Partilhar

Como identificar doenças por meio das fezes

Por Alana Martins. Atualizado: 18 junho 2018
Como identificar doenças por meio das fezes
Imagem: rilitrosdotcom.wordpress.com

Quer aprender como identificar doenças por meio das fezes? Nós em UmComo.com.br podemos te ajudar! Aprenda a identificar a sua situação de sua saúde por meio de suas fezes, elas podem te fornecer informações importantes que poderão auxiliar em seu bem estar. Pelo cocô é possível identificar com facilidade problemas de hipertensão, febre, relacionados a alimentação, funcionamento intestinal e outros. Portando, antes de dar a descarga e mandar para bem longe suas fezes, que tal dar uma conferida no conteúdo eliminado hein?

Entendendo o processo de formação normal de formação das fezes

As fezes são o resultado da digestão e excreção de substâncias que não serão mais utilizadas pelo organismo, o bolo fecal se forma no intestino grosso, ele é formado por água, alimentos que não foram digeridos (casca de milho e alguns tipos de sementes), células mortas de nosso organismo, bactérias vivas e mortas, secreções e bile. Nossas fezes também são compostas por células vermelhas mortas, elas são as responsáveis por conceder a coloração marrom característica de nosso bolo fecal.

Quando o processo de digestão e eliminação ocorre de forma normal e saudável, o fim do processo resulta em uma ida ao banheiro, porém, cada pessoa possui hábitos intestinais diferentes, ou seja, possuem diferentes horários e frequências para eliminação de suas fezes.

Embora as fezes de cada ser humano tenham as suas características peculiares, em geral, as fezes normais devem possuir uma consistência de forma cilíndrica e bem firme, porém, devem ser macias e encorpadas, a coloração pode variar de um tom marrom forte ao mais claro, o cheiro é característico mas não deve ser muito fétido. Também é importante que estas fezes saiam sem a necessidade de fazer muita força ou sacrifico.

Sugestão: Fezes finas e em tiras, o que podem ser?

Como identificar doenças por meio das fezes - Entendendo o processo de formação normal de formação das fezes
Imagem: groupon.pt

Aprenda a identificar anormalidades em suas fezes

Veja alguns fatores que merecem atenção quando observados em suas fezes:

  • Se seu cocô estiver muito escuro pode ser sinal de sangramento interno ou externo, procure um médico imediatamente;
  • Se estiver sentindo muita dor para eliminar suas fezes pode ser devido a carência de alimentos que contem fibras em sua alimentação ou hemorroidas;
  • A ingestão de vinho pode fazer com que as fezes fiquem mais escuras do que o normal, bem como, a beterraba e outros alimentos que contem corantes tendem a modificar a coloração das fezes;
  • Fezes com coloração verde clara pode ser sinal de consumo excessivo de açúcar, frutas, vegetais ou ausência de sal e grãos;
  • Fezes amareladas podem identificar infecções por parasitas, geralmente são concomitantes ás diarreias.

Normalmente, quando o seu funcionamento intestinal não vai bem você poderá sentir dores, gases, cólicas, barriga inchada e sensação de desconforto.

Veja também: Pontinhos pretos nas fezes, o que pode ser? - Causas comuns

Como identificar doenças por meio das fezes - Aprenda a identificar anormalidades em suas fezes
Imagem: fotosefotos.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar doenças por meio das fezes, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Agora você já sabe né? Antes de dar descarga, observe a coloração, textura e consistência de suas fezes, elas poderão te fornecer informações muito importantes sobre o funcionamento de seu organismo.

Escrever comentário sobre Como identificar doenças por meio das fezes

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
inalva
Estes comentarios e devidadamente feito por quem esta ligado a areade saude atuando, no caso o clinico,a nutricista e o laboratorio e claro,Eu,com dor de barriga vou mais vezes , mas olho e nao vejo anormalidade , cor marron, meio dura, meio mole, e da para ve o que saiu no caso , inhame, e as coisas que como, muita quintura, gazs meio preso, e a barriga meio alta, se estranha , o que comemos em casa, quando fazemos, e o que se come fora, o organismo, respponde a certas coisas estranhas quando entra de forma diferente , como foi feito, codimentos, gulosemas demais, frituras demais,gordura e açaucar, os chas e bom , no caso quebra-pedra, erva cidreira, camomila, mate, maça, alho pepino etc,e outros que sao bons e as frutas que comemos e as verduras que fazemos o suco tambem,Acho, que clinicamente o cara nao para de estudar , tem que se preocupar ate com as cor das fezes pelo amor de deus, se incucar e pior,

Como identificar doenças por meio das fezes
Imagem: rilitrosdotcom.wordpress.com
Imagem: groupon.pt
Imagem: fotosefotos.com
1 de 3
Como identificar doenças por meio das fezes

Voltar ao topo da página