Partilhar

Como tratar o furúnculo

Como tratar o furúnculo

Um furúnculo é uma espécie de nódulo que aparece sob a pele, enchendo-se de pus, quando se produz uma infeção por bactérias em um folículo piloso. Esta condição costuma ser causada pela bactéria do estafilococo e, embora possa se manifestar em qualquer pessoa, são mais frequentes em pacientes com diabetes, com um sistema imunológico fraco, que seguem uma má alimentação ou uma inadequada rotina de higiene. Seja qual for o motivo, é necessário a sua curação e tentar minimizar os incômodos que geram, e para isso convidamos você a continuar lendo este artigo de umComo em que lhe explicamos como tratar o furúnculo com precisão.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como tratar furúnculos na pele
Passos a seguir:
1

Embora os furúnculos possam se manifestar em qualquer parte do corpo, a verdade é que são muito mais frequentes nas zonas como o rosto, o pescoço, as axilas, as nádegas ou a zona superior das pernas e naquelas áreas com pelo que costumam suar mais regularmente ou que recebem um constante atrito. No início, o furúnculo apresenta-se como uma protuberância avermelhada muito pequena e dolorosa que com o passar dos dias fica inflamada e enche-se de pus, podendo chegar a alcançar um tamanho grande. Por fim, aparece uma espécie de ponto branco ou amarelado na sua superfície que acabará por se romper favorecendo a que todo o pus drene até ao exterior e que os incômodos vão cessando.

Como tratar o furúnculo - Passo 1
2

Apesar de existirem muitos furúnculos que devido ao seu tamanho reduzido possam se curar com alguns remédios naturais, que indicaremos mais para a frente, é muito importante consultar o médico quando, pelo contrário, a protuberância seja de grandes dimensões ou se perceber que piora cada vez mais, assim como se estiver acompanhada de febre ou outros sintomas. Consultar um especialista é imprescindível, pois em muitas ocasiões para tratar furúnculos grandes e proeminentes é necessário fazer uma incisão para que todo o pus acabe drenando por completo, assim como tomar antibióticos para curar a infeção bacteriana.

3

Na hora de tratar o furúnculo mais pequeno, não é necessária uma intervenção cirúrgica, pois podem se utilizar alguns remédios naturais que ajudarão a aliviar os incômodos, estimular a drenagem do pus e acelerar a cicatrização. Um dos mais reconfortantes é aplicar sobre a área afetada umas compressas de água quente umas duas ou três vezes ao dia até que se cure por completo. E uma vez que se curar, será essencial limpar bem a zona com sabão antibacteriano, colocar um creme curativo e usar bandagens para que não volte a infetar.

Como tratar o furúnculo - Passo 3
4

O leite é um produto que também pode ajudar a tratar o furúnculo de forma mais rápida, e além disso proporciona alívio imediato. O melhor é umedecer um cataplasma com uma mistura de leite fervido e 2 colheres de chá de sal. Deixe repousar sobre a zona da lesão durante 15 ou 20 minutos e repita o procedimento durante várias vezes ao longo do dia.

Como tratar o furúnculo - Passo 4
5

Outro dos remédios mais populares para tratar os furúnculos é a cúrcuma, pois esta especiaria amarela de origem oriental é um poderoso antisséptico natural e pode ajudar a drenar o pus. Deverá preparar apenas uma pasta à base de cúrcuma com água e aplicá-la em modo de cataplasma sobre o furúnculo três vezes ao dia.

Como tratar o furúnculo - Passo 5
6

Tanto o alho como a cebola são ingredientes antissépticos que favorecem a eliminação das infeções bacterianas. E no caso dos furúnculos, convertem-se em bons aliados para desinflamar a zona e estimular a secreção do líquido que contêm em seu interior. Deve aplicar um pouco de suco de alho e cebola sobre o furúnculo umas duas vezes ao dia para notar os resultados.

Estes são apenas alguns dos melhores métodos naturais aos quais pode recorrer para conseguir que o furúnculo se cure mais rapidamente, mas pode descobrir muito mais no artigo remédios caseiros para os furúnculos.

Como tratar o furúnculo - Passo 6
7

Enquanto a protuberância e a infeção estiverem presentes, é necessário ter em conta algumas recomendações como:

  • Não tocar nem pressionar no furúnculo tratando de o rebentar, pois a infeção poderia se estender até outras zonas.
  • Manter a zona sempre limpa aplicando um pouco de iodo com um algodão na pele por volta de umas três vezes ao dia.
  • Lavar muito bem as mãos depois de tocar no furúnculo.
  • Consultar o médico com urgência no caso de observar que o furúnculo aumenta de tamanho consideravelmente ou aparece vermelhidão na zona que o rodeia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o furúnculo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • É muito importante limpar a cavidade, para assim eliminar todo o pus.

Escrever comentário sobre Como tratar o furúnculo

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
marcelo
existe algum remédio para furúnculo? que não seja caseiro?
Fran
Depois que o furunculo esta aberto que sai o carnegão posso continuar fazendo compressa com agua morna? E o que mais posso passa pra fechar logo?

Como tratar o furúnculo
1 de 6
Como tratar o furúnculo

Voltar ao topo da página