Partilhar

Pontinhos pretos nas fezes, o que pode ser? - Causas comuns

Pontinhos pretos nas fezes, o que pode ser? - Causas comuns

Podem ser vermes, gravidez, resultado da alimentação ou outras coisas que vamos citar neste artigo do umCOMO. Se somos o que comemos, ter o cuidado de analisar as fezes é fundamental. Mesmo que não seja a melhor das tarefas, examinar as fezes pode ser tão esclarecedor quanto medir a pressão arterial, por exemplo. A partir dela, podemos identificar problemas alimentares, gastrointestinais e até mesmo psicológicos, como em casos de altos níveis de estresse. Alterações na consistência, coloração e frequência das fezes nos dão informações importantes para sabermos se estamos infectados com alguma doença. Para te ajudar a identificar algumas dessas alterações, umCOMO preparou o guia sobre "Pontinhos pretos nas fezes, o que pode ser?" para tirar todas as suas dúvidas.

Também lhe pode interessar: Catarro nas fezes, o que pode ser?

Pontinhos pretos nas fezes na gravidez

Se você está grávida e apresentou pontinhos pretos nas fezes, é possível que eles tenham aparecido por conta de um excesso de ferro no sangue. No entanto, o excesso de ferro no sangue ocorre geralmente quando a mulher está fazendo uso de alguma suplementação vitamínica específica para ser usada durante a gravidez, como a vitamina Damater.

Esse tipo de medicamento é composto por diversas vitaminas e minerais ideal para a suplementação de eventuais deficiências de nutrientes que possa ocorrer durante a gravidez e a lactação. Todos eles podem acarretar no excesso de ferro no organismo e no consequente aparecimento dos pontinhos pretos nas fezes humanas.

No entanto, se você está grávida, não faz uso da suplementação e notou a alteração nas fezes, é o caso de reportar o quadro ao seu obstetra para avaliar melhor quaisquer outras possibilidades.

Pontinhos pretos nas fezes podem ser vermes?

Ao se deparar com pontinhos pretos no papel higiênico e nas fezes, logo podemos pensar em uma possível infecção por algum parasita. Uma suspeita é a giardíase, uma doença provocada por um parasita que se instala no intestino delgado ou no trato biliar do corpo humano.

A contaminação acontece pelo contato com água ou alimentos contaminados e também pelo contato entre pessoas, uma vez que sexo anal desprotegido também pode ser um canal de contágio. O parasita pode ser encontrado em lagos, riachos, piscinas, banheiras de hidromassagem, poços e estações de abastecimento de água. Grupos de risco da giardíase são pessoas que têm difícil acesso à água potável, pessoas que fazem sexo anal sem proteção, crianças e quem convive com elas. Portanto, se você notou pontinhos pretos nas fezes do bebê, é preciso ficar atento aos demais sinais de contaminação.

Às vezes, a doença é assintomática se o verme é eliminado pelas fezes. No entanto, quando não eliminada, os sintomas começam a aparecer. São eles:

  • Diarreia com pontinhos pretos, alterada com fezes gordurosas;
  • Cansaço;
  • Perda de peso;
  • Dores abdominais e inchaço;
  • Náuseas;
  • Arrotos com gosto ruim.

O tratamento da giardíase é feito com antiparasitários receitados por um médico. Para complementar o uso do medicamento, manter a hidratação em dia é imprescindível para se recuperar devidamente de uma diarreia. É importante também ficar longe de possíveis fontes de contaminação - o que pode ser difícil para algumas pessoas quando o contágio aconteceu pela ingestão de água suja, pois às vezes é a mesma água mal tratada que é usada para limpar os alimentos, o que acaba os contaminando também.

Sugestão: Fezes finas e em tiras, o que podem ser?

Fezes com pontinhos pretos parecendo areia

Uma causa que não demanda preocupação para explicar o aparecimento dos pontinhos pretos nas fezes é a sua dieta. É necessário repassar tudo o que você tem ingerido nos últimos dias, principalmente frutas como banana, kiwi, maracujá e outras plantas com pequenos caroços ou sementes pretos. Para conferir todos os alimentos que podem provocar o escurecimento das fezes, recomendamos a você nosso outro artigo sobre Alimentos que causam fezes escuras.

De maneira mais geral, o aparecimento de pontinhos pretos nas fezes não costuma indicar alguma doença mais agressiva ou preocupante, e sim algo facilmente tratável com o uso da medicação correta e com hábitos mais responsáveis e atenciosos. E, como citado, em alguns casos sequer indica a presença de alguma doença.

No entanto, perceber a presença dos tais pontinhos nas fezes não é um sinal que deva ser ignorado. As fezes são uma importante forma de entender e analisar como anda a sua saúde gastrointestinal. Reporte ao seu médico informações como a consistência das fezes, do que você está se alimentando, se possui o costume de higienizar as mãos com frequência, se viajou recentemente para locais que não possuem um sistema de saneamento básico adequado, se andou tendo contato com crianças possivelmente infectadas, por exemplo. A partir dessas informações, o médico é capaz de realizar um diagnóstico preciso.

Veja também: Como identificar doenças por meio das fezes

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pontinhos pretos nas fezes, o que pode ser? - Causas comuns, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Pontinhos pretos nas fezes, o que pode ser? - Causas comuns

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Maria Cassiana
Estou com 21 semana de gravidez e minhas fezes Estão com uns pontinhos pretos, como semente de maracujá batida. O que pode ser ? Estou preocupada
A sua avaliação:
Soraia
Nunca pensei que pontinhos pretos nas fezes pudessem ser sementes de frutas. valeu

Pontinhos pretos nas fezes, o que pode ser? - Causas comuns
Pontinhos pretos nas fezes, o que pode ser? - Causas comuns

Voltar ao topo da página