Partilhar

Fezes amarelas, causas e tratamento

Fezes amarelas, causas e tratamento

Excrementos, fezes ou matéria fecal são o conjunto dos desperdícios geralmente sólidos ou líquidos, resultado final do processo de digestão. As fezes são os restos dos alimentos não absorvidos pelo aparelho digestivo, em concreto as fezes amarelas podem ser o resultado de bílis não digerida. Por isso é importante que um médico o examine e determine o que possa estar causando as fezes amarelas. Geralmente, podem ser o resultado de uma doença do aparelho digestivo, infeções virais ou bactérias e parasitas. Neste artigo explicamos-lhe as causas das fezes amarelas em crianças e adultos, e ainda o tratamento adequado.

Também lhe pode interessar: Diarreia amarela - Causas e tratamento

Causas das fezes amarelas

As fezes de cor amarela indicam que pode estar sofrendo uma infeção conhecida como giardíase. Se o parasita produz uma infeção no intestino, isto desencadeará uma grave diarreia de cor amarela. Esta infeção pode ser transmitida facilmente ao praticar relações sexuais através do ânus. Esta é a causa mais comum mas não a única. Outra causa da cor amarela das fezes pode ser o chamado síndrome de Gilbert. Esta doença é associada a surtos de icterícia e de hiperbilirrubinemia e ocorre quando existe um excesso de bilirrubina no sangue.

Nos adultos existem mais doenças que podem causar as fezes amarelas: colangite, colecistite, icterícia, hepatite. Além disso algumas destas doenças e distúrbios podem incluir a doença celíaca, que é uma condição genética, a colangite ou a inflamação dos condutores biliares, a colecistite ou a vesícula biliar inflamada, os cálculos biliares, a má absorção ou a incapacidade de absorver os nutrientes durante a digestão ou a esteatorreia, uma condição que cria grandes quantidades de gordura nas fezes, causando fezes de cor amarela.

Uma das causas das fezes amarelas em crianças pode ser a hepatite neonatal.

Fezes amarelas, causas e tratamento - Causas das fezes amarelas

Tratamentos naturais para tratas as fezes amarelas

Existem vários produtos naturais que nos podem ajudar a tratar as fezes amarelas, aqui tem uma lista:

  • Aloé Vera
  • Enxofre
  • Croton Tiglium: A ação predominante do Croton Tiglium é sobre os intestinos e a sua evacuação, e manifesta-se por uma diarreia súbita.
  • Mercúrio: É um dos principais medicamentos da diarreia, especialmente quando aparece ou se agrava ao anoitecer, com o ar frio ou de noite.
  • Podophyllum
  • Borax, também conhecido como Borato de sódio: Diarreia em crianças, menores de um ano, com fezes moles, amarelo claro.

Sugestão: Catarro nas fezes, o que pode ser?

Fezes amarelas, causas e tratamento - Tratamentos naturais para tratas as fezes amarelas

Tratamento para as fezes amarelas

O tratamento varia muito dependendo das doenças que provoquem as fezes. As fezes amarelas são o sintoma de uma doença e há que ir ao médico e tratar a doença, não a consequência da doença, por este motivo visite o seu médico.

Leia também: O que significam fezes verdes?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Fezes amarelas, causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Perante qualquer aspeto, cor, forma ou textura estranha das suas fezes, vá rapidamente ao seu médico de família.

Escrever comentário sobre Fezes amarelas, causas e tratamento

24 comentários
oscar blanch
Gostaria de receber informação sobre DIARREIA CANINA.
Ana Filipa Corado Pernão
Boa noite, tenho uma filha de dois anos de idade...está a passar a fase do nascer dos dentes molares. Já fez 5 dias que tem feito coco amarelo e pastoso não é diarreia liquida. Falei com o pediatra dela e mandou-me fazer-lhe dieta, falei com a enfermeira dela disse-me que é dos dentes, sinceramente quando falo nesta situação da minha filha a alguém, respondem-me para não me preocupar. Mas, eu preocupo-me imenso. Será que alguém pode ajudar-me?
Cristiane
Ana, espero que sua filha tenha melhorado. Estou com meu filho de 2 anos passando pela mesma situação Ha cerca de 1 mês ele apresentou diarreia, depois apenas fezes pastosas e sempre na cor amarela e nesta ultima vez esteve febril e sem querer alimentar-se. Na primeira vez, o pediatra orientou uma dieta a base de canja e coisas leves. Na 2a vez, levei ao hospital pois ele estava muito assado, e o diagnostico foi gastroenterite, agora levei ao pediatra dele, que recomendou suspender o leite. Também estou muito preocupada...
claudia
O meu filho teve diarreia e fui à farmácia, o qual receitaram ultralevur. Passou entretanto, mas as fezes continuam amarelas. O que me aconselham?
A sua avaliação:
REJANE FARIAS
ESTOU COM PEDRA NA VISICULA, HA UNS TRES DIAS TENHO MTO GASES, MAS VOU NO BANHEIRO TODOS OS DIAS E MINHAS FEZES ESTAO AMARELAS. O QUE DEVO FAZER.. E NOMAL...
A sua avaliação:
Leila Silva
Meu filho de 15anos esta com a fezes muito amarelas. Ele já teve anemia, hj está normal, mas a cor das fezes me preocupa. Devo fazer exames para saber do que se trata
Diego Silva
Olá tenho 29 anos fui diagnósticado com gordura no figado e bactéria no estomago minhas fezes são amarelas e com pedaços de alimentos as vezes claras ou amarelas ouro estou preocupado pode ser algo no pancreas ou visicula biliar que o ultrasom não visualizou obrigado aguardo resposta
Andréa braga
Bom dia tenho uma filha de dois anos e 10meses faz oito dias que ela esta fazendo côco com uma cor bem amarelo claro primeiro começou com uma diarréia mas agora já está pastoso mas ela está perdendo peso as fezes está com mal cheiro ela não está se alimentando bem obs: ela não é de tomar leite ela gosta mais de comida e ela de vez em quando reclama de dores na barriga oque pode ser estou preocupada pois não é normal
Bruno
Pode ser que esteja infectada por giardia lamblia, um ótimo remidio pra isso é o annita pediátrico, remédio para vermes, mas seria bom consultar um medico
Lucilaura Gonçalves
Minhas fezes ora estão muito duras,ora muito moles e amarela, costuma ter variações no mesmo dia,pode ser grave devo procurar um médico???
Fernando
Minha fezes, ficaram amarela com consistência normal e com cheiro de côco MSM. Já tive hepatite quando criança.
Sandra
Meu nome eh Sandra. Tenho uma dor irritante do lado esquerdo no abdômen. . E esta um pouco inchado. . E fezes amarela clara. . Essa dor me encomodando todo tempo. . Não fui ao medico ainda.

Fezes amarelas, causas e tratamento
1 de 3
Fezes amarelas, causas e tratamento

Voltar ao topo da página