Outros medicamentos

Prednisona: efeitos colaterais

Prednisona: efeitos colaterais

O remédio anti-inflamatório Prednisona é usado em diferentes tratamentos. Porém como qualquer medicamento deve ser tomado apenas quando prescrito por um médico, que vai indicar a dose necessária para cada paciente conforme o seu problema. Quem usa o fármaco pode apresentar diferentes reações adversas e, por isso, é importante seguir as recomendações médicas. O umComo.com.br vai falar sobre os efeitos colaterais do Prednisona, esteja atento a essas informações.

Também lhe pode interessar: Efeitos colaterais de Decadron

Passos a seguir:

1

O Prednisona é um remédio do laboratório Medley, que se apresenta em comprimidos de cinco miligramas e 20 mg, em embalagens de 10 e 30 unidades. Além da substância que dá nome ao fármaco, cada comprimido recebe ainda lactose monoidratada, amido, estearato de magnésio e povidona. O medicamento é indicado em uma série de tratamentos, que abrange doenças que afetam os músculos, ossos, glândulas, pele, olhos, sangue, além de distúrbios do colágeno, doenças alérgicas e respiratórias e tumores, entre outras.

Prednisona: efeitos colaterais - Passo 1
2

Além de contar com efeito anti-inflamatório, o Prednisona é antialérgico e antirreumático. Mesmo respondendo bem aos tratamentos quando consumido de forma adequada, há diversos efeitos colaterais associados ao seu uso, os quais devem ser conhecidos pelos pacientes e relatados ao médico responsável que pode reduzir a dose indicada para que os mesmos sejam minimizados. Entre eles, está retenção de sódio e água no organismo, bem como perda de potássio, hipertensão e, em pacientes com predisposição, insuficiência cardíaca congestiva.

3

As reações adversas incluem ainda alterações nos ossos e músculos, que podem causar fraqueza, perda de massa muscular, osteoporose, além de ruptura do tendão, lesões de ossos longos e vértebras e piora dos sintomas de miastenia gravis. As alterações provocadas pelo Prednisona também podem ser dermatológicas, assim, o paciente apresenta demora em cicatrizar machucados, suor em excesso, petéquias e equimoses, urticária, eritema facial, edema angioneurótico e até dermatite alérgica.

4

Já as alterações que afetam o sistema gastrintestinal inclusas na lista de efeitos colaterais abrangem distensão abdominal, pancreatite e mesmo úlcera péptica com hemorragia. Há também as reações que afetam o sistema endócrino e que podem causar menstruação irregular, insuficiência suprarrenal, diabetes ou maior necessidade de insulina em quem já é diabético, além de prejudicar o crescimento fetal em gestantes e o infantil em crianças.

5

O paciente que faz uso da Prednisona pode sofrer ainda de aumento da pressão intraocular, catarata, glaucoma e outros distúrbios nos olhos, além de mudanças no seu metabolismo. O sistema neurológico também pode ser afetado e, nesse caso, há dor de cabeça, vertigem e mesmo aumento da pressão intracraniana, além de convulsões. Por fim, já foram relatados efeitos colaterais como depressão, euforia, muita irritabilidade, insônia, mudanças de personalidade e de humor.

Prednisona: efeitos colaterais - Passo 5
6

Por todas as reações adversas que pode causar, o Prednisona é contraindicado a pessoas que são alérgicas a qualquer um dos componentes da sua fórmula, bem como a quem sofre de infecções sistêmicas por fungos. Da mesma forma, o remédio não deve ser usado por quem já mostrou reações alérgicas a demais fármacos corticosteroides. O uso prolongado do remédio também pode causar problemas, inclusive, as mesmas reações descritas como efeitos colaterais.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Prednisona: efeitos colaterais, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
marilia moura de oliveira
FAÇO USO PROLONGADO DE PREDNISONA DE 5MG E ESTOU SUANDO EM DEMASIA PRINCIPALMENTE NA CABEÇA ROSTO PESCOÇO E NORMAIL FALO USO POR CAUSA DO LUPUS
RESPONDA POR FAVOR.
Editor umComo.com.br
Oi Marilia! Sim, é normal. Como indicado no texto, o suor em excesso é um dos efeitos adversos do medicamento.
Rosangela Da costa
tenho desidrose .e tomo prednisona durante 7 dias as bolhas some .mas depois volta tudo de novo.to pensando em tomar durante um mês mas os efeitos com lateral são muitos.não sei o que fazer..
1 de 3
Prednisona: efeitos colaterais