Outros Saúde gastrointestinal

Doenças causadas por vermes

Doenças causadas por vermes
Imagem: codigodiamante.com

Os vermes pertencem ao reino Animalia e são reconhecidos pela sua fisionomia particular, corpo achatado, sem pernas ou podes, mole e com cabeça e cauda muito semelhantes. São quase sempre parasitas e alguns podem causar o óbito, esses, que geralmente não funcionam como um parasita, pois para um verme parasita não é bom matar o seu hospedeiro, uma vez que ele é sua fonte de alimento e moradia. Na maioria das vezes a pessoa infectada por vermes é devido a mal saneamento ou ingestão alimento infectado, o paciente também pode ser infectado por moscas e mosquitos que transportam ovos de vermes involuntariamente. Neste artigo umComo te diz algumas das doenças causadas por vermes.

Também lhe pode interessar: O que causa inchaço abdominal

Índice

  1. Ancilostomose ou Amarelão
  2. Ascaridíase ou Lombriga
  3. Bicho geográfico
  4. Esquistossomose ou barriga-d'água

Ancilostomose ou Amarelão

A ancilostomose, que também pode ser chamada de amarelão é uma doença causada por vermes parasitas nematódeos. Esta espécie, quando adulta se instala no aparelho digestivo do corpo humano próximo ao intestino delgado, se alimentando de sangue do hospedeiro e causando anemia na maioria dos infectados.

A doença é transmitida através da penetração dessas larvas pela pele, quando o indivíduo entra em contato com ambientes que podem estar infectados, no caso do solo, que contenha fezes ou resíduos de fezes, que podem estar contaminadas pelos ovos desse verme.

A penetração da pele por este verme é possível por causa da presença de um aparelho bucal munido de dentículos que se inserem na superfície da região duodenal, causando lesão e sangramento, piorando o quadro anêmico. No seu trajeto eles passam pela epiderme, corrente sanguínea em direção aos alvéolos dos pulmões, de lá e por meio das vias respiratórias as larvas se deslocam para a traqueia e depois laringe onde podem se misturar aos alimentos ingeridos pelo paciente, passando então pelo esôfago, estômago e finalmente o intestino. Lá eles podem se reproduzir e eliminar ovos e fezes junto aos detritos do infectado.

Doenças causadas por vermes - Ancilostomose ou Amarelão
Imagem: moblog.whmsoft.net

Ascaridíase ou Lombriga

A ascaridíase se resulta por infestações do Ascaris Helminto lumbricoides (nome científico da famosa lombriga) no organismo humano e sendo mais frequentemente encontrado na região do intestino. A infecção por esses parasitas é mais comum em regiões com carência de saneamento básico.

A lombriga tem um corpo cilíndrico e alongado, podendo chegar a 40 cm de comprimento sendo que as fêmeas costumam ser maiores que os machos, que são identificados pela sua calda enrolada. Por incrível que pareça um único infectado pode apresentar até 600 desses parasitas no corpo.

Sua contaminação acontece através da ingestão dos seus ovos, que se encontram no solo, água e alimentos que tiveram contato com fezes humanas infectadas.

No intestino delgado é onde eles liberam suas larvas que atravessam as paredes do órgão e se direcionam aos vasos sanguíneos e se espalhando pelo organismo da pessoa infectada. Chegam até a faringe e desta forma podem ser liberadas através da tosse ou mucosas, caso contrário elas são deglutidas voltando ao intestino, onde podem se reproduzir sexualmente e liberando cerca de 200mil ovos por dia através do bolo fecal e assim, contaminando outras pessoas.

Doenças causadas por vermes - Ascaridíase ou Lombriga
Imagem: anissamarques.blogspot.com

Bicho geográfico

A larva migrans cutânea, popularmente conhecida como bicho geográfico, é causada pela penetração de vermes e parasitas intestinais naturalmente de cães de gatos na pele humana, principalmente o Ancylostoma Brasiliensis.

