Partilhar

Como baixar a febre rapidamente

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como baixar a febre rapidamente

A febre é uma reação do organismo perante uma ameaça, que normalmente é uma infecção originada por bactérias ou vírus. Outras causas possíveis do aumento da temperatura corporal são a aplicação de algumas vacinas, o nascimento dos dentes no caso das crianças, os transtornos inflamatórios, a ingestão de certos medicamentos ou doenças mais graves. Seja qual for a causa, quando a febre aumentar deve ir com urgência a uma consulta médica para receber o tratamento oportuno. Também é possível acelerar a sua diminuição com medidas simples que podem ser realizadas em casa; neste artigo de umComo sobre como baixar a febre rapidamente mostramos a você as mais eficazes.

Também lhe pode interessar: Como baixar a febre
Passos a seguir:
1

É fundamental monitorizar a temperatura corporal para manter um controle da mesma e ir ao médico de forma imediata se ela estiver acima dos 40 graus. No caso dos bebês e crianças será importante consultar um pediatra se passar dos 38 graus. Além disso, deve consultar um médico se a febre se mantiver por mais de 48 horas, se aparecerem outros sintomas como dor de garganta, de ouvido ou tosse, se tiver alguma doença grave ou crônica, aparecerem erupções cutâneas ou hematomas ou se tiver tomado uma vacina recentemente.

2

Nos casos de febre leve, não muito alta e sem comprometer gravemente a saúde do paciente, é possível tomar algumas medidas em casa para tentar reduzi-la de forma mais rápida e melhorar o bem-estar do afetado. Uma das principais recomendações é ficar com pouca roupa e não se agasalhar em excesso mesmo sentindo calafrios. É importante que as glândulas sudoríparas expulsem o calor do corpo, portanto é conveniente usar roupa e tecidos leves evitando se cobrir com cobertores ou colchas grossas. Também será favorável manter a pessoa em um ambiente que conte com uma temperatura entre 21 e 22 graus.

Como baixar a febre rapidamente - Passo 2
3

Outra das medidas mais utilizadas para acelerar a descida da temperatura corporal é tomar um banho de água morna. Deve permanecer na banheira ou chuveiro durante alguns minutos para que o afetado se refresque e a febre comece a baixar. Esta medida é muito eficaz principalmente depois de tomar um medicamento antipirético, caso contrário poderia produzir um aumento imediato da febre.

Pelo contrário, não se aconselham os banhos ou chuveiradas de água fria, já que a vasoconstrição provocada evita a perda de calor necessária para que a febre baixe.

Como baixar a febre rapidamente - Passo 3
4

Assim como no caso dos banhos de água morna, também podem ser eficientes outros métodos similares mas realizados de forma mais localizada. Um deles é umedecer uma toalha ou pano em água morna ou fria e colocá-la em zonas como a testa, o pescoço, os tornozelos ou os pulsos. Não devem ser colocadas mais de duas toalhas em todo o corpo, já que depois a temperatura corporal poderia baixar em excesso. Retire as toalhas quando já tiverem secado e volte a repetir este método tantas vezes quantas for necessário.

Por outro lado, principalmente no caso das crianças, pode funcionar umedecer um par de meias e colocá-las cobrindo completamente os tornozelos.

Como baixar a febre rapidamente - Passo 4
5

Para evitar a desidratação que a febre pode causar, é fundamental aumentar o consumo de líquidos, especialmente de água. Desta forma, você permite que o corpo recupere todo o líquido perdido através do suor e se favoreça a queda da temperatura corporal. Também podem ser boas opções os sucos de frutas e os caldos de verduras ou frango.

Por outro lado, não deve comer em excesso nem se forçar a acabar tudo o que está no prato, pois uma dieta macia com alimentos leves, suaves e, principalmente, com líquido abundante, é bem mais favorável para a recuperação da pessoa afetada.

Como baixar a febre rapidamente - Passo 5
6

Quanto aos medicamentos mais eficientes para reduzir a febre rapidamente encontramos analgésicos e antipiréticos como o ácido acetilsalicílico ou o paracetamol. Estes podem ser adquiridos em farmácias sem receita e devem ser tomados seguindo atentamente as instruções indicadas na bula. Em qualquer caso, não devem substituir nem complementar outros tratamentos receitados pelo médico sem consulta prévia.

Como baixar a febre rapidamente - Passo 6
7

Além destas recomendações, existem alguns tratamentos naturais que podem ser colocados em prática para reduzir a febre sem usar medicamentos. Neste sentido, aconselham-se os chás de tomilho e camomila, de casca de laranja ou de girassol, além de aplicar cebola ou batata de forma tópica na sola dos pés. Se quiser saber de que forma realizar cada um deles, convidamos você a consultar o artigo Remédios caseiros para baixar a febre.

Como baixar a febre rapidamente - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como baixar a febre rapidamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como baixar a febre rapidamente

O que lhe pareceu o artigo?

Como baixar a febre rapidamente
1 de 7
Como baixar a febre rapidamente

Voltar ao topo da página