Ervas para a menopausa

Como tomar pueraria mirifica? - Benefícios e contraindicações

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 23 agosto 2018
Como tomar pueraria mirifica? - Benefícios e contraindicações

A pueraria mirifica, também chamada de 'kwao krua' no oriente, é uma raiz de origem tailandesa usada como erva medicinal para tratamentos contra parasitas e propriedades curativas, mas que ganhou popularidade pela sua fama de estimular o crescimento dos seios. Em 1952 ela foi classificada por um botânico como 'fonte da juventude' mas existem indícios de que ela já era usada como medicamento pelo menos desde 13 a.C. Se você busca informações sobre a planta, o umCOMO reuniu tudo o que você precisa saber sobre como tomar Pueraria Mirifica.

Índice

  1. Ação e benefícios da pueraria mirifica
  2. Pueraria mirifica: efeitos colaterais e contraindicações
  3. Pueraria mirifica como usar?
  4. Alternativas: como aumentar os seios e glúteos naturalmente

Ação e benefícios da pueraria mirifica

A principal explicação para os efeitos da pueraria mirifica é a presença de isoflavona ou fitoestrogênio, um composto, também conhecido por ser encontrado na soja, usado em terapias de reposição hormonal, e tem uma ação muito parecida com a do estrogênio no organismo feminino.

De acordo com pesquisas referentes aos benefícios da isoflavona encontrada na soja, já se sabe que ela tem as seguintes propriedades:

  • Amenizar os sintomas da TPM
  • Prevenção da oesteoporose
  • Reduz o risco de câncer de mama

Os flavonoides também são encontrados na pueraria e são eles os responsável pelo efeito 'rejuvenescedor' da raíz e no combate aos radicais livres, nessa ação anti-envelhecimento dos flavonoides presentes na pueraria mirifica, podemos citar:

  • Aumento de energia
  • Ativa a circulação
  • Desaceleração do crescimento dos cabelos brancos
  • Melhora a memória

Mas, os usos mais populares da isoflavona e outros componentes da pueraria mirifica foram estudados e divulgados por um botânico conhecido como Dr. Kerr no Jornal de Sociedade de Siam e outros dois estudos do Brazilian Journal of Medical and Biological Research. Segundo os artigos, os benefícios da pueraria mirifica são:

  • Aumento da libido
  • Combate a osteoporose
  • Fortalecimento físico
  • Nutrição da pele
  • Prevenção do câncer de mama
  • Prevenção da queda de cabelo
  • Reduz os sintomas da menopausa

A explicação para o desenvolvimento mamário, segundo ele, é o estimulo de um prolongamento dos dutos mamários ao mesmo tempo que aumenta o tecido adiposo e fortalece os ligamentos de sustentabilidade das mamas.

Pueraria mirifica: resultados

Apesar de existirem poucos estudos que comprovem de forma factual a ação da pueraria mirifica quanto ao crescimento dos seios, a fama desse efeito cresce devido ao surgimento de relatos em fóruns virtuais e canais do YouTube.

Pueraria mirifica: efeitos colaterais e contraindicações

A comercialização de pueraria mirifica está proibida na União Europeia e na Coreia do Sul pois ainda faltam estudos em diferentes grupos que comprovem todos os seus efeitos e reações. Mesmo sendo comercializada no Brasil ela tem contraindicações e não deve ser tomada por:

  • Grávidas
  • Lactantes
  • Menores de 18 anos
  • Mulheres com problemas no útero ou ovário
  • Mulheres em tratamento ou que já tiveram câncer
  • Pessoas com hipertiroidismo

Os efeitos colaterais, por serem parecidos com os hormonais podem variar muito para cada mulher. Há relatos de mulheres que perceberam mais inchaço no período pré-menstrual.

Pueraria mirifica e uso de anticoncepcional

Por faltarem estudos, as informações sobre usar o suplemento e o medicamento ao mesmo tempo são desencontradas. O ideal é que um médico avalie a situação e a composição do anticoncepcional para saber se é preciso trocá-lo ou não.

Veja também: Pueraria mirifica engorda? - Efeitos no organismo

Pueraria mirifica atrasa a menstruação?

Não existem artigos científicos quanto ao uso de pueraria mirifica e o atraso da menstruação, tampouco uma tendência notada. O ciclo de cada mulher varia, é por isso que é importante conversar com um médico.

Se a sua intenção era tomar pueraria mirifica com esse objetivo, sugerimos o artigo sobre como atrasar a menstruação com anticoncepcional.

Pueraria mirifica como usar?

Antes de iniciar qualquer tratamento o ideal é consultar um médico para que ele avalie se a pueraria pode te fazer mal ou não.

Existem versões tópicas (cremes) e atópicas (cápsulas) de pueraria mirifica. Quando administrada em cápsulas, elas são consideradas suplementos alimentares. Sendo assim, recomenda-se tomá-las antes das refeições para que elas sejam combinadas com os nutrientes dos alimentos.

Tomar pueraria mirifica com leite

Os registros mais antigos encontrados sobre o consumos de pueraria mirifica recomendavam o consumo da raiz com leite. A explicação científica para essa recomendação é o fato de de que o cálcio do leite potencializa absorção dos componentes da pueraria. Quem não toma leite pode acrescentá-los na dieta com outros alimentos ricos em cálcio.

Pomada de pueraria mirifica

Enquanto a capsula é indicada também pele função 'nutricional' o creme é indicado especificamente para quem aposta no seu potencial de influenciar o crescimento dos seios. De maneira que influi apenas em uma região específica do corpo.

Sugestão: Como tomar kombucha

Como tomar pueraria mirifica? - Benefícios e contraindicações - Pueraria mirifica como usar?

Alternativas: como aumentar os seios e glúteos naturalmente

Conseguir peito e bumbum maiores são o objetivo de muita gente que procura informações sobre a pueraria mirifica. Se esse é o seu objetivo, você também pode apostar em outras opções naturais:

  • Exercícios para os seios: flexões e sequências com halteres são algumas das sugestões dessa lista de exercícios para aumentar os seios;
  • Auto-massagem: você mesma pode se massagear para estimular um ligeiro aumento dos seios. Para conseguir o efeito desejado, siga as dicas do artigo sobre como aumentar os seios com massagens;
  • Alimentos que aumentan os estrogênios: soja, linhaça e legumes são alguns dos alimentos que prometem estimular a produção de estrogênio e consequentemente um aumento dos seios;
  • Óleos naturais: também podem incitar a produção de estrogênio e são uma boa ideia para as auto-massagens. Confira as sugestões de óleos naturais para aumentar os seios;
  • Glúteos: confira os principais exercícios para aumentar os glúteos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar pueraria mirifica? - Benefícios e contraindicações, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Bibliografia
  • http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-879X2009000900008&lng=en&nrm=iso&tlng=en
  • http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-879X2010000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como tomar pueraria mirifica? - Benefícios e contraindicações