Outros Saúde gastrointestinal

Cocô em bolinhas, tipo 'fezes de cabrito', o que pode ser?

Cocô em bolinhas, tipo 'fezes de cabrito', o que pode ser?

As fezes são um meio bastante eficaz de identificar problemas em nossa saúde gastrointestinal. Elas revelam informações importantes sobre a qualidade do que comemos e sobre o funcionamento de todo o sistema digestório, desde a boca até o ânus. Por isso, mesmo que não seja a tarefa mais agradável de todas, é necessário prestar um pouco mais de atenção aos nossos excrementos, de maneira a garantir que eles tenham sempre um aspecto saudável. A análise das fezes é tão importante quanto medir a pressão arterial, por exemplo.

Aspectos como cor, consistência e frequência das fezes nos ajudam a saber se estamos nos alimentando corretamente, se há alguma doença impedindo o bom funcionamento do intestino ou até mesmo se há algum problema psicológico afetando a digestão (como é altamente comum em casos de altos níveis de estresse e ansiedade). Para lhe ajudar a analisar melhor o seu cocô, neste artigo do umCOMO responderemos à pergunta "Cocô em bolinhas, tipo fezes de cabrito, o que pode ser?" e outras informações essenciais. Continue lendo!

Índice

  1. Cocô em bolinhas - o que pode ser?
  2. Cores das fezes
  3. Muco nas fezes

Cocô em bolinhas - o que pode ser?

As formas do cocô geralmente estão relacionadas à sua consistência. A consistência, por sua vez, nos indica quanto tempo as fezes demoraram para ser evacuadas. A partir dessa informação, conseguimos identificar facilmente alguns problemas relacionados ao aspecto de fezes igual de cabrito.

À medida que os alimentos consumidos passam pelo trato digestivo, a água e os nutrientes presentes neles vão sendo, aos poucos, absorvidos pelo organismo. Aquilo que o corpo não consegue aproveitar forma o bolo fecal que, através de contrações musculares da parede do intestino, é empurrado para fora do corpo humano.

No entanto, algum fator pode causar o enfraquecimento dessas contrações, originando um acúmulo do bolo fecal no intestino e fazendo com que ele tome mais tempo para ser evacuado. O grande problema é que, quanto mais as fezes demoram para ser evacuadas, o corpo reabsorve a água do resíduo e ele acaba ficando cada vez mais endurecido. Todo esse processo resulta no que conhecemos como prisão de ventre ou constipação.

O aspecto de "bolinha", por sua vez, está intimamente ligado a todo esse processo intestinal. É uma característica da disbiose (desequilíbrio da flora intestinal que reduz a absorção de nutrientes e causa carência de vitaminas), e pode estar relacionada a alguma inflamação do intestino. Esse tipo de fezes costuma ser muito sólido, podendo machucar os tecidos e causando grande dificuldade na hora de defecar. As fezes que possuem tal aspecto sofrem grande reabsorção de água, estando diretamente ligadas à constipação do intestino.

Leitura complementar: Fezes esfarelando,o que pode ser?

Cores das fezes

Outro aspecto importante a respeito das fezes é justamente sua coloração.

Fezes verdes

Coloração esverdeada nas fezes indica que elas passaram rápido demais pelo intestino e não tiveram tempo para a bílis se modificar e dar o tom mais amarronzado de costume. Geralmente, possui duas causas:

  1. Alimentação: uma alimentação rica em verduras ou vegetais com clorofila pode mudar a coloração das fezes. Nesse caso, elas voltam a adquirir sua tonalidade normal após o corpo expulsar todos os restos da comida.
  2. Diarreia: a diarreia faz com que a evacuação seja muito rápida, fazendo com que o bolo fecal passe depressa pelo intestino.

Fezes escuras

Fezes escuras ou empretecidas podem indicar hemorragia no trato intestinal superior (esôfago, estômago ou intestino delgado). Também podem indicar que o paciente está tomando suplementos de ferro, tratamento comum para a anemia.

Outra causa comum para o aparecimento de fezes escuras é a alimentação. Veja mais no artigo "Alimentos que causam fezes escuras".

Para mais informações a respeito da coloração das fezes, acesse este outro artigo do umCOMO "Cor das fezes e doenças - aprenda a identificá-las".

Muco nas fezes

É normal encontrar uma pequena quantidade de muco nas fezes, podendo essa viscosidade ser transparente ou adquirir tons mais esbranquiçados, amarelados ou esverdeados. O muco serve para facilitar a passagem da comida pelo intestino, lubrificando-o, garantindo assim que as membranas do estômago sejam protegidas, bem como os ácidos do intestino.

Entretanto, em casos de diarreia ou de constipação, o muco nas fezes fica ainda mais aparente. Pode ser necessário consultar um especialista caso há presença anormal de muco por mais de uma semana, e caso ele venha acompanhado de sangue e fortes dores abdominais.

Leia também: Fezes finas e em tiras, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cocô em bolinhas, tipo 'fezes de cabrito', o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
gilson dias
as fezes em forma de bolinhas porque acontece, e como tratar
Juciara
Mas e normal fezes de bolinha
Cocô em bolinhas, tipo 'fezes de cabrito', o que pode ser?