Outras ervas medicinais

Contraindicações do chá azul

Contraindicações do chá azul

O chá oolong, também conhecido como chá azul, é uma das infusões mais populares quando procuramos por alternativas para estimular a perda de peso. No entanto, devido ao seu conteúdo de cafeína, trata-se de uma bebida da qual é conveniente não abusar, estando contraindicada em determinados casos e para pessoas com certas condições de saúde. Não sabe se pode tomar ou não? Em umComo.com.br explicamos a você quais são as contraindicações do chá azul para evitar pôr em risco a sua saúde ingerindo-o excessivamente.

Também lhe pode interessar: Como tomar chá azul para emagrecer

Passos a seguir:

1

O chá oolong é um tipo de chá verde que conta com uma fermentação média, por isso a sua aparência e sabor são diferentes do chá verde que costumamos ingerir. Trata-se de uma bebida com muitos benefícios; no entanto, entra no grupo de alimentos com cafeína, por isso sua ingestão deve ser realizada com prudência em alguns casos.

Ainda que uma xícara eventual de chá azul não tenha efeitos colaterais importantes, consumir diariamente ou várias vezes ao dia não deve ser feito sob determinadas circunstâncias que explicamos detalhadamente a seguir.

2

Uma das contraindicações do chá azul mais importantes é que esta bebida não deve ser ingerida por:

  • Grávidas, pois devido ao seu conteúdo de cafeína, se combinada com outros alimentos esta substância pode resultar excitante e irritante tanto para a mãe como para o feto.
  • Durante a amamentação também não se recomenda abusar deste ou qualquer outro chá, pois a cafeína poderia produzir insônia, desconforto e irritabilidade no bebê.
Contraindicações do chá azul - Passo 2
3

Quem sofre de hipertensão não deve consumir bebidas com cafeína, pois as mesmas podem aumentar o fluxo sanguíneo, piorando esta condição. Do mesmo modo, os pacientes que sofrem de glaucoma não devem ingerir o chá azul com frequência, pois a pressão do olho poderia aumentar com seu consumo.

Contraindicações do chá azul - Passo 3
4

Outra das contraindicações do chá azul se aplica a todas aquelas pessoas com transtornos gastrointestinais onde a diarreia é um sintoma frequente, pois a cafeína contida no chá oolong pode aumentar a irritação das mucosas intestinais em pacientes com condições como a síndrome do intestino irritável ou a doença de Crohn. No caso de sofrer de diarreia, também se recomenda suspender a sua ingestão.

Contraindicações do chá azul - Passo 4
5

Outros casos nos quais o chá azul está contraindicado são:

  • Pessoas que sofrem de ansiedade, nervosismo ou insônia, pois devido ao seu teor de cafeína, estas condições poderiam ser aumentadas com o consumo frequente desta bebida.
  • Em pacientes com anemia, pois devido ao seu conteúdo de taninos a absorção de ferro pode ser comprometida. É especialmente importante nunca ingerir nenhum chá após a refeição se sofrermos desta condição.
  • As pessoas que sofrem de osteoporose também não deverão abusar do seu consumo, pois a cafeína poderia originar a eliminação de cálcio através da urina. Não se recomenda beber mais de 3 xícaras ao dia.
  • Quem sofre de condições renais deve consultar o médico antes de tomar chá azul com frequência, pois a sua ingestão excessiva poderia fomentar a formação de cálculos renais.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Contraindicações do chá azul, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
katia
chá azul emagrece , mais quem tem diabete e foi hipertenso
1 de 4
Contraindicações do chá azul