Partilhar

Porque tenho coceira no ânus durante a noite - Causas e soluções

Por Sara Viega. Atualizado: 8 fevereiro 2019
Porque tenho coceira no ânus durante a noite - Causas e soluções

Muitas pessoas sofrem com coceira no ânus durante a noite, algo que permite que durmam tranquilamente e que, além disso, pode provocar o aparecimento de feridas, inflamação no reto, sangramento leve, etc. Por esse motivo, é importante que você saiba quais são as causas da coceira no ânus para que, assim, possa solucionar o problema e voltar a dormir durante toda a noite sem incômodos.

Se você quer saber porque tem coceira no ânus à noite, deve saber que algumas causas incluem hemorroidas, lombrigas, falta de higiene ou causas de origem alimentar. De qualquer forma, continue lendo esse artigo do umCOMO onde descobrirá uma análise profunda deste tema que indica todos os motivos possíveis para esta situação tão desconfortável.

Também lhe pode interessar: Como tratar a coceira no ânus

Umidade excessiva

Se você quer saber porque tem coceira no ânus durante a noite, deve ter em conta que existem muitas causas que podem fomentar esta situação, sendo que uma delas é o excesso de umidade presente na zona.

O excesso de umidade na zona anal pode ser provocado por transpiração excessiva ou por não secar corretamente a zona depois da lavagem ou do banho. Também é possível que, que depois de defecar, a zona não seja bem limpa e, por isso, fique umedecida e manchada com matéria fecal. Nesse outro artigo do umCOMO, explicamos como limpar bem o ânus.

Em qualquer um destes casos, a umidade provoca uma sensação de coceira que faz com que você se coce com insistência, podendo até criar feridas ou irritar a zona, já que é uma das mais sensíveis do corpo.

Porque tenho coceira no ânus durante a noite - Causas e soluções - Umidade excessiva

Coceira no ânus provocada por problemas de pele

Outro dos motivos pelo qual você pode ter coceira no ânus durante a noite é algum tipo de patologia na pele que esteja provocando essa sensação desagradável. Alguns tipos de enfermidades podem provocar prurido anal e, entre todas elas, destacamos as seguintes:

Todas estas condições podem provocar irritação na pele que rodeia o ânus e, por esse motivo, provocar coceira intensa que apenas pode ser aliviada com coceira. Contudo, você deve ter muito cuidado porque esta zona é mais débil e pode se rasgar com facilidade, provocando feridas, sangramento leve ou inchaço.

Nesse outro artigo do umCOMO, respondemos também à questão "Porque me dói o ânus?", já que a dor no ânus pode ser provocada por outras condições.

Coceira no ânus pode ser vermes?

Uma das causas mais comuns da coceira no ânus é a presença de vermes, tecnicamente conhecidos como "oxiúrus". Enterobius vermicularis é um tipo de parasita que vive no nosso corpo, tendo 1 cm de comprimento, aproximadamente. Vivem na zona retal, no final do intestino grosso e, na maior parte da sua vida, estão enroscados sobre eles mesmos.

Como temos esses parasitas no organismo? Isso acontece porque introduzimos os seus ovos no corpo através da ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas ou, também, porque metemos a mão na boca quando está suja.

A vida desse parasita no nosso corpo é de 15 a 45 dias, sendo uma infecção muito comum nas crianças entre os 5 e 10 anos por brincarem na rua, meterem objetos na boca, etc. Contudo, os adultos também podem ter vermes e eles provocam forte coceira no interior do ânus, sobretudo durante a noite.

Nesse outro artigo do umCOMO, explicamos como tratar os vermes intestinais para que você possa eliminar os parasitas do seu corpo e voltar a dormir toda a noite.

A importância da alimentação

A coceira noturna do ânus também pode ser provocada por motivos de origem alimentar. tenha em conta que existem alguns tipos de produtos que podem ser irritantes e, por esse motivo, fazer com que os nossos intestinos estejam repletos de toxinas, mais alterados do que o normal e, por isso, ter algum efeito secundário que resulta em coceira anal.

