Outros medicamentos

Efeitos colaterais de Decadron

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Efeitos colaterais de Decadron

A Dexametasona é o princípio ativo do fármaco que tem como nome comercial a denominação Decadron. Ele conta com função anti-inflamatória e, desse modo, é usado no tratamento de uma série de problemas, entre eles, alergias e processos inflamatórios. No entanto, é preciso saber quais são os seus sintomas adversos. Para tanto, o umComo.com.br vai citar os efeitos colaterais de Decadron e oferecer demais informações relevantes a respeito desse medicamento.

Também lhe pode interessar: Prednisona: efeitos colaterais

Passos a seguir:

1

O Decadron é vendido tanto como comprimidos quanto na forma injetável ou de elixir, sendo que ele costuma ser prescrito por médicos em casos de problemas inflamatórios ou alérgicos na pele, nos olhos, nos pulmões, nas glândulas, no estômago, no intestino e no sangue, bem como em casos de problemas nas articulações ou reumáticos. Para comprá-lo, entretanto, é preciso ter receita médica, uma vez que apenas um profissional da saúde pode receitá-lo.

2

É o médico também quem vai indicar a dosagem necessária e a duração do tratamento, o que varia conforme cada situação. Quando o medicamento não é usado de forma adequada, ele pode causar sintomas adversos e até mesmo quando ingerido do modo indicado pelo médico é preciso conhecer quais são os efeitos colaterais de Decadron. Conforme o caso, o melhor pode ser cancelar o tratamento, no entanto, antes é importante conversar com o seu médico se você tiver alguma reação ao medicamento.

3

Entre os efeitos colaterais, é possível citar o ganho de peso, muitas vezes por causa da retenção de líquidos e do aumento do apetite, sendo que essas também são as possíveis reações ao uso do medicamento. Entram na lista ainda o aumento do nível de açúcar no sangue, pressão alta, osteoporose, irregularidades menstruais, língua ou lábios inchados, alterações de humor, fraqueza nos músculos, úlcera intestinal ou estomacal, dificuldade de cicatrizar feridas e até mesmo convulsões.

4

Outros sintomas adversos que podem aparecer em quem toma esse remédio são insuficiência cardíaca congestiva, perfuração de intestino grosso e delgado, perda de potássio, pancreatite, ardor ou formigamento na pele (inclusive quando o fármaco é usado na versão injetável), diabetes mellitus latente, náusea, mal-estar, soluços e outros. Por outro lado, vale salientar que muitos dos efeitos colaterais podem ocorrer apenas em pacientes que já possuem uma propensão para o problema.

5

Já que existem tantos efeitos colaterais, esse é mais um motivo para usar o medicamento apenas se for prescrito por um médico. O Decadron possui ainda contraindicações e, assim, ele está proibido aos pacientes com hipersensibilidade a alguma das substâncias da sua fórmula, bem como a quem sofre de infecções por fungos de modo sistêmico e a mulheres grávidas e que estejam amamentando os seus bebês.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Efeitos colaterais de Decadron, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Janeline Alves da Silva
Ola tomei a injeção em dezembro de 2018 dia 20 por ae ..Quando foi antes do dia 20 de janeiro de 2019 tomei outra..de janeiro ate agora não mestruei ..ja sao 12 de março de 2019 e Normal?
A. Uy
Matéria bastante informativa sobre o assunto.
Efeitos colaterais de Decadron