Possui maior incidência em países naturais de climas subtropicais ou tropicais, principalmente próximo a áreas próximas ao mar, possuem maior probabilidade de serem encontradas em areias de praias, tanques, parquinhos por serem locais que animais domésticos procuram para defecar. Os ovos que são liberados junto com as fezes desses animais eclodem e se transformam em larvas em cerca de 24 horas podendo se tornar infectantes alguns dias depois.

Este parasita é conhecido como bicho geográfico pois quando penetra na pele humana, e no tecido subcutâneo consequentemente, se locomovem deixando rastros semelhantes ao desenho de um mapa. São encontrados com maior frequência nos pés, nádegas, costas e mãos por serem regiões do corpo que geralmente entram em contato com o solo.

As parasitações causam inchaços, irritações inflamatórias e coceira, principalmente durante a noite. Essas reações atrapalham o sono do indivíduo provocando um quadro de alta irritabilidade e além disso o ato de coçar pode causar infecções secundárias. Esses vermes também liberam substancias tóxicas que pode causar alergias, tosses crônicas e fadiga.

Doenças causadas por vermes - Bicho geográfico
Imagem: podolife.blogspot.com

Esquistossomose ou barriga-d'água

A esquistossomose é causada por platelmintos Trematoda. Estes tipos de infecções ocorrem em diversas partes do mundo, ainda que no Brasil o responsável pela doença seja outro verme, o Shistossoma mansoni. Esse verme, diferente dos outros listados acima possuem o ser humano como hospedeiro definitivo e caramujos de água doce (Biomphalaria) como possíveis hospedeiros, em casos intermediários.

As pessoas, uma vez contaminadas, permitem que outros indivíduos sejam infectados pois os parasitas que o habitam liberam ovos através de suas fezes e urina, e se elas são depositadas nos rios, córregos e outros ambientes de água doce podem contaminar outros seres humanos.

Essas larvas que agora podem ser denominadas como cercárias, se desenvolvem ao serem liberadas na água. Em contato com a pele e mucosa humana, penetram no organismo e podem causar inflamação, vermelhidão e coceira nas regiões afetadas. Lá elas podem se desenvolver, reproduzir e eliminar os seus ovos a partir de veias do fígado e intestino, obstruindo-as desta forma.

O tratamento da esquistossomose é feito através de antiparasitários, uma única dose é suficiente. Para se prevenir desta doença deve se evitar contato com água de chuvas ou represadas ou usar roupas adequadas ao entrar em contato com água suspeita. As medidas geralmente são individuais mas combate aos caramujos e informar a população sobre o risco também são boas medidas.

Doenças causadas por vermes - Esquistossomose ou barriga-d'água
Imagem: news-medical.net

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Doenças causadas por vermes, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
rafaeli dias arboith
oi eu gostei muito só que eu vi comentários não agradável como eu sou técnica nisso eu exclui algumas coisa . eu amo coisas que falam bem mas eu analiso muito antes de excluir
A sua avaliação:
ezequiel
obrigado por voce existi min ajudo i muito no trabalho de ciencias vlw : )
Editor umComo.com.br
Oi Ezequiel! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
bigalhao
ola meus exames de fezes deu ancilostomiase e strogloydes ...tomei os medicamentos que o medica passou ..mas em 15 em 15 dias eu faço exames e da o mesmo verme estou começando a senti os sintomas de novo alguem ai pra ajuda-----estou voltando ate diarreia ,,estomago roncando ...entre outros sitomas---qualque resposta no meu---
Jary Jaccottet
Tenho cuspido sangue de manha, O que pode ser?
Nicolas Santos
Talvez você devesse passar num médico
Imagem: codigodiamante.com
Imagem: moblog.whmsoft.net
Imagem: anissamarques.blogspot.com
Imagem: podolife.blogspot.com
Imagem: news-medical.net
1 de 5
Doenças causadas por vermes