Febre

É bom tomar banho com febre?

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
É bom tomar banho com febre?

O que fazer quando de repente começa a invadir essa sensação de frio, esses arrepios e esse aturdimento próprio da febre? Com frequência as lendas urbanas, os remédios tradicionais e a realidade científica se misturam e não temos muito claro o que é que nos ajudará e o que nos fará pior.

É bom tomar banho com febre? Sim, é bom, mas deve ter alguns aspectos em conta. No seguinte artigo do umCOMO explicamos-lhe tudo o que deve saber.

Também lhe pode interessar: Como baixar a febre

Índice

  1. Tomar banho é bom, se o fizer bem
  2. O que não se deve fazer com febre
  3. Como tomar banho com febre

Tomar banho é bom, se o fizer bem

Tomar banho se tem febre é bom, no entanto, nem sob todas as condições ou circunstâncias. Os banhos com febre, mais que destinados a baixá-la -que também pode fazer- têm como objetivo manter estável a temperatura corporal e evitar que ela dispare.

A temperatura da água deve ser morna, reduzindo as possibilidades de que se converta em febre alta que possa piorar a situação. O que recomendamos a você é que encha a banheira como se fosse tomar um banho normalmente, na mesma temperatura que costuma fazer. No entanto, desta vez não entre logo em seguida, deixe passar um tempo até que a água esfrie e esteja morna.

Também não deve estar muito fria, a sensação ao entrar deve ser balsâmica, nem sentir calor, nem passar frio.

Quer saber como baixar a febre? No seguinte artigo de umCOMO explicamos-lhe.

O que não se deve fazer com febre

Já vimos que pode tomar banho com febre, a água em si não é nenhum problema, nem acentuará seu estado físico. Não obstante, há algumas coisas que deve ter em conta se está febril; a seguir explicamos o que não deve fazer se tem febre:

  • Sim, tomar banho se tem febre é bom, o que não é nada bom é tomar banho com água fria. A mudança térmica entre a temperatura corporal e a temperatura gelada da água pode provocar um choque térmico parecido ao da indigestão.
  • Quando temos febre sentimos frio, por isso é habitual agir cobrindo-nos. Ao abrigar-nos, impedimos que o calor saia do corpo, provocando que a febre se mantenha por mais tempo. O que devemos fazer é descobrir-nos -sem passar frio- mas evitar ficar sepultados entre camadas e camadas de cobertores e pijamas.
  • Outro remédio tradicional que se usou para tratar a febre é fazer massagens e fricções com álcool. Esta prática não é nada recomendável, sobretudo em crianças, pois poderia provocar uma intoxicação etílica.
É bom tomar banho com febre? - O que não se deve fazer com febre

Como tomar banho com febre

Dependendo de seu estado de saúde, poderá usar os benefícios da água para baixar a febre de uma forma ou de outra. A seguir, explicamos a você quais são as duas melhores formas para fazê-lo:

Na banheira

Se você se sente com forças suficientes para fazê-lo, pode tomar um banho de sempre: com banheira e espuma. A temperatura da água deve ser a que explicamos anteriormente, e pode permanecer dentro até que a água comece a esfriar.

O chuveiro, por outro lado, não é o mais recomendável. Os estados febris podem fazer você se sentir enjoado e instável, e estando ali de pé poderia escorregar e sofrer algum tipo de dano.

Molhar-se com esponja

Se você se sente mal e não tem forças de preparar um banho de banheira, tem outras formas de tentar baixar a febre aproveitando a capacidade da água para diminuir a temperatura corporal. O banho com esponja, bem feito e sobre as zonas necessárias, pode dar os mesmos efeitos que o banho de banheira.

Para fazê-lo, deve encher uma tina ou uma bacia com água morna, molhar ali uma esponja e apertar até eliminar toda a água restante. Uma vez úmida, passe-a pelo corpo da pessoa com febre -ou pelo seu próprio- especialmente na testa, cabeça, punhos, barriga e tornozelos. Este tipo de banho é muito eficaz quando se trata de baixar rapidamente a febre e pode ser uma muito boa opção para tratar crianças pequenas doentes. No seguinte artigo explicamos a você como baixar a febre em crianças.

É bom tomar banho com febre? - Como tomar banho com febre

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É bom tomar banho com febre?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Mara
Muito boa explicação eu super amei as dicas
1 de 3
É bom tomar banho com febre?