Outras ervas medicinais

Contraindicações do chá vermelho

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 dezembro 2019
Contraindicações do chá vermelho

O chá vermelho é uma infusão popular e repleta de benefícios para o nosso organismo cada vez mais consumido nos países ocidentais. Conhecido também como pu-erh devido à localidade chinesa de onde é proveniente, esta bebida deve ser ingerida com precaução por se tratar de uma planta que contém teína, um estimulante não recomendado em determinados casos. Se estiver iniciando a ingestão desta planta e deseja saber se é segura para você, continue lendo, porque em umComo.com.br, explicamos quais são as contraindicações do chá vermelho.

Também lhe pode interessar: Contraindicações do chá branco
Passos a seguir:
1

O chá vermelho conta com uma produção diferente daquela de outros chás, uma vez que, após a coleta, suas folhas devem passar por um longo processo de fermentação, o que confere a esta bebida sua característica primordial: uma cor avermelhada similar ao cobre.

Ainda que se trate de uma infusão com muitos benefícios para o corpo, sendo usada inclusive para perder peso, não devemos esquecer que contém teína o que faz com que possa apresentar alguns efeitos secundários quando consumimos mais de 3 xícaras ao dia. Além disso, existem algumas pessoas que não devem ingerir nenhum tipo de bebida com cafeína, de forma que, nestes casos, o chá deve ser limitado por completo.

2

Entre as contraindicações do chá vermelho, identificamos que esta bebida não é recomendável para:

  • Crianças com menos de 12 anos, devido aos seus efeitos estimulantes.
  • Mulheres grávidas e lactantes, pois a proteína assim como a cafeína, não é indicada durante a gestação, e na amamentação pode aumentar a sensação de intranquilidade e desconforto no bebê. Pode ser consumida uma xícara eventualmente. Entretanto, o uso diário não é recomendado.
3

Além disso, não é recomendável a ingestão de chá vermelho na hipótese de existência dos seguintes problemas de saúde:

  • Problemas de coagulação, já que esta bebida poderia potencializar as dificuldades de coagulação do sangue.
  • Qualquer tipo de problema cardíaco.
  • Síndrome do intestino irritável, já que esta bebida poderia aumentar a irritabilidade do intestino e causar diarreia.
  • Nervosismo ou ansiedade.
  • Insônia.
Contraindicações do chá vermelho - Passo 3
4

Consumir mais de 3 xícaras de chá vermelho ao dia poderia produzir alguns efeitos secundários nocivos para a saúde como:

  • Nervosismo e ansiedade.
  • Dificuldade para conciliar o sono.
  • Ritmo cardíaco acelerado.
  • Dor de cabeça.
  • Vômitos e diarreia.
  • Irritabilidade.

É importante nunca exceder esta dose e limitar o consumo de outras bebidas estimulantes, como o café, os refrescos ou outros chás.

5

É importante saber que, ao iniciarmos qualquer tratamento farmacêutico prolongado, será preciso consultar o médico sobre a ingestão frequente de chá vermelho com a finalidade de garantir que esta bebida não interaja com a medicação. Lembre-se também que não é conveniente abusar de nenhum alimento rico em cafeína para evitar seus efeitos secundários.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Contraindicações do chá vermelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Teofilo
Aqui estou de acordo com as contraindicações. Eu próprio me sinto mal com alguns chás vermelhos que aparecem no mercado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Teofilo, muito obrigada pelo seu comentário!
1 de 2
Contraindicações do chá vermelho