Outros benefícios das ervas

Chá de sene: Efeitos e contraindicações

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Chá de sene: Efeitos e contraindicações

O chá de sene é bastante forte e, por isso, é preciso muita cautela na hora de usá-lo. Embora a sua indicação principal seja para problemas intestinais, há quem o use para emagrecer e obter outros benefícios. Para saber mais sobre o assunto, confira as informações que o umComo.com.br separou sobre o os efeitos e contraindicações do chá de sene.

Também lhe pode interessar: Contraindicações do chá vermelho

Para que serve e quais os efeitos do chá de sene

O chá de sene, que é feito a partir das folhas e sementes da planta, funciona como um laxativo natural, que também é conhecido pelos seguintes nomes: sene cássia, sene selvagem e cassia marilândica. A erva é usada há milênios de maneira medicinal, sendo indicada em casos de disenteria, indigestão, infecção, bronquite, convulsão, febre e doenças de pele. Também é historicamente utilizada no tratamento de problemas respiratórios, de pele e de fígado.

Porém, hoje em dia, o seu uso para tratar problemas intestinais é o mais comum, uma vez que, mais recentemente, foi descoberto o seu poder laxativo. Outras propriedades comprovadas do chá de sene são a purgativa, a antiácida, a carminativa (contra formação de gases no intestino), a vermífuga e a depurativa. Por conta disso, é mais frequente no tratamento de prisão de ventre, cólica biliar, fissura anal, hemorroidas e gases.

Também é usada por quem está com alguma doença sexualmente transmissível, doença provocada por fungos, como a impinge, problema nos olhos, além de pressão alta e colesterol alto. Outro de seus efeitos é para quem deseja emagrecer, já que a erva ajuda na evacuação, mas não pode ser ingerida por mais de sete dias. Além disso, para perda de peso recomendam-se outras plantas, porque o sene prejudica a absorção dos nutrientes pelo organismo e pode causar outros problemas à saúde.

Chá de sene: Efeitos e contraindicações - Para que serve e quais os efeitos do chá de sene

Efeitos colaterais e contraindicações do sene

Os efeitos colaterais do sene são muitos e entre eles estão: vômito, diarreia, enjoo, cólica, maior fluxo menstrual, erupções na pele, deficiência de alguns nutrientes, como por exemplo do potássio, redução das hemoglobinas e nefrite (doença inflamatória dos rins). Tudo isso acontece quando esse chá é bebido de forma excessiva. Também não é recomendado que o sene seja tomado em combinação com outros alimentos e bebidas diuréticos.

Quem estiver fazendo tratamento médico deve consultar o seu médico, uma vez que esse chá pode interagir com alguns medicamentos, inclusive, quem está tratando com fármacos alguma doença cardíaca, problema nos vasos sanguíneos ou a anemia. Se tomado por longos períodos, o sene pode ainda causar problemas nos rins e no fígado, bem como perda nos ossos e fraqueza muscular.

Quanto às contraindicações, ele está proibido a gestantes e lactantes, crianças até os 15 anos e a mulheres que possuem algum problema no útero. O chá de sene deve ser evitado ainda por quem está passando por casos de oclusão intestinal, cistite, apendicite aguda, enterite, hérnia abdominal, doença renal ou hepática e desordens intestinais inflamatórias, a exemplo da doença de Crohn, colite ulcerativa, úlceras e hemorroidas.

Chá de sene: Efeitos e contraindicações - Efeitos colaterais e contraindicações do sene

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Chá de sene: Efeitos e contraindicações, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Chá de sene: Efeitos e contraindicações