com frequência, o melhor é procurar um médico para encontrar a origem do problema e receber o tratamento mais adequado.

Como cuidar do fígado - Passo 5
Imagem: diarioinformacion.com
6

Se você for propenso a sofrer de fígado gordo e incômodos neste órgão, em umComo te convidamos a consultar nosso artigo sobre como curar o fígado gordo com remédios caseiros.

Siga estas recomendações e mantenha este órgão sempre saudável.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar do fígado, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como cuidar do fígado

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
Maria Manuela Matos Francisco M Goncalves
Bom dia, agradeço vosso artigo muito esclarecedor me ajudou imenso. Tenho o figado muito gordo já à 32 anos a trás o tinha foi-me dito por um médico que me operou para retirar a vesícula, mas nunca tive tempo para cuidar de mim direito, agora já o posso fazer. Vou seguir vossos concelhos. Atenciosamente, Manuela Gonçalves
Armindo Madeira
Como reduzir a gota?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Armindo! Neste artigo encontrará alguns remédios caseiros para tratar a gota: http://saude.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-aliviar-a-dor-da-gota-11874.html
Romilda da Silva Dias Detoni
Tenho muita dor de cabeça quando tomo cerveja ou quando como algo que me faz mal. Quero tomar alguma coisa para cuida-lo.
laiza
comer feijão também e bom muitoooo bom
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Laiza! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)
maria da luz silva
achei o artigo esclarecedor sobre a temática e gostaria de ficar informada das novidades relacionadas ao assunto.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, muito obrigada valeu! Para receber as nossas novidades da categoria de Saúde, basta entrar nesta página: http://saude.umcomo.com.br/ e no lado direito em "Siga-nos de perto" escrever o seu e-mail para receber a nossa newsletter com novidades. Obrigada por comentar e continue seguindo o nosso site :)
maria da luz silva, 37 anos
Segundo o medico tive hepatite quando criança e hoje tenho inflamação no figado. o posso fazer para recumperar minha saude? tem cura?
gislene
Estou com fígado gordo e glicose. O q comer e fazer?
leticia pereira minks
adorei as dicas vou fazelas pois tenho figado gordo acho essas informaçoes o maximo
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Leticia, muito obrigada pelo seu comentário valeu :) Espero que tudo dê certo! Continue seguindo as nossas novidades ;)
Ane Luiza
Meu marido esta com varios exames alterados estou muito preocuoada, pois ele bebe muito: TRANSAMINASE GLUTÂMICO OXALACÉTICA - TGO -42 U/L TRIGLICÉRIDES - 481 COLESTEROL - 258 GAMA GLUTAMIL TRANSFERASE - GGT - 203 (U/L) CREATINA FOSFOQUINASE - CK : 752 (U/L) ANTÍGENO CARCINOEMBRIÔNICO - CEA - 9,54 (ng/mL) - Ferretina 1500 ...Obrigada

Como cuidar do fígado
Imagem: calidaddevida.com.mx
Imagem: vitonica.com
Imagem: enenutricio.wordpress.com
Imagem: elcomercio.com
Imagem: diarioinformacion.com
1 de 6
Como cuidar do fígado

Voltar ao topo da página