Partilhar

Pontadas no ânus, o que pode ser?

Por Sara Viega. Atualizado: 9 julho 2018
Pontadas no ânus, o que pode ser?

Você sente pontadas ou fisgadas no ânus? Esta zona é muito delicada e alguns fatores podem fazer com que magoe facilmente. Problemas comuns como a prisão de ventre ou a diarreia, por exemplo, podem produzir pequenas feridas ou cortes dolorosos no reto ou na entrada na zona anal. Do mesmo jeito, existem outras condições como as desagradáveis hemorroidas ou doenças como a doença de Crohn que podem provocar esse desconforto. Independentemente da causa, é essencial cuidar bem dessa zona e seguir todas as orientações necessárias para mantê-la em bom estado. Por esse motivo, no umCOMO respondemos à pergunta: "Pontadas no ânus, o que pode ser?", explicando as possíveis causas e soluções.

Também lhe pode interessar: Porque me dói o ânus?

Pontadas no ânus: fissura anal

Uma das causas mais comuns das pontadas no ânus são pequenas feridas ou cortes na parede do reto ou no ânus. Quando isso acontece, a condição piora com a acumulação de restos de fezes, o que provoca prurido e incômodo na ferida, podendo até fazer com que sangre um pouco. Geralmente, as dores neste caso são provocadas por:

Prisão de ventre

Um dos problemas digestivos mais comuns. Essa condição ocorre quando o trânsito intestinal não funciona bem, provocando um atraso na evacuação das fezes. Quando isso ocorre, é normal que surjam sintomas como dor abdominal, pontadas na barriga ou barriga inchada. A constipação provoca problemas de evacuação, podendo gerar pequenas fissuras ou gretas no reto. Fazer exercício, incluir fibra na dieta e beber muitos líquidos costumam ser boas formas de tratar o problema.

Diarreia prolongada

Nesse caso, o aumento da frequência das evacuações pode irritar a mucosa anal. Como consequência, pode surgir uma dor intensa ou pontadas no ânus tanto na hora de defecar como depois, além de sangramento, coceira e ardência. É fundamental tratar a diarreia crônica, já que as lesões podem piorar ao ponto de infectar.

Práticas sexuais

O sexo anal é uma prática habitual nas relações sexuais de muitos casais. Contudo, essa zona não se lubrifica sozinha e, por isso, a entrada do pênis pode facilmente provocar rasgões no ânus ou n reto. Por isso, é importante usar lubrificantes para umedecer a zona e facilitar a penetração. Confira esse artigo e descubra como fazer sexo anal sem sentir dor.

Pontadas no ânus na gravidez: hemorroidas

As mulheres são mais propensas a sofrer de hemorroidas na gravidez como consequência das mudanças que ocorrem no seu corpo: varizes, retenção de líquidos, aumento de peso, aparecimento de estrias, etc. No caso das hemorroidas, o seu aparecimento é provocado pela inflamação das veias na zona retal, podendo afetar o interior ou o exterior do reto.

É normal ter hemorroidas na gravidez?

Sim. O desenvolvimento do útero ter repercussões na pressão que o mesmo exerce sobre a pélvis e a veia que transporta o sangue do coração às extremidades inferiores. Essa dita pressão dificulta a velocidade com que o sangue corre nessa veia e proporciona o aparecimento de hemorroidas.

Entre os sintomas de hemorroidas, se destacam a presença de sangue no papel higiênico depois de limpar a zona anal após a evacuação, mucosidade na zona retal e dor intensa, especialmente ao sentar. Nesse artigo, explicamos como curar as hemorroidas com remédios caseiros.

Pontadas no ânus, o que pode ser? - Pontadas no ânus na gravidez: hemorroidas

Fístula perineal ou proctite: lesões no reto

A dor no ânus também pode ser provocada por lesões no reto. Como explicado anteriormente, qualquer ferida, rasgão ou greta nessa zona pode provocar muita dor pelo contato com as fezes. Logo, outras das causas das pontadas no ânus são as seguintes:

Fístula perineal

É um problema mais frequente em pessoas entre 30 e 50 anos de idade. Ocorre quando as glândulas anais responsáveis por produzir a mucosidade necessária para que exista lubrificação se obstruem. Isso acontece graças a um excesso de mucosidade, o que promove a acumulação de germes, o que facilita a infecção e uma acumulação de abcesso com pus na zona anal. Quando isso acontece, é necessário drenar o líquido do interior, o que faz da cirurgia o tratamento mais comum para esta condição. Consulte os sintomas de uma fístula perianal nesse artigo.

