Aparelho Digestivo

Causas das fezes escuras

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 1 julho 2018
Causas das fezes escuras

Todos nós, quando sentimos a necessidade de usar o banheiro, desejamos simplesmente terminar rápido esse assunto e voltar à nossa rotina sem prestar muita atenção à matéria fecal que agora viaja pelo esgoto. Mas mesmo que não pareça, os nossos excrementos podem nos dar muita informação sobre a nossa saúde se prestarmos atenção à sua composição e cor, principalmente ao perceber que suas fezes são de uma cor escura. Na continuação deste artigo de umComo.com.br vamos explicar para você quais são as causas das fezes escuras e o que fazer neste caso.

Também lhe pode interessar: Alimentos que causam fezes escuras

Índice

  1. Por ocorrem as fezes escuras?
  2. Fezes escuras por sangramento interno
  3. O que fazer se tiver fezes escuras

Por ocorrem as fezes escuras?

As fezes de cor escura são produzidas quando se encontra nelas uma alta presença de ferro. Este aumento pode ocorrer por vários motivos, sendo um deles (e o mais perigoso de todos) quando nos processos digestivos há a presença de sangue (mais especificamente de glóbulos vermelhos) originado por um sangramento interno que pode ter origem no esôfago, estômago ou intestino. Se esta for a causa, será necessário ir ao médico de imediato.

Outro motivo para que isso ocorra é ingerir sangue (receitas onde o sangue se encontra cozido), por exemplo em carnes bovinas, cabrito ou porco. Nestes alimentos onde o sangue pode ser considerado um ingrediente a mais, o conteúdo de ferro é muito elevado, o que faz com que as fezes sejam de uma cor escura.

Nos casos de pessoas que devem se submeter a tratamentos para a anemia, é bastante comum notar que as suas fezes ficaram com uma cor escura, pois devem consumir suplementos de ferro que causam esta cor em seus excrementos.

Neste outro artigo explicamos como prevenir a anemia para obter os níveis adequados de ferro.

Causas das fezes escuras - Por ocorrem as fezes escuras?

Fezes escuras por sangramento interno

O lugar onde é mais comum que ocorram sangramento internos que provoquem fezes escuras é no aparelho digestivo superior (mucosas orais, faringe, laringe, esôfago, estômago). Quando o volume do sangramento é menor, os glóbulos vermelhos (que contêm hemoglobina com ferro) podem ser digeridos, mudando a cor café das fezes para tons escuros, que notamos ao evacuar.

Quando o sangramento acontece no intestino delgado, cólon ou reto, as fezes se tornam roxas ou de um tom vermelho brilhante, além de conter alguns coágulos. Ao ocorrer um sangramento interno muito abundante (independente do local de origem) as fezes serão de uma cor vermelha intensa brilhante, devido aos processos digestivos que não terão tempo de digerir o volume de sangue.

Veja também: Pontinhos pretos nas fezes, o que pode ser? - Causas comuns

O que fazer se tiver fezes escuras

As fezes escuras são denominadas pelos médicos de "melena" e a ação mais correta a seguir caso as detecte é consultar um médico ou especialista em gastroenterologia, de forma que ele possa realizar os exames necessários para confirmar ou descartar o sangramento digestivo como causa das fazes escuras.

Se notar este sintoma em suas evacuações, o médico realizará uma avaliação do seu histórico clínico e uma exploração física através de exames de laboratório e uma endoscopia, detectando exatamente a causa e origem dos excrementos escuros, definindo um tratamento curativo apropriado ou caso seja necessário, em casos mais graves de perfurações intestinais, uma cirurgia imediata. Ao notar este tipo de fezes é importante realizar todos os exames apropriados, principalmente porque há um risco elevado de contrair uma anemia aguda.

É importante mencionar que as fezes escuras podem aparecer sem causar nenhum tipo de sintoma em uma grande quantidade de pessoas, mas também há casos onde pode vir acompanhada de fortes dores no abdômen, náuseas e vômitos.

É recomendável não ingerir de forma tão frequente e excessiva bebidas alcoólicas, medicamentos analgésicos ou aspirinas pois estes produtos (se consumidos de forma exagerada) são propensos a causar sangramento interno, que poderá ser notado devido a evacuações escuras.

No caso de fezes verdes, confira o nosso artigo para saber o que significam fezes verdes.

Causas das fezes escuras - O que fazer se tiver fezes escuras

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas das fezes escuras, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Causas das fezes escuras