Partilhar

Porque me dói o ânus?

Por Sara Viega. Atualizado: 8 fevereiro 2019
Porque me dói o ânus?

Você sente dor na região do ânus? As causas destes desconfortos podem ser muitas e muito variadas, pois podemos falar de rasgos ou fissuras anais com o aparecimento de hemorroidas. Neste artigo de umComo vamos responder à sua pergunta de "porque me dói o ânus" para que possa determinar qual pode ser a origem de sua dor. De qualquer jeito, recomendamos a você que vá ao médico para que examine você e possa determinar exatamente o que está acontecendo e a melhor maneira para aliviar seu desconforto.

Fissura anal

A fissura anal também é conhecida com o nome de fissura anorretal e ocorre quando aparece uma rachadura ou rasgo na pele do ânus. Isto costuma ocorrer quando, no momento de defecar, eliminamos fezes duras e grandes que rompem a pele tão delicada desta zona, produzindo assim, a dor característica deste problema. Também pode ocorrer por padecer de diarreia de modo prolongado ou por tencionar demais os músculos que temos no esfíncter.

Em linhas gerais, uma fissura deste tipo costuma ser superficial e pouco profunda, mas existem algumas que podem ser mais complicadas, já que podem tornar-se crônicas e se estender para camadas mais profundas da pele chegando, inclusive, a tocar o músculo. Estas são as mais dolorosas e difíceis de tratar e, em muitas ocasiões, requerem de uma intervenção cirúrgica para aliviar as dores.

Neste artigo do umComo contamos para você como tratar a fissura anal para que entenda melhor a respeito desta doença.

Hemorroidas

Outra das causas da dor do ânus é o aparecimento de hemorroidas na zona do reto. Isto ocorre quando se realiza uma excessiva pressão para defecar e se induz a que as veias e os tecidos do ânus se inflamem. Existem dois tipos de hemorroidas (internas e externas) que dependem da zona onde se encontrem.

As causas do aparecimento das hemorroidas é, antes de mais nada, a prisão de ventre que provoca que se faça um esforço excessivo na hora de eliminar as fezes. Mas não é o único motivo já que as mulheres grávidas também costumam padecer delas por causa da pressão que o feto realiza na zona do ânus, assim como a força que se faz durante o momento do parto. Além disso, costuma ter também um componente hereditário na condição das hemorroidas já que são hereditárias.

Porque me dói o ânus? - Hemorroidas

Abcesso anal

Também pode ser que você sinta dor no ânus por causa do aparecimento de uma bolsa de pus em uma zona próxima ao ânus que se conhece com o nome de "abcesso anal". A causa do aparecimento desta infecção costuma ser espontânea e aparece quando as bactérias dos próprios detritos contaminam a zona retal e provocam uma zona de infecção sob a superfície da pele.

Estas infecções aparecem em maior medida perto da abertura do ânus, mas também têm aparecido casos que se encontrem em uma parte mais profunda do conduto anal, em zonas mais próximas ao cólon.

Leia também: Espinhas no ânus, o que pode ser?

Fístula anal

As fístulas ligam os restos dos abscessos anais com a superfície da pele, criando uma conexão parecida a um túnel subcutâneo. Devido à infecção e ao pus que há nos restos dos abcessos, os túneis também costumam acabar cheios de pus e líquido que tem um cheiro muito forte e desagradável, além de produzir desconforto e dores no ânus.

As causas pela qual apareçam, além das que já comentamos sobre ter um abcesso, pode se encontrar também no padecimento de uma ferida na zona, uma inflamação, uma infecção ou transtornos intestinais como a colite ulcerosa. Neste artigo de umComo contamos a você de maneira detalhada como tratar a fístula anal.

Dica: Acesse também e descubra - Pontadas no ânus, o que pode ser?

Porque me dói o ânus? - Fístula anal

Estreiteza anal

É provável que a zona da abertura anal se tenha estreitado por causa de tratamentos com radioterapia (sobretudo para tratar de algum câncer), doenças sexualmente transmissíveis, lesões no ânus, etc. Esta afecção faz que seja desconfortável e doloroso o ato de evacuar fezes porque o canal do reto se estreitou.

Se você padece deste tipo de desconforto, é essencial ir ao médico para ver que tratamentos tem disponíveis para ajudar você a ampliar o conduto e que possa voltar a defecar sem nenhum tipo de dor.

Dê também uma olhada nesse artigo para responder à questão: Porque tenho coceira no ânus durante a noite?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque me dói o ânus?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Porque me dói o ânus?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
João Meira Campos de Araujo
Boa tarde Geralmente em todo o dia me doí o ânus principalmente se o contrair para dentro mas doí mais ao evacuar...Não deito sangue ao evacuar e fico com a sensação que tenho um papinho dentro do ânus!!Já comprei e coloquei a pomada Synalar depois de lavar convenientemente o ânus com agua fria mas não fez efeito algum ou seja depreendo que não será hemorróidas uma vez que a pomada e destinada a hemorróidas...Gostava que me dessem uma opinião e se de facto há algum tratamento para este tipo de problema que me deixa desconfortável e já com algum receio!!!
Danillo da Silva
Amigo o melhor conselho é consultar um médico. Estava com os mesmos sintomas, comprei as pomadas não houve nenhum êxito, porém fui ao médico e foi constatado hemorroidas de 2ºgrau, o melhor tratamento que o médico me passou foi o banho de assento diário de 30 minutos. Melhoras!

Porque me dói o ânus?
1 de 3
Porque me dói o ânus?

Voltar ao topo da página