Partilhar

Efeitos colaterais do Hormônio de Crescimento (GH)

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Efeitos colaterais do Hormônio de Crescimento (GH)

Crianças e adultos com déficit de crescimento podem realizar tratamento medicamentoso para ganhar estatura quando indicado por um médico. No entanto, como muitos outros remédios, pode haver reações adversas, que são importantes serem identificadas. Saiba quais são os efeitos colaterais do Hormônio de Crescimento (GH) e como se trata a baixa estatura com essa técnica.

Também lhe pode interessar: Prednisona: efeitos colaterais

O que é GH e quando usar

O hormônio do crescimento (GH) é produzido pela glândula hipófise, glândula essa que se localiza na base do crânio e, desde bebê, é importante para que faça as pessoas crescerem. Porém, existem indivíduos com deficiência na produção do hormônio, que podem fazer o tratamento de reposição com GH. As causas dessa deficiência estão associadas a problemas na infância, como o nanismo hipofisário, Síndrome de Turner, Síndrome de Prader-Willi, insuficiência renal crônica, entre outras situações.

Na fase adulta, a deficiência pode ser provocada por um tumor que afete a hipófise. Além disso, existem pessoas que usam o GH para ajudar no desenvolvimento de massa muscular. De qualquer forma, independente da razão para usar o remédio, sempre deve ser prescrito e o seu uso acompanhado por um médico. O tratamento consiste em injeções diárias, antes de deitar, em diferentes partes do corpo, como o abdômen, nádegas, braços e coxas. Já a sua duração depende do motivo pelo qual é realizado o tratamento.

Vale dizer que diferente do que muitas pessoas acham, o indivíduo não cresce necessariamente até aos 21 anos. Na realidade, o crescimento se dá enquanto seus ossos tiverem cartilagens de crescimento que ainda não calcificaram. A calcificação está associada à puberdade, sendo que quanto mais cedo um adolescente iniciar a puberdade mais cedo irá estacionar o seu crescimento. Além disso, existem outros fatores que interferem na estatura do indivíduo, como a carga genética e o ambiente, relacionados com a sua saúde, alimentação, entre outros.

Efeitos colaterais do Hormônio de Crescimento (GH) - O que é GH e quando usar

Reações adversas do GH

Quando o tratamento com o hormônio de crescimento é feito com o acompanhamento de um médico, dificilmente são relatados efeitos colaterais, inclusive em crianças. Porém, eles existem e podem afetar principalmente os adultos. Entre eles, estão dor nos músculos e nas articulações, retenção de líquidos, formigamento e síndrome do túnel do carpo. Pessoas com diabetes tipo 2 podem apresentar aumento da resistência à insulina.

Além dessas reações, raramente, o paciente pode ter dor de cabeça, hipertensão, zumbido nos ouvidos e aumento da pressão intracraniana, a qual é acompanhada de vômitos, agitação, alterações visuais e do jeito de andar. Em crianças, o efeito colateral mais comum é a chamada dor do crescimento, que consiste em doer os ossos da perna. Ao menor sinal de reações adversas ao medicamento é essencial informá-las ao médico, para que esse possa ajustar a dosagem do tratamento.

Conforme o motivo pelo qual o paciente faz uso do hormônio do crescimento, é possível que deva prosseguir com o tratamento por tempo indeterminado. Além disso, existem pessoas que não podem usar o GH, entre elas, estão quem possui tumores, diabetes descompensado e insuficiência respiratória aguda. Da mesma forma, pessoas que estão doentes e ou passando complicações após cirurgia.

Efeitos colaterais do Hormônio de Crescimento (GH) - Reações adversas do GH

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Efeitos colaterais do Hormônio de Crescimento (GH), recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Efeitos colaterais do Hormônio de Crescimento (GH)

O que lhe pareceu o artigo?

Efeitos colaterais do Hormônio de Crescimento (GH)
1 de 3
Efeitos colaterais do Hormônio de Crescimento (GH)

Voltar ao topo da página