Partilhar

Quais os sintomas de vermes no intestino

Quais os sintomas de vermes no intestino

Os vermes intestinais são um tipo de parasitas que se aderem ao intestino humano e provocam alterações especialmente no sistema digestivo. É importante detectá-los para poder iniciar o tratamento adequado que acabe com estes vermes que atacam tanto crianças como adultos, embora sejam mais frequentes nos primeiros. Além do tratamento médico, devem-se redobrar as medidas de higiene, pois trata-se de uma infecção altamente contagiosa que facilmente se pode propagar. É por isso que neste artigo de umComo lhe vamos explicar quais os sintomas de vermes no intestino, além das medidas a seguir para os eliminar e prevenir a reinfecção.

Também lhe pode interessar: Como tratar os vermes intestinais
Passos a seguir:
1

Os vermes no intestino ocorrem quando se ingerem os ovos microscópicos destes parasitas de forma involuntário, geralmente estes ovos encontram-se nas unhas ou nas peças de roupa das pessoas que têm a infecção. Uma vez ingeridos, primeiro chegam ao intestino delgado, onde ocorre o nascimento das larvas que, depois se movem até ao intestino grosso, no qual acabam por se converter em vermes adultos, sendo brancos e de 1 cm de comprimento, aproximadamente. Quando os vermes fêmeas se reproduzem, costumam depositar os seus ovos nas margens do ânus, causando coceira e irritação.

Embora todas as pessoas possam sofrer desta infecção, há uma série de fatores que aumentam o risco de sofrer dela, como é o caso de viver em lugares muito povoados, ter maus hábitos de higiene, a superlotação, viver ou frequentar climas quentes ou estar em uma família em que um dos membros apresente oxiuríase.

Quais os sintomas de vermes no intestino - Passo 1
2

Em primeiro lugar, é bom referir que é possível que os vermes intestinais não causem sintomas aparentes, pelo que em alguns casos pode ser difícil determinar se existem ou não vermes no intestino. Mas quando manifestam sintomas, os pacientes costumam apresentar sinais como os seguintes:

  • É possível que ocorram problemas digestivos, uma perda de apetite incomum ou náuseas perante os alimentos.
  • Também é possível que o paciente com vermes no intestino apresente diarreia e/ou vômitos de forma repetida. Em alguns casos, podem ocorrer fezes com sangue como sintoma destes parasitas.
  • O inchaço e dor abdominal também podem ser evidências de ter contraído vermes no intestino, assim como algumas vezes ocorre prisão de ventre devido à obstrução nos intestinos causada por esses parasitas.
  • Por outro lado, também é possível que ocorra coceira na área genital e anal e, que inclusive apareçam erupções cutâneas como consequência de coçar constantemente. Esta pode ser um dos sinais para saber se o seu filho tem vermes.
  • Além disso, nos casos mais graves pode ocorrer nervosismo e descida de peso.
Quais os sintomas de vermes no intestino - Passo 2
3

Deverá consultar o médico o mais rápido possível se apresentar qualquer um dos sintomas de vermes no intestino referidos no ponto anterior. O especialista irá rever a zona perianal para se realmente estes pequenos vermes estão presentes e deve iniciar o tratamento para os eliminar.

No caso do diagnóstico ser afirmativo, o médico receitará a toma de um medicamento oral antiparasitário que acabará por completo com todos os vermes adultos através de uma única dose, mas para eliminar todos os ovos é necessária uma segunda dose, que deverá ser tomada passadas duas semanas em relação à primeira dose. É muito importante não suspender o tratamento, deve respeitar as indicações médicas para se curar por completo.

Por ser uma infecção muito contagiosa, é provável que outros membros da família estejam infetados e precisem também de tratamento.

Quais os sintomas de vermes no intestino - Passo 3
4

O tratamento médico é importante mas não suficiente, pois para evitar a reinfecção e que outras pessoas se contagiem, é essencial adotar cuidados e medidas de higiene como as que explicamos de seguida:

  • Não coçar a zona genital e perianal para evitar que a pele se irrite.
  • Lavar as mãos com muita frequência, especialmente se coçou a zona perianal, assim como antes de comer ou depois de trocar fraldas.
  • Manter as mãos limpas e as unhas curtas e cuidadas.
  • Não tocar na boca e nariz com as mãos.
  • Mudar e lavar a roupa de cama, as toalhas e a roupa interior da pessoa infetada. É importante que as suas peças sejam separadas das da restante família.
  • Limpar e desinfetar bem o vaso sanitário para evitar contágios, assim como os lugares que a pessoa afetada frequentou.
  • Lavar os genitais e o ânus uma vez por dia, no mínimo, com água morna e um gel suave.
Quais os sintomas de vermes no intestino - Passo 4

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas de vermes no intestino, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais os sintomas de vermes no intestino

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
TAMIRES FERNANDES DOS SANTOS
Estou com o corpo coçando, dor de estômago e coçando na sola do pé e na palma da mão. Isso pode ser algum tipo de verme que está causando essa coceira?

Quais os sintomas de vermes no intestino
1 de 5
Quais os sintomas de vermes no intestino

Voltar ao topo da página