Distúrbios digestivos

Fezes finas e em tiras, o que podem ser?

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 1 julho 2018
Fezes finas e em tiras, o que podem ser?

Após a digestão o corpo humano absorve todos os nutrientes e expele o que não for bom, como compostos que não podem ser processados por nosso corpo, bactérias danosas, gorduras e outras substâncias prejudiciais. A fezes são os resquícios da nossa alimentação que em nada são bons para nossa saúde e qualquer alteração visível em sua aparência pode significar alterações no sistema digestivo, por isso é sempre bom prestar atenção no que é expelido pelo seu corpo. Se você está com fezes finas e em tiras e se pergunta o que pode ser, entenda neste artigo do umCOMO.

Tipos de fezes

As alterações nas fezes podem parecer algo desagradável de se reparar, entretanto, são de extrema importância visto que cor, consistência e frequência com que se defeca podem indicar distúrbios do sistema digestivo de grande seriedade. Veja abaixo a lista com tipos de fezes e o que tais diferenças indicam:

  • Fezes em fita: fezes finas e compridas podem indicar câncer no cólon em casos de sangramento e também síndrome do intestino irritável em caso de dor. Em caso de síndrome do intestino irritável também é possível que o paciente tenha tanto prisão de ventre como diarreia e que sinta dores abdominais, para saber mais veja quais são os sintomas da síndrome do intestino irritável. Fezes finas e em tiras não têm um tratamento específico por poderem ser causadas por diversos fatores, sendo assim, o ideal é que se consulte um médico para procurar a causa e tratamento adequado.
  • Fezes verdes: geralmente estão relacionadas com diarreia em razão da ingestão de alimentos contaminados, antibióticos ou intolerâncias à substâncias como a lactose, se você está passando por isso veja nesse artigo tratamentos para diarreia.
  • Fezes finas e com sangue: Em mulheres costuma ser sinal de endometriose, visto que o tecido do endométrio acaba atrapalhando a passagem das fezes pelo intestino, também causando irritação. Além da endometriose fezes finas e hemorroidas podem estar diretamente ligados, visto que o aumento das veias do intestino próximo ao ânus também podem atrapalhar a passagem das fezes, tornando-as finas e resultando em sangramento.
  • Fezes escuras: fezes pretas ou de tom muito escuro podem indicar sangramento em órgãos acima do intestino como o estômago, visto que até o bolo alimentar ser efetivamente processado até ser defecado o sangue acaba coagulando e ganhando tonalidade escura.
  • Fezes amarelas: de forma geral não devem gerar preocupação pois podem ser saudáveis ou decorrer de grande ingestão de gordura. Em casos de dor e fezes amarelas é necessário que se consulte um médico pois há a possibilidade de que decorram de uma infecção que deve ser tratada com antibióticos e probióticos para o reequilíbrio intestinal.
  • Fezes finas e moles: fezes pastosas não são normais e indicam distúrbios do sistema digestivo que atrapalham a absorção de nutrientes e de água. Em caso esporádicos não é necessária preocupação, entretanto, em casos de recorrência é necessária consulta médica para que o motivo seja avaliado.
  • Fezes saudáveis: costumam ter cor marrom, consistência sólida e superfície lisa. Em caso de fezes esfarelando é possível que a causa seja desidratação.

Leia também: Catarro nas fezes, o que pode ser?

Quais fatores podem alterar as fezes?

Além das doenças diretamente relacionadas ao sistema gastrointestinal existem diversos fatores do cotidiano que podem alterar a composição e aparência das fezes, sendo eles:

  • Alterações alimentares: excesso ou falta de água, fibra e gordura na alimentação podem muito facilmente alterar as fezes, isso acontece porque os excessos são eliminados também por via da defecação. O mais comum é que dietas causem esse tipo de efeito, já que costumam restringir a alimentação de quem as segue de forma que por vezes não supre as necessidades do corpo, apenas foca na perda de peso. Saiba quais são os alimentos que causam fezes escuras;
  • Síndrome do intestino irritável: A doença costuma atingir grande parte da população e tem causa pouco comprovada, não é curável mas manter uma boa alimentação pode ajudar bastante, veja nesse artigo como comer se tiver intestino irritável.
  • Vermes: Nesses casos também é possível sentir constipação, diarreia e principalmente coceira no ânus, para tratar da infecção por vermes é necessário tomar vermífugos.
  • Intolerâncias alimentares;
  • Úlcera;
  • Doença de Crohn;
  • Inflamações e infecções.

O bolo alimentar atravessa boa parte do nosso corpo até que se torne efetivamente fezes e sua alterações pode indicar diversos problemas de saúde em diferentes regiões do corpo. É normal que se tenha fezes diferentes por vezes, entretanto, tais alterações, podem indicar até mesmo câncer quando constantes, sendo assim, em caso de recorrência é necessário que se consulte em médico.

Sugestão: Fezes esfarelando, o que pode ser? - Causas + sintomas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Fezes finas e em tiras, o que podem ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Fezes finas e em tiras, o que podem ser?