Proctite

Outra das causas das pontadas ou fisgadas no ânus é a inflamação da parede que cobre o reto. No geral, o sexo anal ou as doenças de transmissão sexual são responsáveis por esta condição. Contudo, também pode ser um sintoma de patologias como a doença de Crohn ou colite ulcerosa. Alguns dos seus sintomas são coceira, ardência ou fisgadas no ânus, constipação, sangramento ao defecar, etc.

Doenças que provocam pontadas no ânus

Embora sejam menos frequentes, algumas doenças mais graves podem provocar problemas no trato digestivo e, como consequência, fisgadas ou pontadas no ânus. Estas condições são caracterizadas pela inflamação ou irritação da parte interna do intestino, cólon ou reto e costumam aparecer em surtos:

  • Colite ulcerosa. É uma irritação do cólon e do reto, mas não afeta outras partes do trato digestivo. Os seus sintomas mais frequentes incluem diarreia com sangue, dor abdominal, febre, etc.
  • Doença de Crohn. Inflamação do trato digestivo que desencadeia diferentes sintomas como úlceras, perda de apetite, perda de peso, fadiga, etc.
  • Câncer de cólon. Um dos tipos de câncer com maior incidência a nível mundial. Afeta a mucosa do intestino grosso, provocando sintomas como perda de apetite, perda de peso, dor abdominal, sangue nas fezes, entre outros.
Pontadas no ânus, o que pode ser? - Doenças que provocam pontadas no ânus

Fisgadas no ânus durante a menstruação

A dor e as pontadas no ânus durante a menstruação são sintomas pouco habituais. No entanto, algumas mulheres afirmaram desconforto desse tipo, especialmente quando têm vontade de ir no banheiro, sendo que a dor irradia até às coxas em alguns casos.

A causa mais frequente de dor nesses casos é a inflamação da zona inferior do ventre durante o período menstrual. Essa inflamação pode provocar desconforto no ânus, principalmente pela dilatação da veia que provoca as hemorroidas. É possível que a hemorroida não se forme por completo, mas que ao invés exista uma inflamação leve que, apesar disso, também pode provocar fisgadas no ânus e dor na zona.

Pontadas no ânus, o que pode ser? - Fisgadas no ânus durante a menstruação

Como tratar pontadas no ânus

Caso você sinta dor no ânus, é possível que qualquer um dos fatores mencionados até agora seja a causa. Contudo, tente observar se existe mais algum sintoma e consulte o médico. No geral, essas são as recomendações que funcionam como tratamento dessas condições:

  • Higiene adequada. Não existem dúvidas de que é essencial que a zona anal esteja bem limpa para evitar que qualquer fissura ou greta se infecte e reduzir a coceira e irritação. Para isso, você pode usar uma esponja e água morna para limpar a zona até que a ferida cicatrize. Além disso, depois de defecar recomendamos o uso de lencinhos úmidos ao invés de papel higiênico seco, o que promove uma limpeza mais profunda.
  • Medicamentos. Alguns medicamentos como os antidiarreicos podem ajudar a cortar a diarreia e reduzir o inchaço da zona. Além disso, você pode consultar o médico para que ele receite outro tipo de medicamentos em função do diagnóstico.
  • Alimentação. Se o problema é a diarreia, é fundamental que você aposte numa dieta adequada. Nesse post, explicamos quais os melhores alimentos para a diarreia.
  • Banho de assento. É uma boa forma de relaxar a musculatura da zona e reduzir a inflamação.
  • Repouso. Especialmente depois de ir no banheiro, recomendamos que você se deite para aliviar as pontadas no ânus que podem surgir depois da evacuação.

Sugestão: Como tratar a coceira no ânus

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pontadas no ânus, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Pontadas no ânus, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Rachel Oliveira
Eu tenho muita pontada no ânus antes da menstruação agora estou achando que estou grávida de semanas e aumentou tanto essas fisgada tenho medo de ser câncer de intestino.
A sua avaliação:
Danilo
Me ajudou muito, sentindo fisgadas no ânus faz uma semana.
Anderson
E o que era?? Passou?? Estou sentindo também...

Pontadas no ânus, o que pode ser?
1 de 4
Pontadas no ânus, o que pode ser?

Voltar ao topo da página