Fígado gordo

Frutas para limpar o fígado

Frutas para limpar o fígado
Imagem: nutricionsanadn.com

Manter o fígado saudável é fundamental para evitar condições como o fígado inflamado ou gordo, entre outras. Por isso, é importante ingerir frutas e verduras diariamente, que permitam depurar e favorecer as funções de eliminação de toxinas, regular os níveis de gordura e conversão dos alimentos em energia, principalmente. Mas sabemos quais são as frutas mais adequadas para isso? Neste artigo de umComo queremos ajudar você a descobri-lo, não perca e aprenda quais são as melhores frutas para limpar o fígado.

Também lhe pode interessar: Alimentos para limpar o fígado

Índice

  1. Frutas para limpar o fígado: maçã
  2. Frutas para limpar o fígado: limão
  3. Frutas para limpar o fígado: laranja
  4. Frutas para limpar o fígado: toranja
  5. Por que é importante limpar o fígado

Frutas para limpar o fígado: maçã

As melhores frutas para limpar o fígado são aquelas que possuem um grau elevado de antioxidantes, pois favorecem a eliminação de radicais livres e de gorduras retidas. Neste sentido, a maçã é um excelente antioxidante natural. Seu elevado conteúdo de ácido málico permite prevenir o aparecimento de pedras no fígado e rins graças à quantidade de péctica que a compõe, sendo possível eliminar os metais pesados do nosso organismo. Você pode tomar uma maçã por dia, mas se sofrer de prisão de ventre, lembre-se que este é um alimento adstringente.

Frutas para limpar o fígado - Frutas para limpar o fígado: maçã
Imagem: pixabay.com

Frutas para limpar o fígado: limão

Por sua vez, os cítricos favorecem a depuração do fígado graças às propriedades antioxidantes, além de constituir uma das melhores fontes de vitamina C. Um dos mais destacados para limpar o fígado é o limão. No entanto, nem todos toleram seu sabor intenso, por isso aconselhamos que consulte nosso artigo sobre os melhores sucos para limpar o fígado e prepare uma deliciosa bebida com o suco de limão.

Frutas para limpar o fígado - Frutas para limpar o fígado: limão

Frutas para limpar o fígado: laranja

Na linha dos cítricos, a laranja destaca-se por ser um potente depurativo natural e favorecer a eliminação de radicais livres, potenciando as funções hepáticas e limpando o fígado. Suas propriedades antioxidantes são ideais, pois além de prevenir doenças relacionadas com o fígado, servem para evitar o aparecimento de tumores e patologias similares.

Frutas para limpar o fígado - Frutas para limpar o fígado: laranja

Frutas para limpar o fígado: toranja

A toranja é composta por enzimas que estimulam o fígado e favorecem a desintoxicação do mesmo. Assim como acontece com as maçãs, é rica em ácido málico e carotenoides antioxidantes, substâncias que a situam como uma das frutas mais eficientes para limpar este órgão tão importante do nosso corpo. Igualmente, seu alto conteúdo em naringenina permite que a toranja tenha a capacidade de decompor os ácidos graxos acumulados no fígado e expulsá-los.

Frutas para limpar o fígado - Frutas para limpar o fígado: toranja
Imagem: fotodes.com

Por que é importante limpar o fígado

Manter o fígado limpo é fundamental para favorecer todas as suas funções e evitar o aparecimento de anomalias como a inflamação hepática, o fígado gordo, cirrose ou congestão hepática. Sua principal função é a de expulsar as substâncias tóxicas do organismo e regular os níveis de ácidos graxos. No entanto, não é a única, já que este órgão tão importante para o nosso corpo também é responsável por metabolizar os carboidratos e proteínas para transformá-los em energia, além de armazenar vitaminas e minerais essenciais para o correto funcionamento do organismo, etc.

Além da ingestão diária de frutas para limpar o fígado, é fundamental tomar a quantidade de água adequada para se manter bem hidratado e seguir uma dieta equilibrada. As infusões são uma opção ideal tanto para manter a saúde hepática como para evitar a retenção de líquidos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Frutas para limpar o fígado, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
Neide Satana
Eu teu com gordura no Fígado descobrir depois q fiz uma utração abdominal total quais são as frutas q e bom para gurdura no fígado
A sua avaliação:
edivaldo santos da silva
Olá, Eu gostaria de saber qual são as melhores frutas para curar gordura no figado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Edivaldo! As frutas que falamos acima são indicadas para limpar o fígado. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
ivoneide Lopes de Figueiredo
tenho ferrentina alta e gordura no fígado que combinações alimentares posso fazer para ajudar na cura do meu problema.
A sua avaliação:
arismario ferreira duarte filho
muito bom aprendi muito
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Arismario! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Verbenia Martins
Adorei as informações sobre frutas, verduras e legumes para desintoxicar ou curar a gordura do fígado. Estou com gordura no fígado nível 3 e estou desesperada pra encontrar cura.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Verbenia! Que bom saber que as informações foram úteis para você. Quanto ao fígado gordo, neste link poderá encontrar várias informações relativas a esta condição, mas não se esqueça de seguir sempre as indicações do seu médico: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=figado+gordo
arminda neves
Os artigos são muito bons. Ajudam-me muito. Obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Arminda! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Priscila Pires Vilhena
bom dia, após um diagnostico de malária, meu fígado ficou bastante fragilizando. Que tipo de alimento são especifico para regeneração deste orgão.
Zenaide Adami
Gostaria de saber se posso comer: banana, melão e mamão. Eu não sou diabética, posso fazer uso do açúcar?
luiz antonio antonini
Quais as principais frutas que ajudam a diminuir a quantidade de gordura no figado.
Manuela Rocha
Gostaria de saber q outras frutas se podem introduzir na alimentação para curar o fígado gordo? A soja é um bom alimento para se introduzir na alimentação quando se tem fígado gordo? Obrigada pelo esclarecimento.
ClaudiaaH
bom dia, estou com esteatose hepática (Figado Gordo) o que fazer para amenizar isso e eliminar um pouco a gordura do figado ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Claudiaah, nesse link poderá encontrar alguns remédios caseiros para curar o fígado gordo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-o-figado-gordo-com-remedios-caseiros-3361.html
Maria Risoleide
Que remédios caseiro para curar gastrite
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Maria, para curar a gastrite existem vários remédios caseiros que você pode utilizar, confira quais são aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-a-gastrite-com-remedios-naturais-3022.html Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
joão Bonifácio medeiros da cunha
o mamão maduro que se compra na feira faz mal para a infeção do figado?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá João, pode comer mamão que não prejudica mais o seu fígado. Obrigada por comentar :)
Imagem: nutricionsanadn.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: fotodes.com
1 de 5
Frutas para limpar o fígado