Partilhar

Como tomar castanha da Índia para varizes - cápsulas, chá e creme

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 24 julho 2017
Como tomar castanha da Índia para varizes - cápsulas, chá e creme

Você sabia que os naturopatas destacaram a castanha da Índia como o melhor tratamento natural para as varizes e derrames vasculares nas pernas? Esta árvore de origem asiática, da qual podem ser aproveitadas as folhas, a cortiça ou as sementes, possui propriedades anti-inflamatórias, vasoconstritoras e anti-edematosas muito poderosas. Por esse motivo, ajuda a prevenir o aparecimento de novas veias inflamadas, reduzindo o inchaço das existentes e combatendo todo o desconforto associado a esta condição, pois melhora significativamente a circulação do sangue. Se você gostaria de saber como tomar castanha da Índia para varizes e descobrir quais são os melhores tratamentos internos e externos, continue lendo este artigo do umCOMO onde tudo será explicado com muito detalhe!

Também lhe pode interessar: As melhores infusões para as varizes

Castanha da Índia elimina varizes?

Mas, afinal, castanha da Índia para varizes funciona? A castanha da Índia é um dos remédios naturais para varizes nas pernas mais eficazes, uma vez que contêm os seguintes efeitos:

  • Anti-inflamatório
  • Venotônico
  • Anti-edema
  • Vaso-protetor
  • Analgésico
  • Diurético

Todos estes efeitos fazem com que seja muito eficaz tanto para prevenir como para tratar e acalmar o problema de varizes e derrames vasculares nas pernas, como para aliviar transtornos como pernas inchadas ou cansadas no final do dia. Confira em seguida com mais detalhe quais os benefícios da castanha da Índia para varizes:

  • As sementes da castanha da Índia possuem escina, o componente que lhe confere o efeito venotônico, pois ajuda a melhorar o fluxo de sangue e o tom venoso, favorecendo uma contração mais forte das fibras elásticas da parede venosa, combatendo a sua fragilidade.
  • Contribui para a normalidade da viscosidade do sangue.
  • Favorece muito o relaxamento da parede venosa, a qual é excelente para, na medida do possível, prevenir a formação de edemas ou inchaço nas extremidades inferiores.
  • Por ser diurético e promover a eliminação de líquidos através da urina, também previne a formação de edemas ou inchaço nas extremidades inferiores.
  • É excelente para proporcionar alívio em casos de transtornos associados às varizes, assim como em caso de inchaço, sensação de peso, cãibras, formigueiro, etc.
Como tomar castanha da Índia para varizes - cápsulas, chá e creme - Castanha da Índia elimina varizes?

Cápsulas de castanha da Índia para eliminar varizes

Existem vários formatos para tomar a castanha da Índia para varizes e reduzir todos os sintomas que esta condição provoca, melhorando assim o bem-estar da pessoa afetada. A primeira opção que você pode usar é a toma de cápsulas de castanha da Índia disponíveis em farmácias, ervanárias ou lojas especializadas na venda de produtos naturais.

Ao tomar estes comprimidos, é importante não superar a dose de 400 mg por dia, o que equivale, sensivelmente, a duas cápsulas. O melhor é acompanhar a toma com um copo de água, ingerindo uma no café da manhã e outra no jantar. Esta última contribui ainda para reduzir o incômodo provocado pelo inchaço e cansaço das pernas durante a noite, o momento em que costumam ser mais intensas e acentuadas.

Chá de castanha da Índia para varizes

Também é possível aproveitar todos os benefícios da castanha da Índia para as varizes nas pernas consumindo a sua infusão. Para preparar um chá de castanha da Índia que ajuda a melhorar a saúde do sistema circulatório e age favoravelmente contra as veias dilatadas e inflamadas, é necessário preparar a seguinte receita:

Ingredientes

  • 1 colher pequena de cortiça ou de sementes de castanha da Índia
  • 1 copo de água

Preparação

  1. Despeje o copo de água em uma panela e deixe ferver.
  2. Quando a água ferver, adicione a cortiça ou as sementes.
  3. Deixe cozinhar e ferver por 10 minutos.
  4. Em seguida, retire do fogo, coe a mistura e adicione um pouco de açúcar mascavo para melhorar o gosto do chá.

Recomendamos que você consuma 2 copos de chá de castanha da Índia por dia para prevenir o aparecimento de varizes ou para eliminar e aliviar o incômodo nas pernas.

Como tomar castanha da Índia para varizes - cápsulas, chá e creme - Chá de castanha da Índia para varizes

Creme de castanha da Índia para varizes

A aplicação de um creme de castanha da Índia nas pernas com varizes também pode ser muito relaxante, reconfortante e aliviadora. As loções tópicas preparadas à base desta árvore são especialmente indicadas para melhorar o aspeto das varizes, reduzir a inflamação, aumentar a resistência dos vasos sanguíneos, aliviar o desconforto e refirmar a pele. Normalmente, também costuma incluir outros componentes eficazes como a vitamina C, flavonoides, hamamélis, alecrim, etc.

Recomendamos que você aplique o creme diretamente sobre as zonas com varizes, distribuindo o produto com massagens circulares e movimentos ascendentes que melhorem, ao mesmo tempo, a circulação do sangue nas extremidades inferiores. isto quer dizer que é preferível começar a massagem pelos tornozelos e ir subindo pouco a pouco até chegar ao final das coxas. A aplicação pode ser repetida 2 vezes por dia para que os efeitos sejam mais notórios, embora seja essencial seguir estritamente todas as indicações especificadas na embalagem ou guia do produto.

Como tomar castanha da Índia para varizes - cápsulas, chá e creme - Creme de castanha da Índia para varizes

Contra-indicações da castanha da Índia

Antes de começar a usar a castanha da Índia para varizes, é essencial saber quais são as suas contraindicações já que, em alguns casos, o seu consumo não é aconselhável. Mesmo assim, convém que você esteja informado sobre os possíveis efeitos secundários que o consumo inadequado ou excessivo pode provocar:

As principais contra-indicações são as seguintes:

  • Mulheres grávidas.
  • Mulheres em período de lactância.
  • Pacientes com problemas de coagulação.
  • Pessoas que estejam tomando medicamentos anticoagulantes.
  • Pacientes com úlceras digestivas ou gastrite.
  • Pacientes com doenças renais.
  • Diabéticos.
  • Pessoas fazendo tratamento farmacológico. É essencial consultar previamente se a castanha da Índia pode ter interação com esses medicamentos.

Como efeitos secundários do uso da castanha da Índia via interna ou externa, devemos considerar os seguintes:

  • Dermatite, comichão, irritação ou bolhas ao entrar em contato direto com a pele.
  • Irritação bucal, sede ou secura bucal.
  • Transtornos digestivos.
  • Enjoos.
  • Dores de cabeça.

Além deste tratamento natural, o umCOMO ajuda a descobrir outros remédios caseiros eficazes para as varizes, você apenas necessita dar uma olhada no artigo Como tratar as varizes com remédios caseiros.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar castanha da Índia para varizes - cápsulas, chá e creme, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como tomar castanha da Índia para varizes - cápsulas, chá e creme

O que lhe pareceu o artigo?

Como tomar castanha da Índia para varizes - cápsulas, chá e creme
1 de 4
Como tomar castanha da Índia para varizes - cápsulas, chá e creme

Voltar ao topo da página