Partilhar

Como tratar as varizes com remédios caseiros

As varizes ocorrem devido a um inchaço das veias, o que acontece devido a uma má circulação do sangue que aumenta a pressão nas paredes das veias e as deforma. Costumam aparecer nas pernas e é mais frequente serem as mulheres a tê-las, mas também acontece nos homens e tornam-se bastante dolorosas. Por isso, é importante, especialmente com o passar dos anos, prevenir o aparecimento das varizes. Mas quando já é demasiado tarde para isso e já apareceram, deve saber como tratar as varizes com remédios caseiros. Por isso neste artigo de umComo damos-lhe algumas dicas.

Também lhe pode interessar: Como tratar as varizes
Passos a seguir:
1

Um dos remédios caseiros mais comuns para combater as varizes é o aloe vera (babosa). Pode aplicar diretamente esta planta sobre as varizes, massageando sobre a área afetada, ou fazendo uma mistura com cenoura e um pouco de vinagre de maçã. Pode ver aqui como aliviar as varizes com aloe vera.

Como tratar as varizes com remédios caseiros - Passo 1
2

Outra boa solução para tratar as varizes consiste em fazer massagens calmantes com óleos essenciais. Deverá começar pelos tornozelos, massageando com as palmas das mãos e ir subindo até às coxas, deste modo estará facilitando a circulação sanguínea e evitará assim a obstrução das veias.

3

Outra opção para tratar as varizes consiste em ferver 50 gr de casca de castanha da índia num litro de água, durante cerca de 10 minutos. Passado este tempo, deverá escorrer a preparação e beber o líquido resultante, uma vez que ajudará a melhorar a circulação do sangue.

Entre as múltiplas propriedades benéficas da castanha da índica, destaca-se o fato de ajudar a fortalecer as artérias e a evitar a formação de edemas, que é precisamente a causa do aparecimento das varizes.

4

Além disso, as infusões de cavalinha também são benéficas para os problemas de veias inflamadas, porque ajudam a combater a retenção de líquidos. Da mesma forma, pode aplicar cataplasmas de cavalinha sobre a área afetada pelas varizes, para reduzir a inflamação destes vasos sanguíneos.

5

É sabido por todos que um dos alimentos que melhoram a circulação sanguínea é o alho, uma vez que protege a artéria aorta que é a responsável por distribuir o sangue desde o coração. Assim, será bom incluir o alho na sua alimentação diária e inclusive optar por suplementos à base deste alimento ou preparar cataplasmas para os colocar sobre as varizes. Neste último caso, terá que esmagar o alho e misturá-lo com álcool para assim conseguir uma pasta que deverá aplicar na zona afetada com a ajuda de uma gaze esterilizada.

6

É importante referir que estes conselhos podem ajudá-lo no seu tratamento contra as varizes, mas deve saber que não desaparecerão por completo, uma vez que a única forma de as eliminar é passar por uma cirurgia. Também pode ser útil para você saber:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar as varizes com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • É importante que tenha uma vida ativa para ativar a sua circulação sanguínea.
  • Siga uma dieta equilibrada.

Escrever comentário sobre Como tratar as varizes com remédios caseiros

39 comentários
Paulo Francisco José Mazak
Muito interessante, tenho. muitas varizes na perna direita, Agradecido pelas informações
A sua avaliação:
ROSALVA
MINHA MAE SOFRE COM AS PERNAS QUEIMADO TODO OS DIA ELA TOMA MUITOS REMEDIO QUE O NEURO PASA M AIS EU NAO SEU O QUE FASE MAIS ME AJUDA POR FAVO A GUARDO A RESPOSTA
A sua avaliação:
Edilson Rego Lopes
Bom dia Gostaria de receber e-mail sobre tratamento de varizes, e por que a minha esposa tem pequenos vasos que ja a parecem como fazer para ser tratado isso ja que ainda esta superficial, queremos saber o que fazer com isso
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Edilson! Acima no artigo poderá encontrar vários remédios caseiros que pode experimentar para tratar as varizes. Para além disso, pode encontrar alguns bons exercícios para elas aqui: http://saude.umcomo.com.br/artigo/os-melhores-exercicios-para-as-varizes-2152.html
A sua avaliação:
VERA LUCIA DE OLIVEIRA
Achei muito interessante a apresentação de todos os meios caseiros possíveis para amenizar os problemas das varizes. Tive trombose varicosa na perna direita em novembro de 2014. Procuro cuidar muito bem e vou sempre ao médico angiologista que cuida de mim desde 2014. Sigo direitinho suas instruções, mas mesmo assim, a perna direita fica vermelha e inchada. Coloco meia venosan dia sim, dia não e tomo o remedio receitado há dois meses diosmim e faço remedios caseiros para tomar e banhar a perna. Resolvi agora usar o pó da grama do trigo e banho a perna todos os dias. Não caminho longe. só mesmo perto de onde moro. Quando é longe e distante, pego táxi. Minha perna não tem ferida, mas fica de vez em quando muito vermelha e inchada. Será que estou agindo certo em meu tratamento. O que me dá preguiça é de usar a meia, só uso por que é preciso.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Vera! Se você está seguindo tudo direitinho, à partida é porque está fazendo tudo certo. Mas você também pode consultar o seu médico novamente e falar que continua sentindo esses desconfortos, para saber se há mais alguma coisa que você possa fazer. Muito obrigada pelo seu comentário e rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Sonia Maria da Silva
Gostaria de saber, se estes remedios, pode ser aplicado nas varizes que já estão inflamadas, e com feridas.
A sua avaliação:
Bianca
Quando fizer o chá da castanho, o que sobra do chá devo guardar na geladeira ou fora da geladeira? Para tomar depois
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Bianca! É melhor guardar na geladeira, mas se certifique de beber o restante no dia seguinte e não deixar guardado durante muito mais tempo. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Nadja tereza maia coelho
como trata as coceiras na varize
A sua avaliação:
inacia
bom dia! gostaria de tratar uma pequena inflamação no tornozelo provocado por uma raladura bem de leve mas dói um pouco. ficaria muito grata por isto, obrigado
ADRIANA IGNACIO
O vinagre de maçã eu comecei a usar e tem sido de grande valia no tratamento das varizes eu recomendo.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Adriana! Que bom saber que tem dado certo. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Babi
É importante ressaltar q grávidas ou q suspeitam, não devem consumir o chá de cavalinha, pois pode causar aborto...

1 de 7

Voltar ao topo da página