Outros Saúde gastrointestinal

Cor das fezes e doenças - aprenda a identificá-las!

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 5 novembro 2019
Cor das fezes e doenças - aprenda a identificá-las!

As fezes podem revelar muita informação sobre a nossa saúde. Uma mudança de cor ou de consistência pode ser provocada por uma má absorção dos nutrientes ou digestão, mas também pode ser a causa de uma doença. Dependendo da cor de apresentam, podem indicar uma ou outra patologia, sendo conveniente consultar o médico para que ele realize uma coprologia (exame físico das fezes) e possa diagnosticar a causa exata dessa alteração. O responsável pela cor das fezes é a bilirrubina.

No seguinte artigo do umCOMO, revelamos quais são as doenças que você pode manifestar através da cor das suas fezes!

Também lhe pode interessar: Como identificar doenças por meio das fezes

Índice

  1. Fezes marrom claro ou escuro
  2. Fezes esverdeadas
  3. Fezes esbranquiçadas
  4. Fezes amareladas
  5. Fezes pretas ou vermelhas

Fezes marrom claro ou escuro

As fezes marrom indicam normalidade. O tom marrom claro ou escuro é o habitual das fezes, sendo provocado pela ação conjunta da bilirrubina e das bactérias intestinais que fazem com que a bilirrubina se transforme em estercobilina, cuja cor é marrom, o que provoca essa cor nas fezes. O tom e a consistência podem variar de acordo com a alimentação e com a pessoa, sendo mais claras ou mais escuras e mais ou menos consistentes.

Quando o tom é marrom escuro, isso pode estar acontecendo porque a matéria fecal passou muito tempo no trato digestivo, não sendo um indício de nenhuma doença. Quando o tom marrom é mais claro, isso também é provocado pela alimentação de cada um, não existindo motivo para alarme.

Fezes esverdeadas

A cor verde das fezes indica que passaram demasiado rápido pelo intestino e não tiveram tempo para a bílis se modificar. Podem ser provocadas por uma alimentação rica em vegetais ou verduras ricas em clorofila. Neste caso, a cor desaparece ao expulsar todos os restos dessa comida. Normalmente, não costumam ser produzidas por nenhuma doença, embora pareçam alarmantes.

Contudo, em alguns casos, as fezes verdes também podem ser provocadas por uma diarreia. A diarreia faz com que a evacuação seja muito rápida e, como mencionado antes, que a matéria fecal passe demasiado rápido pelo intestino.

Você pode conferir outros fatores que fazem com que a matéria fecal tenha esse tom consultando esse artigo que explica O que significam fezes verdes.

Cor das fezes e doenças - aprenda a identificá-las! - Fezes esverdeadas

Fezes esbranquiçadas

As fezes brancas indicam que existe uma ausência de bílis. Isso pode ser provocado por um distúrbio no fígado, no pâncreas ou na vesícula, sendo importante consultar o médico quando ocorre esse tipo de evacuação.

Alguns transtornos que provocam este tipo de fezes são:

  • Hepatite alcoólica: é uma patologia do fígado que é provocada pelo consumo de álcool em excesso. O estágio final da hepatite alcoólica é a cirrose hepática.
  • Cirrose biliar: é uma cicatrização do fígado provocada pela inflamação dos tubos familiares que bloqueiam a bílis.
  • Tumores benignos ou cancerígenos do fígado, do sistema biliar ou do pâncreas: são formações que se criam nestas zonas. Normalmente, não produzem sintomas mas provocam dor ou hemorragias, devendo ser removidos e tratados.
  • Cistos das vias biliares: podem produzir obstrução das vias biliares e fazer com que a bílis não flua com normalidade.
  • Cálculos biliares: conhecidos como pedras na vesícula. São formações de bílis que cristalizaram formando uma espécie de pedras. São formadas através da sedimentação dos componentes da bílis (colesterol, sais biliares e cálcio). Quando não provocam sintomas, não requerem tratamento mas, em alguns casos, é necessário removê-los ou diluí-los com medicamentos.

