Partilhar

Óleos essenciais para as varizes

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Óleos essenciais para as varizes

As varizes são essas veias dilatadas e inflamadas que provocam incômodos sintomas como inchaço, dores, câimbras, peso e formigamento, entre outros. Localizam-se com frequência nas pernas e caracterizam-se por apresentar um tom azulado ou roxo e um certo relevo, que é consequência direta da acumulação de sangue na veia afetada. Além de adotar hábitos de vida saudáveis para melhorar a circulação sanguínea, é possível diminuir a dor e a inflamação que as varizes provocam através de alguns tratamentos naturais, como é o caso dos óleos essenciais. Continue lendo este artigo de umComo.com.br para se informar de que forma você pode se beneficiar e descobrir quais são os óleos essenciais que mais aliviam as varizes.

Também lhe pode interessar: Como tratar as varizes com remédios caseiros

Óleo essencial de menta

Ainda que talvez as suas propriedades mais conhecidas sejam as expectorantes, o óleo essencial de menta também é um bom remédio natural para as varizes e os problemas de circulação sanguínea nas pernas. Atua aliviando a congestão linfática, reduz o inchaço e o peso e estimula o fluxo do sangue. Além disso, caracteriza-se por ser um óleo muito refrescante e com uma ação analgésica muito poderosa, fazendo dele uma opção ideal para aliviar as incômodas câimbras e o formigamento que as varizes podem provocar nas extremidades inferiores.

Você pode adquiri-lo em herbanários ou lojas naturais, mas, se preferir, pode fazê-lo você mesma em casa seguindo os passos que mostramos no artigo Como fazer óleo essencial de menta.

Óleos essenciais para as varizes - Óleo essencial de menta

Óleo essencial de cipreste

Entre todos os óleos essenciais para as varizes, junto com o de hortelã o que, sem dúvida, oferece melhores resultados é o óleo essencial de cipreste. A razão é que estimula o sistema linfático e proporciona uma grande proteção e desinflamação das veias ajudando, assim, a diminuir os incômodos decorrentes de problemas de má circulação sanguínea, mas também de condições como a retenção de líquidos ou a celulite.

Fortalece os vasos sanguíneos, por isso, pode ser muito reparador no caso de pequenas aranhas vasculares e uma excelente solução para prevenir o aparecimento de novas varizes.

Óleos essenciais para as varizes - Óleo essencial de cipreste

Óleo essencial de alecrim

Da vaporização das folhas da planta de alecrim obtém-se o seu óleo essencial, muito valorizado na aromaterapia devido às suas múltiplas propriedades benéficas para a saúde. Entre todas elas, encontram-se as suas propriedades estimulantes e tônicas, por isso é muito eficaz para favorecer a circulação sanguínea e tratar as veias dilatadas e inflamadas.

Além disso, é um óleo que atua como anti-inflamatório, o que ajudará a reduzir o inchaço provocado pelas varizes e dará alívio quando você mais precisar, por exemplo, após caminhar ou depois de um longo dia de trabalho.

Se quiser fazer seu próprio óleo natural de alecrim consulte a receita do artigo Como fazer óleo de alecrim e mãos à obra. Poderá aproveitá-lo também para melhorar a aparência da sua pele, aliviar dores musculares, tratar a queda de cabelo, etc.

Óleos essenciais para as varizes - Óleo essencial de alecrim

Óleo essencial de limão

O limão é uma das frutas mais consumidas do mundo e o seu óleo essencial é também uma das melhores alternativas dentro do âmbito da aromaterapia, pois os seus benefícios atingem tanto o bem-estar físico como o mental. Este óleo favorece a saúde do sistema circulatório graças aos seus efeitos tonificantes, atua como fluidificante sanguíneo e tem propriedades anti-inflamatórias, motivos pelos quais é um dos grandes tratamentos naturais para as pessoas que sofrem de varizes ou tromboses.

Ao aplicar sobre a pele, o óleo essencial de limão é um grande calmante e relaxante, por isso ajudará você a combater a sensação de peso nas pernas e irá permitir-lhe se tranquilizar durante o seu tempo de descanso.

Óleos essenciais para as varizes - Óleo essencial de limão

Como usar os óleos essenciais para as varizes

Uma vez que sabe quais são os óleos essenciais mais eficazes para as varizes, é fundamental saber a forma de aplicação correta dos mesmos. Ao contrário dos óleos vegetais, estes são loções bem mais concentradas que não podem ser aplicadas diretamente sobre a pele, já que poderiam provocar irritação e danificá-la. O ideal é aplicar poucas gotas diluídas em algum óleo vegetal, como veremos de seguida.

Para aliviar os incômodos causados pelas varizes e combater a inflamação típica desta condição, o melhor é realizar uma massagem linfática com algum dos óleos essenciais mencionados anteriormente. Faça os seguintes passos para o fazer corretamente:

  • Faça uma mistura de 200 ml de óleo vegetal, que pode ser azeite de oliva, óleo de girassol, óleo de rosa mosqueta ou óleo de amêndoas, com 12 gotas do óleo essencial selecionado.
  • Coloque uma quantidade da mistura em suas mãos, aqueça levemente esfregando as mãos, e massageie a região com varizes. O melhor é fazer de baixo para cima iniciando, por exemplo, pelos tornozelos e ir subindo, massageie com as mãos fazendo movimentos circulares até chegar às coxas.
  • É importante nunca massagear na direção contrária, pois o tratamento não teria efeito.
  • Além disso, aconselhamos que faça estas massagens linfáticas antes de se deitar para que os óleos possam penetrar bem na pele durante toda a noite.
Óleos essenciais para as varizes - Como usar os óleos essenciais para as varizes

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Óleos essenciais para as varizes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Óleos essenciais para as varizes

O que lhe pareceu o artigo?

Óleos essenciais para as varizes
1 de 6
Óleos essenciais para as varizes

Voltar ao topo da página