Ervas para a desintoxicação

Como tomar chá de alcachofra - Benefícios e recomendações

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 14 agosto 2020
Como tomar chá de alcachofra - Benefícios e recomendações

Apesar da origem europeia as alcachofras já se consagraram em algumas regiões do Brasil. Seja pelo sabor que agrada a muita gente, seja pelas múltiplas propriedades benéficas à saúde. Além do consumo do legume, suas qualidades também podem ser consumidas em forma de chá. E é sobre isso que o umCOMO vai falar neste artigo sobre como tomar chá de alcachofra.

Vai precisar de:

  • 1 litro de água
  • 3 colheres (sopa) de folhas secas de alcachofra
Também lhe pode interessar: Como tomar chá de carqueja

Índice

  1. Para que serve chá de alcachofra?
  2. Chá de alcachofra emagrece?
  3. Chá de alcachofra e contraindicações
  4. Como fazer chá de alcachofra

Para que serve chá de alcachofra?

Embora o chá de alcachofra concentre todos os benefícios da planta, a fama desse composto é pelos efeitos diuréticos que ajudam a acabar com a retenção de líquidos, que consequentemente promove uma desintoxicação no organismo. Também é conhecido pelo efeito laxante, para combater prisão de ventre, e o combater a anemia devido aos seus minerais e sais.

Benefícios da alcachofra

  • Redução do colesterol
  • Combate a retenção de líquidos
  • Elimina toxinas
  • Regula o intestino
  • Reduz os níveis de colesterol
  • Controla o açúcar no sangue
  • Promove sensação de saciedade

Chá de alcachofra emagrece?

Um dos principais motivos pela procura do chá de alcachofra é a fama de que seu consumo emagrece, por conta da dieta da alcachofra e regimes relacionados com o consumo da planta. De fato, não se pode afirmar que um chá emagrece. O que se pode dizer é que ele tem propriedades que quando combinadas a uma dieta adequada e prática de exercícios físicos auxilia na digestão e que o chá praticamente não tem calorias.

Uma das reações que o organismo tem com o consumo de chá de alcachofra é o aumento da produção de bile, que incentiva a queima de gordura. Junto com isso, existe o fato de ser um chá diurético que ajuda a eliminar as toxinas do corpo e também o efeito de regular o intestino, o que evita o inchaço.

Veja também:Como fazer suco de alcachofra para emagrecer

Chá de alcachofra e contraindicações

O consumo chá de alcachofra não é recomendado para gestantes e lactantes, já que alguns de seus compostos como gestantes e lactantes podem causar a coagulação do leite e diminuir a produção. Quando consumido em excesso ele também pode causar náuseas, é por isso que o ideal é consumir não mais do que 3 xícaras diárias.

Quanto à dúvida se chá de alcachofra aborta, não existe nada que comprove isso. Para mais informações, consulte a lista de plantas abortivas proibidas na gestação.

Existe também a ressalva de que chá de alcachofra faz mal para pessoas com problemas hepáticos evitem o chá de alcachofra pela sua ação relacionada ao fluxo biliar. O ideal é conversar com um médico antes de iniciar qualquer tratamento.

Como fazer chá de alcachofra

O chá é preparado com a folha de alcachofra da seguinte maneira:

  1. Coloque a água para esquenta até que ela levante fervura;
  2. Assim que as bolhinhas aparecerem apague o fogo e adicione as folhas de alcachofra;
  3. Tampe o recipiente e deixe em descanso até que a temperatura fique morna;
  4. Quando a temperatura estiver agradável, coe e o chá estará pronto para consumo.

Chá de alcachofra com hibisco

Uma alternativa para turbinar o sabor e as propriedades do chá de alcachofra é combiná-lo com o chá de hibisco, que também é conhecido pela sua ação diurética. depurativa saciante e combate ao colesterol . Para isso, basta colocar um saquinho de chá de hibisco enquanto a infusão de alcachofra ainda está quente ou misturar em proporções iguais as folhas de alcachofra e o hibisco seco.

Chá de alcachofra com gengibre

Os fãs de gengibre também pode combinar o sabor e propriedades termogênicas da raíz (acelerar o metabolismo), anti-inflamatórias, dentre outras, com tudo o que alcachofra oferece. Para alcançar o efeito, basta deixar um pedaço pequeno de gengibre na mesma água quente em que a infusão de alcachofra é preparada.

Veja também: Como fazer chá de gengibre

Como tomar o chá de alcachofra

Recomenda-se tomar até 3 xícaras do chá por dia, preferencialmente antes das refeições. Quem toma o chá com o objetivo de emagrecer deve evitar o açúcar. Se achar que o sabor é muito desagradável sem adoçar, prefira o mel ou adoçante.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar chá de alcachofra - Benefícios e recomendações, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos

  • Se você optar por tomar o chá de alcachofra com hisbisco, saiba que essa combinação não é indicada para gestantes e pessoas com pressão baixa.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como tomar chá de alcachofra - Benefícios e recomendações