Quando são feitas radiografias intestinas é, normalmente, necessário que o paciente beba uma quantidade de líquido que contem bário. Este composto pode produzir fezes brancas depois da radiografia, mas isso só seria normal caso você tenha feito esse exame.

Alguns medicamentos para a diarreia também podem provocar fezes esbranquiçadas.

Sugestão: Cocô em bolinhas, tipo 'fezes de cabrito', o que pode ser?

Fezes amareladas

As fezes amarelas costuma indicar que a pessoa padece de alguma doença. Se as suas fezes apresentam uma cor amarelada, é conveniente que você consulte o seu médico.

Algumas das doenças que podem provocar fezes amarelas são as seguintes:

  • Síndrome de Gilbert: consiste no excesso de bilirrubina no sangue, provocando icterícia e uma cor amarelada própria desta doença. O tom amarelo é provocado pela abundância de bilirrubina. Não apresenta sintomas e é uma síndrome benigna, não necessitando de tratamento.
  • Giardia: é um tipo de protoziário de caráter infecioso que pode afetar o intestino. Esta patologia pode provocar fezes amarelas.
  • Doença celíaca: quando um celíaco ingere glúten, essa proteína afeta o seu intestino delgado fazendo com que os alimentos não sejam absorvidos adequadamente.
  • Cálculos biliares: como mencionado antes, são pedras que se formam na vesícula e, dependendo dos sintomas e tamanho, podem necessitar de ser removidas ou não.

A má absorção de nutrientes pode, além de hepatite ou doenças do fígado, provocar este tipo de fezes amarelas.

Confira mais detalhes, consultando o artigo Fezes amarelas, causas e tratamento.

Cor das fezes e doenças - aprenda a identificá-las! - Fezes amareladas

Fezes pretas ou vermelhas

Tanto as fezes pretas como as vermelhas indicam a presença de sangue, mas existem algumas diferenças. As fezes negras indicam uma grande consistência de alcatrão e isto é provocado por uma hemorragia do trato digestivo superior (esófago, estômago ou intestino delgado). É conveniente realizar uma endoscopia para saber o diagnóstico.

As fezes pretas também podem ser provocadas pela toma de um suplemento de ferro em pessoas com anemia.

As fezes avermelhadas indicam que o sangue provem da parte inferior do tubo digestivo (intestino grosso, reto ou ânus). Podem ser provocadas simplesmente por hemorroidas que criam pequenas fissuras no ânus, provocando sangue. Se uma pessoa padece de prisão de ventre, é possível que essa seja a causa.

Contudo, as fezes vermelhas também podem ser provocadas por doenças como:

  • Doença de Crohn: é uma doença intestinal inflamatória que necessita de ser tratada.
  • Colite ulcerativa: assim como a anterior, também ñe uma doença intestinal inflamatória que afeta o cólon e o reto. Como o seu nome indica, produz úlceras no cólon que podem provocar fezes com sangue.
  • Isquemia intestinal: é produzida quando as artérias dos intestino se esticam ou se bloqueiam, fazendo com o sangue não circule.
  • Câncer de cólon: também pode ocorrer câncer colorretal. Nestes casos, surgem tumores cancerígenos na zona onde a doença se desenvolve.
  • Tumores: pode surgir outro tipo de tumores nos intestinos que não são, necessariamente, cancerígenos, mas que também provocam sangramento.

Perante qualquer dúvida ou alteração nas fezes que seja preocupante, não hesite em consultar um médico. Ele, melhor do que ninguém, saberá que tratamento recomendar para uma anomalia dessa natureza.

Leia também: Fezes pastosas são normais? - Aprenda a analisar o cocô

Cor das fezes e doenças - aprenda a identificá-las! - Fezes pretas ou vermelhas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cor das fezes e doenças - aprenda a identificá-las!, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Joze
Giardia é um protozoário e não uma bactéria.
1 de 4
Cor das fezes e doenças - aprenda a identificá-las!