Partilhar

Como tomar dente de leão

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como tomar dente de leão
Imagem: abcdalud.es

O dente de leão é uma das plantas medicinais mais populares, por isso seus múltiplos efeitos benéficos a convertem na alternativa ideal para aliviar problemas como a retenção de líquidos, a prisão de ventre ou os níveis altos de colesterol e ácido úrico. No entanto, é importante conhecer a forma adequada de ingeri-lo e em que condições não é recomendável recorrer a esta alternativa natural. Assim sendo em umComo.com.br explicamos-lhe como tomar dente de leão.

Também lhe pode interessar: Como nos beneficia o dente-de-leão
Passos a seguir:
1

O dente de leão é uma planta medicinal usada habitualmente para aliviar diversas doenças e patologias, entre elas destacam:

2

Apesar de ser uma alternativa natural, o dente de leão também tem contraindicações, por isso não deve ser tomado em alguns casos já que podem afetar a saúde do paciente. Por exemplo:

  • Não se recomenda para pacientes que sofrem de cálculos na vesícula poque estimula muito a bílis poderia ser nocivo.
  • As pessoas com problemas de acidez e úlceras estomacais não devem consumir dente de leão em infusão, uma vez que se trata de uma bebida muito amarga.
  • Se está ingerindo medicação, como o lítio, suplementos para aumentar o potássio ou outros diuréticos, não é recomendável ingerir esta planta medicinal.
3

À pergunta de como tomar dente de leão, a resposta dependerá da forma na qual se ingira esta planta medicinal. Uma das maneiras mais frequentes de tomá-lo é em infusão. Nesses casos, recomenda-se a ingestão de duas xícaras diárias, uma pela manhã e outra pela tarde. Não é recomendável passar desta dose.

Como tomar dente de leão - Passo 3
4

Os sucos preparados com dente de leão estão se convertendo em uma opção cada vez mais frequente. Elaboram-se com as folhas da planta misturadas normalmente com alguma fruta, por exemplo, a maçã. Se optar por tomar dente de leão deste modo, o recomendável é ingerir um copo de suco por dia.

Como tomar dente de leão - Passo 4
5

E se está procurando uma forma prática e rápida de tomar dente de leão, sem a necessidade de preparações, então as cápsulas elaboradas com esta planta medicinal são ideais para você. Estas se encontram à venda nas lojas de produtos naturais e as instruções para sua ingestão dependerão da cada fabricante. Na embalagem encontrará a posologia que convém seguir.

Como tomar dente de leão - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar dente de leão, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como tomar dente de leão

O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
DAMIAO JESUS DE SOUZA
Por quanto tempo devo tomar dente de leão ?
Sandra
Eu tenho úlcera no estômago posso tomar dente de leão.
Nadia
A indicção é tomar 3 capsula ao dia. O que quero saber é se antes das refeições, durante ou depois.
Maria Inêz Trevisol
Meu irmão está com leucemia LLA, gostaria de saber se o chá de dente de leão ajuda no tratamento deste tipo de leucemia uma vez que para a leucemia mielomonicitica cronica ele é eficaz
Manoel Custódio
Sempre procuro tratamento natural, mas nunca sei quando parar, tem uma teoria que se tomar um remédio por muito tempo o organismo acaba se adaptando e perde o efeito, gostaria de saber se com o chá isso ocorre, quanto tempo podemos levar o tratamento, quais os outros chás que podem ser usados junto com o Dente de Leão.
Editor umComo.com.br
Oi Manoel! Qualquer substância pode criar habituação no organismo, até mesmo os chás.
Jurema
Gostaria de saber se o cha dente de leao e indicado para portador de hpv em estagio de utero inflamado em recente descoberta

Cláudia Eliza
O consumo do chá de dente de leão pode causar diarreia?
Editor umComo.com.br
Oi Cláudia! Sim, o consumo do chá de dente de leão em excesso pode provocar diarreia.
wamberto de lima duarte
Em q pra tomar as capsulas de
A sua avaliação:
elaine feitosa
tenho um cunhado com cancer gliobastoma multiforme no estagio 4 gostaria de saber como posso utilizar o dente de leao nesse caso me responda com URGENCIA.obrigado
A sua avaliação:
neiva suniga ferreira rodrigues
gostaria de saber se serve para quem tem diabetes?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Neiva! O dente de leão não é contraindicado para diabéticos, mas em caso de dúvida consulte o seu médico.

Como tomar dente de leão
Imagem: abcdalud.es
1 de 4
Como tomar dente de leão

Voltar ao topo da página