Partilhar

Remédios caseiros para o fígado inflamado

Remédios caseiros para o fígado inflamado
Imagem: lapatilla.com

O fígado inflamado ou hepatomegalia é uma condição que quase não apresenta sintomas durante a primeira etapa da inflamação, fato que dificulta a tarefa de identificar e iniciar um tratamento para combatê-la. Ocorre quando o fígado se inflama, adquirindo um tamanho maior que o normal, devido a causas que podem ir desde o consumo excessivo de álcool a infecções de caráter viral, como qualquer um dos tipos de hepatite. Se você já identificou a anomalia no seu fígado, deverá ir ao seu médico para que comprove a origem da mesma e inicie um tratamento. Se a causa não é uma doença mais grave, pode complementar o tratamento médico com remédios naturais. Continue lendo e descubra quais são os remédios caseiros para o fígado inflamado.

Também lhe pode interessar: O que comer se tenho o fígado inflamado
Passos a seguir:
1

O primeiro que devemos fazer é identificar se nosso fígado realmente está inflamado ou se se trata de fígado gordo, pois são duas condições diferentes. O fígado gordo se produz quando o índice de gordura hepática supera a média normal, devido a uma má alimentação, consumo excessivo de álcool, obesidade ou como consequência do colesterol alto, entre outras causas. Se não for tratada, pode causar uma inflamação severa do fígado. Desta forma, o fígado gordo pode ser uma das causas da inflamação hepática.

Remédios caseiros para o fígado inflamado - Passo 1
Imagem: salud180.com
2

Identificar a causa é fundamental para iniciar um tratamento ou outro. Por exemplo, se o motivo é o álcool, ele deverá ser eliminado por completo da dieta. Se a causa é uma doença de caráter mais grave, como um dos tipos de hepatite, o mais recomendável é que siga o tratamento médico e mantenha repouso.

Uma das causas costuma ser a hepatite alcoólica, de tal maneira que deverá ingerir muito líquido durante o dia para suprir a falta de hidratação. Neste sentido, as infusões e sucos naturais são remédios excelentes. Os alimentos ricos em fibra não podem faltar em nossa dieta já que favorecem a regulação do sistema digestivo.

3

Uma das infusões mais eficazes para tratar o fígado inflamado é a de dente de leão, muito recomendável, também, para combater o fígado gordo. Esta planta medicinal constitui um dos maiores depurativos naturais, ideal para reduzir a quantidade de gordura acumulada no fígado e baixar os níveis do colesterol alto. Por isso, se a causa da inflamação é uma destas, esta infusão permitirá ao fígado voltar ao seu tamanho normal.

Remédios caseiros para o fígado inflamado - Passo 3
Imagem: besserhaushalten.com
4

A infusão de boldo também é altamente recomendável para diminuir a inflamação hepática. O boldo é uma das plantas medicinais mais populares para tratar diferentes anomalias e doenças do fígado. Contém altos níveis de boldina, um alcaloide que favorece o funcionamento da vesícula biliar aumentando a produção de bílis e permitindo sua expulsão correta. Por isso, é um potente depurativo para o fígado. Ainda assim, o chá verde é outro potente aliado na hora de combater a inflamação hepática.

Remédios caseiros para o fígado inflamado - Passo 4
Imagem: besserhaushalten.com
5

O tamarindo é outro dos depurativos naturais que favorecem o funcionamento da vesícula biliar e permitem reduzir a inflamação do fígado. Suas propriedades protetoras e descongestionantes do fígado fazem com que seja um dos melhores remédios caseiros para curar a hepatomegalia. É recomendável tomá-lo em infusão várias vezes por dia. Se você sofre de cólicas biliares, não tome.

Remédios caseiros para o fígado inflamado - Passo 5
Imagem: thebrazilianfoodie.com
6

Para fechar a lista dos líquidos, o suco de limão conta com propriedades digestivas, antioxidantes e diuréticas ideais para reduzir a inflamação do fígado. É recomendável que o misture com água em partes iguais e tome quando levantar, em jejum, antes do café da manhã. Também pode acrescentar algumas gotas de suco de limão às infusões anteriores para melhores resultados.

Remédios caseiros para o fígado inflamado - Passo 6
Imagem: sportuvai.com
7

A alcachofra é um dos vegetais que não pode faltar em sua dieta se tem o fígado inflamado. Pode comê-la feita no forno ou cozida, ou preparar um suco com suas folhas. Para isso deverá bater no liquidificador três ou quatro folhas com um pouco de água. Se você prefere o suco, é aconselhável que tome um copo após cada refeição.

Remédios caseiros para o fígado inflamado - Passo 7
Imagem: listverse.com
8

Na linha dos alimentos para curar o fígado inflamado, a cebola conta com propriedades diuréticas e depurativas ideais para regular o funcionamento do sistema digestivo e reduzir a inflamação hepática. Neste sentido, os aspargos também são uma boa opção para tratar o fígado inflamado. É aconselhável comê-los em preparações leves, isto é, no forno, na chapa ou cozidos.

Remédios caseiros para o fígado inflamado - Passo 8
Imagem: static.com
9

O fígado é um dos órgãos mais relevantes de nosso organismo, já que se encarrega de transformar os alimentos em energia, eliminar as toxinas, regular os níveis de gordura e aminoácidos, entre outras funções. Por isso, é fundamental cuidar dele e tentar mantê-lo sempre saudável.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para o fígado inflamado, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para o fígado inflamado

O que lhe pareceu o artigo?
66 comentários
A sua avaliação:
Maria Socorro nunes de Mesquita
Bom dia eu sempre sinto minha boca amarga fico preocupada será que problema no fígado?
Editor umComo.com.br
Oi Maria Socorro! Conheça as causas da boca amarga nesse artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/boca-amarga-o-que-pode-ser-27785.html
julio amaral
boa tarde estou diagnosticado com hepatite medicamentosa, gostaria de saber receita de legumes e frutas para e sucos para limpeza e desinflamar o meu fígado.obg
Ferreira
Tomo água morna com limão , sinto-me bem !
jailton oyamada da silva
o exame de sangue deu fígado inflamado mas não tenho ainda estes sintomas
joao vieira costa
tudo que eu como sinto um amargo na boca eu deduzo que seja figádo .
Editor umComo.com.br
ROSALINA POSSIDONIO
Tenho esteatose grau 3 no figado meus exames dão sempre muito alterado, o ke o ke fazer para melhorar com remédios naturais, por favor.
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
raimundo siqueira silva
quero ter uma vida saldavia
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Raimundo! Neste link poderá encontrar vários artigos com dicas e conselhos para conseguir ter uma vida saudável: http://www.umcomo.com.br/search/index/q/vida%20saudavel/cat/13600 Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Amei as dicas.
As dicas são bem interresantes. vou testar algumas.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Alvair
Limão com mel é bom para indisposição alimentar.
A sua avaliação:
antônio Carlos de Almeda vale
Remédio para o estomago tenho gastrite e para o figado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Antônio! Para a gastrite tem estes remédios naturais: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-a-gastrite-com-remedios-naturais-3022.html Para o fígado, qual é a condição que deseja tratar?

Remédios caseiros para o fígado inflamado
Imagem: lapatilla.com
Imagem: salud180.com
Imagem: besserhaushalten.com
Imagem: besserhaushalten.com
Imagem: thebrazilianfoodie.com
Imagem: sportuvai.com
Imagem: listverse.com
Imagem: static.com
1 de 8
Remédios caseiros para o fígado inflamado

Voltar ao topo da página