Remédios caseiros para o fígado inflamado
O fígado inflamado ou hepatomegalia é uma condição que quase não apresenta sintomas durante a primeira etapa da inflamação, fato que dificulta a tarefa de identificar e iniciar um tratamento para combatê-la. Ocorre quando o fígado se inflama, adquirindo um tamanho maior que o normal, devido a causas que podem ir desde o consumo excessivo de álcool a infecções de caráter viral, como qualquer um dos tipos de hepatite. Se você já identificou a anomalia no seu fígado, deverá ir ao seu médico para que comprove a origem da mesma e inicie um tratamento. Se a causa não é uma doença mais grave, pode complementar o tratamento médico com remédios naturais. Continue lendo e descubra quais são os remédios caseiros para o fígado inflamado.
Passos a seguir:
O primeiro que devemos fazer é identificar se nosso fígado realmente está inflamado ou se se trata de fígado gordo, pois são duas condições diferentes. O fígado gordo se produz quando o índice de gordura hepática supera a média normal, devido a uma má alimentação, consumo excessivo de álcool, obesidade ou como consequência do colesterol alto, entre outras causas. Se não for tratada, pode causar uma inflamação severa do fígado. Desta forma, o fígado gordo pode ser uma das causas da inflamação hepática.
Identificar a causa é fundamental para iniciar um tratamento ou outro. Por exemplo, se o motivo é o álcool, ele deverá ser eliminado por completo da dieta. Se a causa é uma doença de caráter mais grave, como um dos tipos de hepatite, o mais recomendável é que siga o tratamento médico e mantenha repouso.
Uma das causas costuma ser a hepatite alcoólica, de tal maneira que deverá ingerir muito líquido durante o dia para suprir a falta de hidratação. Neste sentido, as infusões e sucos naturais são remédios excelentes. Os alimentos ricos em fibra não podem faltar em nossa dieta já que favorecem a regulação do sistema digestivo.
Uma das infusões mais eficazes para tratar o fígado inflamado é a de dente de leão, muito recomendável, também, para combater o fígado gordo. Esta planta medicinal constitui um dos maiores depurativos naturais, ideal para reduzir a quantidade de gordura acumulada no fígado e baixar os níveis do colesterol alto. Por isso, se a causa da inflamação é uma destas, esta infusão permitirá ao fígado voltar ao seu tamanho normal.
A infusão de boldo também é altamente recomendável para diminuir a inflamação hepática. O boldo é uma das plantas medicinais mais populares para tratar diferentes anomalias e doenças do fígado. Contém altos níveis de boldina, um alcaloide que favorece o funcionamento da vesícula biliar aumentando a produção de bílis e permitindo sua expulsão correta. Por isso, é um potente depurativo para o fígado. Ainda assim, o chá verde é outro potente aliado na hora de combater a inflamação hepática.
O tamarindo é outro dos depurativos naturais que favorecem o funcionamento da vesícula biliar e permitem reduzir a inflamação do fígado. Suas propriedades protetoras e descongestionantes do fígado fazem com que seja um dos melhores remédios caseiros para curar a hepatomegalia. É recomendável tomá-lo em infusão várias vezes por dia. Se você sofre de cólicas biliares, não tome.
Para fechar a lista dos líquidos, o suco de limão conta com propriedades digestivas, antioxidantes e diuréticas ideais para reduzir a inflamação do fígado. É recomendável que o misture com água em partes iguais e tome quando levantar, em jejum, antes do café da manhã. Também pode acrescentar algumas gotas de suco de limão às infusões anteriores para melhores resultados.
A alcachofra é um dos vegetais que não pode faltar em sua dieta se tem o fígado inflamado. Pode comê-la feita no forno ou cozida, ou preparar um suco com suas folhas. Para isso deverá bater no liquidificador três ou quatro folhas com um pouco de água. Se você prefere o suco, é aconselhável que tome um copo após cada refeição.
Na linha dos alimentos para curar o fígado inflamado, a cebola conta com propriedades diuréticas e depurativas ideais para regular o funcionamento do sistema digestivo e reduzir a inflamação hepática. Neste sentido, os aspargos também são uma boa opção para tratar o fígado inflamado. É aconselhável comê-los em preparações leves, isto é, no forno, na chapa ou cozidos.
O fígado é um dos órgãos mais relevantes de nosso organismo, já que se encarrega de transformar os alimentos em energia, eliminar as toxinas, regular os níveis de gordura e aminoácidos, entre outras funções. Por isso, é fundamental cuidar dele e tentar mantê-lo sempre saudável.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para o fígado inflamado, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.