Partilhar

Como baixar a febre em crianças

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como baixar a febre em crianças

Devido a uma maior exposição a vírus e bactérias e a um sistema imunológico mais frágil, as crianças costumam pegar com frequência diversas doenças que causam febre. Um quadro febril é um dos mais comuns durante a infância, por isso, para os pais é fundamental aprender a controlar este problema, conhecer os seus riscos e saber em que momento é oportuna a intervenção médica imediata. Se não deseja abusar dos antipiréticos ou quer ajudar a que os mesmos atuem mais rápido, neste artigo de umComo.com.br explicamos a você, com detalhes, como baixar a febre em crianças.

Também lhe pode interessar: Como baixar a febre rapidamente
Passos a seguir:
1

São muitos os vírus inofensivos que podem atacar uma criança e produzir febre, no entanto, nem todos os casos merecem uma visita ao médico. Recomenda-se chamar um pediatra ou ir a uma consulta de emergência quando:

  • Se tratar de um bebê com menos de 3 meses e a sua temperatura for de 38ºC ou mais;
  • O bebê tiver entre 3 e 12 meses e a sua temperatura for de 39 ºC ou mais;
  • Se tratar de uma criança com mais de 2 anos e a febre durar entre 24 e 48 horas;
  • A febre for superior a 40,5 ºC;
  • Apresentar outros sintomas como dor de ouvido, de garganta, náuseas ou vômitos.
  • Em casos em que a criança sofrer de doenças crônicas ou problemas que afetem o seu sistema imunológico, recomenda-se consultar um médico de imediato.
  • Deve ir de imediato a um especialista se a criança estiver confusa, sonolenta ou não acordar, se apresentar convulsões, rigidez na nuca, dor de cabeça muito forte ou dificuldades para respirar.
Como baixar a febre em crianças - Passo 1
2

Se a criança tiver uma febre leve (38ºC) recomenda-se administrar algum antipirético e prestar atenção à evolução do pequeno. Enquanto estiver animado, com vontade de brincar, acordado e com uma boa aparência física, não há motivo para se preocupar. Às vezes é importante esperar que passem pelo menos 24 horas ou que se manifestem outros sintomas, para poder determinar se é necessário ou não ir ao médico.

Se a febre passar dos 39ºC e a criança estiver se queixando, irritada, desconfortável e com dificuldade para descansar, então é conveniente tomar medidas para baixar a febre de forma eficiente.

3

Comece por colocar uma roupa cômoda e fresca na criança, de preferência de algodão. É muito importante que não esteja muito agasalhada ou com muitas camadas de roupa, pois isso dificulta o processo natural do corpo para regular a própria temperatura. Também não deve cobrir o pequeno com muitas cobertas, basta uma manta leve para o ajudar a combater o possível frio.

Como baixar a febre em crianças - Passo 3
4

Para baixar a febre em crianças é muito importante que o quarto onde descansa esteja ventilado e fresco. Não é recomendável que exista uma corrente de ar, mas sim que o ar possa circular de forma adequada para permitir uma melhor temperatura ambiental.

Se o quarto for muito quente, recomenda-se o uso de um ventilador que não dê diretamente na criança mas que sirva para deixar o ambiente mais fresco e agradável.

5

Quando der o antipirético para a criança, espere uma meia hora e dê um banho ou uma chuveirada de água morna. Este é um dos melhores conselhos para baixar a febre em crianças, pois ajuda a regular a temperatura corporal, a relaxar a criança e a melhorar o seu estado geral.

Nunca dê no pequeno um banho de água fria, já que isso poderia originar um choque térmico e aumentar a febre. Também não se recomenda aplicar compressas geladas na testa.

Como baixar a febre em crianças - Passo 5
6

Outra boa solução para baixar a febre em crianças é aplicar na testa, na nuca, nos pulsos e/ou antebraços panos umedecidos com água fresca. Isso ajuda a reduzir a temperatura corporal proporcionando alívio e frescura. É importante que os panos sejam umedecidos novamente com água fria à medida que vão esquentando.

7

É muito importante manter o pequeno hidratado para garantir a sua saúde, ajudar a repor os líquidos perdidos com o suor da febre e a repor as energias. Por isso deve administrar água fresca, sucos frescos, caldo de frango morno caso não queira comer alimentos sólidos, gelatina e inclusive picolés ou sorvete, que devido à temperatura poderão ajudar a baixar a febre.

Além disso, você pode administrar um soro caseiro (oral) muito eficiente para o hidratar. No nosso artigo como preparar soro caseiro explicamos o modo de o fazer em poucos minutos.

Como baixar a febre em crianças - Passo 7
8

Outra boa solução para baixar a febre em crianças é esfriar um pouco os seus pés, o que ajudará a refrescar a sua temperatura corporal ou geral. Para começar, evite que a criança use meias, pois isso ajuda a manter o calor corporal quando o que queremos é dissipar. Depois pode pedir que coloque os pés em um recipiente com água morna durante 10 minutos; isso terá um efeito similar ao do banho ou compressa fria, algo muito benéfico.

9

Além de todas estas soluções para baixar a febre em crianças, existem alguns remédios caseiros que podem servir de ajuda para regular a temperatura corporal de forma eficiente. No nosso artigo sobre remédios caseiros para baixar a febre, poderá encontrar algumas recomendações úteis que ajudarão a regular a temperatura do pequeno de forma eficiente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como baixar a febre em crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como baixar a febre em crianças

O que lhe pareceu o artigo?

Como baixar a febre em crianças
1 de 5
Como baixar a febre em crianças

Voltar ao topo da página