Partilhar

Verduras para limpar o fígado

Por Sara Viega. Atualizado: 8 julho 2019
Verduras para limpar o fígado
Imagem: makeeatslow.com

A ingestão de verduras proporciona benefícios notáveis tanto a nível das funções hepáticas como na saúde geral de nosso corpo. Graças ao seu alto teor de enzimas e propriedades antioxidantes, os vegetais favorecem a limpeza do fígado e, portanto, a eliminação de substâncias tóxicas e gorduras acumuladas. Também, permite melhorar a função de filtragem do sangue dos rins, prevenir o aparecimento de câncer graças às suas propriedades anticancerígenas e contribuir com a energia de que nosso organismo precisa. Não perca este artigo de umComo e descubra quais são as melhores verduras para limpar o fígado.

Também lhe pode interessar: Alimentos para limpar o fígado

Verduras para limpar o fígado: alcachofras

Graças às suas propriedades depurativas, a alcachofra favorece a criação de bílis e, portanto, a eliminação de substâncias tóxicas do organismo. Assim, em sua composição encontra-se a cinarina, elemento fundamental para limpar o fígado e livrá-lo de todas aquelas substâncias nocivas que podem dificultar as suas funções.

Verduras para limpar o fígado - Verduras para limpar o fígado: alcachofras
Imagem: pixabay.com

Verduras para limpar o fígado: cenouras

Por sua vez, as cenouras fazem parte das melhores verduras para limpar o fígado por seu alto teor em flavonoides e betacarotenos, sobretudo. Devido à sua elevada quantidade de água, estes vegetais contam com propriedades diuréticas ideais para a prevenção de cálculos renais e problemas hepáticos como a cirrose.

Verduras para limpar o fígado - Verduras para limpar o fígado: cenouras
Imagem: pixabay.com

Verduras para limpar o fígado: brócolis e couve-flor

As verduras crucíferas são fundamentais para limpar o fígado e mantê-lo nas melhores condições possíveis. Em geral, todas elas são boas para este órgão tão importante, mas, entre todas, destacam-se os brócolis e a couve-flor pela capacidade de aumentar a produção de enzimas naturais no fígado e favorecer a eliminação de substâncias tóxicas como as cancerígenas. Lembre-se que as verduras possuem propriedades anticancerígenas imprescindíveis para reduzir o risco de sofrer este tipo de doença.

Verduras para limpar o fígado - Verduras para limpar o fígado: brócolis e couve-flor
Imagem: pixabay.com

Verduras para limpar o fígado: beterraba

Como acontece com as cenouras, a beterraba permite estimular a função hepática e favorecer a limpeza do fígado graças às suas propriedades diuréticas e alto teor de antioxidantes naturais. Com isso, tem a capacidade de eliminar os metais pesados com maior facilidade, além de ajudar a purificar e filtrar o sangue.

Verduras para limpar o fígado - Verduras para limpar o fígado: beterraba
Imagem: pixabay.com

Verduras para limpar o fígado: espinafre

Com certeza as verduras de folha verde não podiam faltar em nossa lista de vegetais bons para limpar o fígado, pois suas múltiplas propriedades antioxidantes favorecem esta função. Entre todas elas destaca-se o espinafre por seu alto teor em fibra, ideal para regular o trânsito intestinal, e ácido fólico, benéfico tanto para as funções renais como hepáticas. Além destes vegetais, dentro desta categoria também se recomenda o consumo de folhas de dente de leão, rúcula e chicória, pela clorofila que os compõe, que favorece a absorção de toxinas e sua eliminação do organismo.

Verduras para limpar o fígado - Verduras para limpar o fígado: espinafre
Imagem: hogarutil.com

Como ingerir verduras para limpar o fígado

A melhor forma de ingerir as verduras para limpar o fígado é crua, pois só assim conseguimos manter todas as suas propriedades e beneficiar-nos delas. Ao cozinhá-las, favorecemos a destruição das enzimas tão importantes para a depuração hepática. No entanto, caso tenha que comê-las cozidas, recomenda-se cozinhá-las a vapor.

Se você não gosta do sabor ou da textura dos vegetais crus, aconselhamos consultar nossos artigos sobre como fazer sucos para limpar o fígado e como fazer sucos de verduras, pois constituem a opção perfeita para serem consumidas. É sempre aconselhável consumi-los pela manhã e em jejum. Do mesmo modo, você também pode elaborar deliciosas saladas com as verduras cruas e comê-las.

Verduras para limpar o fígado - Como ingerir verduras para limpar o fígado
Imagem: pixabay.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Verduras para limpar o fígado, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Verduras para limpar o fígado

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Alfredo Pereira
tenho valores elevados no figado. como baixar
A sua avaliação:
Rosemary Machado Paschoal
Gostei muito do artigo.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosemary! Que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Aloisio B.Lopes
Qual o chá correto para retirar a gordura do fígado,além dos exercícios físicos(caminhadas),e caso haja como fazê-lo.Sem m,ais muito obrigado.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Aloisio, neste artigo poderá encontrar as melhores infusões para o fígado gordo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/as-melhores-infusoes-para-o-figado-gordo-17828.html

Verduras para limpar o fígado
Imagem: makeeatslow.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: hogarutil.com
Imagem: pixabay.com
1 de 7
Verduras para limpar o fígado

Voltar ao topo da página