Partilhar

Como tratar varicocele ou varizes nos testículos

A varicocele é a inflamação das veias que envolvem o cordão espermático, uma condição que se cura de forma definitiva com uma cirurgia mas cujos sintomas podem ser amenizados recorrendo a algumas soluções naturais bastante eficazes. As causas desta condição são várias, sendo necessária a atenção médica para prevenir o avanço das varizes o que poderia comprometer a fertilidade do paciente. Enquanto não consulta o seu urologista, em umComo.com.br damos-lhe algumas soluções naturais para que saiba como tratar varicocele ou varizes nos testículos aliviando os incômodos.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Causas da varicocele
Passos a seguir:
1

Um número importante de pacientes com varicocele não apresentam sintomas e a condição costuma ser detetada após uma revisão urológica rotineira. No entanto, quem manifesta sintomas costuma sentir uma sensação de peso e dor nos testículos, podendo chegar a sentir as veias dilatadas ou a sentir a diminuição do testículo afetado.

Em todos os casos, algumas medidas podem impedir que a dor e os incômodos aumentem e que a doença continue avançando enquanto se espera pela solução médica definitiva, que consiste em uma intervenção cirúrgica ou um procedimento corretivo.

2

Para tratar a varicocele e impedir que os incômodos aumentem, deve deixar de parte os picantes, o álcool, o café, o chá e todas as bebidas excitantes, assim como o tabaco. Estes produtos aumentam a inflamação das varizes podendo fazer com que os incômodos sejam maiores.

Além disso, seguir uma dieta saudável com frutas, vegetais e produtos frescos é muito importante para melhorar a saúde do paciente com esta condição.

Como tratar varicocele ou varizes nos testículos - Passo 2
3

Um remédio muito eficaz para a varicocele consiste em verter vários dentes de alho picados na salada que comer diariamente. Este alimento é um anticoagulante e vasodilatador natural bastante eficiente, que favorece o tratamento das varizes nos testículos, no entanto deve ser consumido sempre cru.

Mas esta não é a única solução para ingerir este alimento sem cozinhar, no nosso artigo como comer alho cru damos-lhe várias opções que poderá pôr em prática.

4

Durante um tempo razoável, recomendamos-lhe que não tenha relações sexuais. Assim conseguirá acelerar a cura da inflamação.

5

Para reduzir a inflamação, a dor e os incômodos na zona dos testículos, os banhos com água quente são uma excelente alternativa. Se tem banheira em casa recomenda-se mergulhar esta zona na água durante 5 minutos duas vezes ao dia, no caso de ter apenas um chuveiro, coloque a água na área testicular durante 5 minutos para diminuir os incômodos.

6

Outra solução eficiente que pode ajudar a tratar a varicocele e diminuir os incômodos, é o uso de um suspensório ou suporte escrotal ou de umas calças justas na zona que evitem que os testículos se mexem demasiado, gerando dor e incômodo.

Recomendamos-lhe também que aplique compressas frias nos testículos durante 10 minutos para controlar a inflamação e os incômodos.

7

Lembre-se da importância de seguir as indicações do seu urologista no que diz respeito ao procedimento para eliminar de forma definitiva a varicocele, um especialista é o melhor guia no tratamento desta condição.

Sugestão: Coceira no saco escrotal, o que pode ser?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar varicocele ou varizes nos testículos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como tratar varicocele ou varizes nos testículos

41 comentários
A sua avaliação:
ROMULO DE OLIVEIRA
os meus terticulos doi muito são pequeno a noite doi mais tem um menor do que outro .
A sua avaliação:
leonice gonçalves dos Reis
meu filho apresentou varicocele passpu no urologista e o doutor falou que não é grave e que na semana que vem vai fazer um ultrasom de esperma mas não passou nenhum medicamento gostaria de saber quais medicamentos naturais ele pode usar
A sua avaliação:
Ana Rosa Garcia Lopes
Gostei muito das explicações sobre varicocele, pois tenho um filho que recentemente apresentou esse problema, já consultou com 4 médicos, fez os exames pedidos e os médicos recomendaram tomar qualquer medicamento para dor, e o que ele faz uso contínuo é Dipirona líquida, tbém bolsa gelada e deitar colocando as pernas pra cima. Mas acho que deve ter uma medicação certa para essa dor terrível que ele sente. Grata.
judite kreusch steinheuser
tratamento para varicose os testículos e no canal espermatico e liquido na bolça tesicular.
Adriano
Eu sofro de varicocele desde os meus cerca de 10 anos de idade. Eu já fui operado 2 vezes, mas ele volta sempre. E hoje, que já tenho mais de 50 anos, parece que os medicos se recusam a operar homens depois dessa idade, simplesmente descartam a doença, desprezam-na. Actualmente eu sou uma mulher transsexual e como mais tarde vou fazer a minha cirurgia de redesignação sexual, também estou-me nas tintas para o desprezo pela doença dos médicos urologistas. Mas o varicocele continua a doer-me. Já estou a tomar terapia hormonal para feminilização há um ano e 1 mês. Antes eu tinha ejaculação, mas há 3 meses eu tive curiosidade de saber se o bloqueador de hormonios masculinos que tomo, a CIPROTERONA, já tinha acabado com o meu semen, com a minha produção de semen, e fiz uma masturbação forçada para chegar a essa conclusão. Aconteceu que saiu-me liquido seminal vermelho, como se fosse sangue. Fiquei muito assustado. Desde então, uma vez por outra, nem sempre, isso acontece. Não acontece quando eu vou urinar. Tenho medo e pergunto o que pode ser isto?
A sua avaliação:
Moreti
estou com varicocele pela segunda vez. fui operado em 2004 no lado esquerdo e agora sinto dores no testiculo direito. Embora o resultado do espermograma seja normal sinto dores e tendem a evoluir. tenho receio de ser operado de novo e gostaria de saber se existe algum remedio natural que elimine de vez a doença. e também se após operação nos dois lados ainda se corre o risco de contrair de novo ou ser operado mais de uma vez no mesmo lado.
Tatiane
Olá Moreti. Desculpe a minha pergunta e que ja procurei outros meios de saber e não consegui. Você me dizer o valor da cirurgia de varicocele? Meu marido tem e vai fazer a operação mais ninguém nos da essa informação a não ser que faça a cirurgia naquele lugar.
moreti
Tatiane, desculpa não ter lhe respondido a tempo. Na altura a minha cirurgia foi bem cara, em torno de Usd 1.000 isso porque eu vivo em Angola. Naquela época preferi fazer tudo em hospital privado. Soube do valor da cirurgia através da factura que me foi entregue. Depois de realizar os exames e ter concordado com a ciruigia, o médico passou uma requisição orientando o procedimento, daí dirigi-me á contabilidade aonde recebi a factura proforma. bjs.
A sua avaliação:
adao hombo
estou muito satisfeito com a vossa esplicaçao
A sua avaliação:
wilson galdino
eu tenho varicocele como trata com remedio cazeiro
Eduardo
Quero saber se posso fazer sexo o lamenta ect
Cris
Doutor, meu filho tem 10 anos e apresentou sintomas de varicocele no testículo esquerdo , tenho uma dúvida se o tratamento será cirúrgico como ele ainda é uma criança.
gian carlo vieira
qual os riscos de uma cirurgia tenho medo de faser e minha atividade sexual ficar comprometida

1 de 5

Voltar ao topo da página