Que alimentos podem produzir coceira no ânus? Esses são os mais frequentes:

  • Bebidas alcoólicas: sobretudo a cerveja ou o vinho
  • Bebidas com cafeína: café, refrescos, chá, etc.
  • Produtos lácteos
  • Doces e açúcares: sobretudo o chocolate
  • Molhos e alimentos gordurosos

Isto não significa que todo o mundo tem coceira por comer estes alimentos. Contudo, é possível que o aumento destes produtos leve ao incômodo na zona, já que o seu sistema digestivo está alterado.

Leia também: Espinhas no ânus, o que pode ser?

Porque tenho coceira no ânus durante a noite - Causas e soluções - A importância da alimentação

Hemorroida coça à noite?

Outro dos motivos pelo qual você tem coceira no ânus durante a noite pode ser a presença de hemorroidas, uma patologia muito comum que tem diferentes sintomas, um dos quais essa coceira tão incômoda e desagradável. As hemorroidas são a inflamação das veias do ânus que provocam sintomas como os seguintes:

  • Coceira e prurido na zona anal
  • Sangramento na hora de defecar
  • Inchaço no reto e incômodo ao sentar
  • Mucosidades no ânus
  • Dor na zona que pode piorar com atividades diárias (caminhar, sentar, abaixar, etc.)

Você deve saber que existem diferentes tipos de hemorroidas e, dependendo delas, os sintomas são uns ou outros.

Nesse outro artigo do umCOMO, explicamos detalhadamente quais são os sintomas das hemorroidas.

Como aliviar a coceira no ânus

Agora que você já conhece as causas da coceira no ânus durante a noite, descubra como pode aliviar este problema para poder dormir melhor e recuperar a tranquilidade enquanto dorme. Dependendo da causa da coceira, o tratamento deve ser um ou outro. Contudo, a nível geral você pode experimentar o seguinte:

  • Aplicar gel de aloé vera: esta planta conta com propriedades anti-inflamatórias e sedantes, reduzindo a coceira e conseguindo que você se sinta muito melhor. A babosa também conta com propriedades regenerativas que renovam as células afetadas, fazendo que a pele seja tratada caso existam problemas na mesma.
  • Pós de talco: se a coceira no ânus é produzida por um excesso de umidade na zona, a melhor maneira de retirar esta umidade passa por aplicar talcos para que aliviem a zona durante toda a noite. Na manhã seguinte, você pode remover o talco para que a coceira não volte a aparecer.
  • Lave a zona com sabonete antibacteriano: outra forma de aliviar a coceira noturna no ânus consiste em lavar bem com sabão antibacteriano para limpar bem a zona e retirar qualquer resto de sujeira que possa estar acumulada.

Caso você sofra de outras condições como, por exemplo, hemorroidas, fungos, psoríase, etc., recomendamos que você consulte o seu médico para que ele providencie o tratamento específico que se encarregará de tratar o verdadeiro problema. Nestes casos, a coceira no ânus não passa de um sintoma da enfermidade e, por isso, é essencial combater a raiz do problema.

Dica: Acesse também e descubra - Pontadas no ânus, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque tenho coceira no ânus durante a noite - Causas e soluções, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Porque tenho coceira no ânus durante a noite - Causas e soluções

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Ricardo PEREIRA
Bom dia !!!! Tenho morroida e esta cocando muito a regianao anal , existe alguma pomada para para de coçar ? Nossa tenho viagem marcada e não sei mais o que passar nesta região Peço ajuda urgente Agradeco pelo atenção
Paulo
Prezado Ricardo, em primeiro lugar evite coçar o cu mas se for insuportável mesmo, lave bem o toba usando um sabonete bactericida e após a lavagem com bastante espuma passe um talquinho suave. Até porque o odor de fiofó NUNCA acaba.

Porque tenho coceira no ânus durante a noite - Causas e soluções
1 de 3
Porque tenho coceira no ânus durante a noite - Causas e soluções

Voltar ao topo da página