Partilhar

COCEIRA NO SACO escrotal - o que pode ser

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 27 novembro 2018
COCEIRA NO SACO escrotal - o que pode ser

Existem diferenças entre coceira e assadura no saco e você já vai entendê-las. Além de muito desconfortável, a coceira no saco escrotal é embaraçosa para qualquer homem. No entanto, ela pode ser um sintoma de uma condição mais grave que está contaminando seu corpo. Entre micoses, fungos, parasitas ou simples falta de higiene, uma coceira na região da virilha e períneo pode ser causada por diversos fatores da saúde humana. Nesse artigo do umCOMO, vamos desvendar o que pode ser coceira no saco escrotal, além de darmos dicas de remédios caseiros para cada problema. Fique atento às dicas e continue lendo para saber mais.

Coceira no saco e virilha

Existe uma série de doenças que podem causar coceira no pênis, saco escrotal e entornos da pélvis. Primeiro, existem dois casos de coceira que não precisam de remédio algum. Geralmente homens que acabaram de se depilar com cera na região podem sentir a coceira devido ao crescimento de pelos.

Por outro lado, se você tem feito uma higiene incorreta ultimamente, é provável que esse seja o motivo da coceira. A falta de higiene é uma das principais causas da coceira no saco escrotal. No entanto, existem algumas outras coisas que podem causar a coceira no saco escrotal, como a alergia no saco escrotal e a candidíase no saco escrotal.

Alergia no saco escrotal: coceira na virilha e no saco

A alergia no saco escrotal pode causar coceira na virilha e no saco e acontecer por diversos motivos, o mais comum é a utilização de roupa interior com tecidos irritantes ou cosméticos pouco indicados para a zona íntima, além de alergia de sabonetes, o que ocasiona em uma dermatite, ou seja, uma inflamação da pele. Se você suspeita de que algum agente externo está provocando essa alergia, basta interromper o uso do produto ou peça de roupa para notar melhorias. Dê preferência a tecidos transpiráveis como algodão e produtos de higiene de pH neutro, indicados para a região íntima.

Existem dermatites crônicas que não têm relação com o contato com produtos aos quais se é alérgico, ainda que tenham sintomas bastante similares. Se você já tem coceira nos testículos com descamação e já teve o mesmo sintoma em algum lugar do corpo, procure um dermatologista para conferir a possibilidade de dermatite atópica, que costuma aparecer em dobras ou regiões mais sensíveis da pele como as mucosas, já que a doença, além de crônica, aumenta as chances de infecções cutâneas.[1]

Além do interrompimento do contato com o produto causador da alergia, também é possível fazer uso de antialérgicos que podem ser tomados oralmente ou então de pomadas que podem ser passadas na região afetada, tratamento também indicado para as dermatites atópicas.

Candidíase no saco escrotal

A candidíase é uma das doenças de pele no saco escrotal sexualmente transmissível causada pelo fungo Candida albicans que causa muitas irritação e coceira na região da glande ou na vagina da mulher. Porém, a candidíase no saco escrotal não é transmitida pelo sexo. A doença pode causar ferimentos brandos ou mais graves e crônicos e é mais frequente em mulheres grávidas, diabéticos, pessoas que passaram por longo tratamento com antibióticos ou com desnutrição, em razão da queda do sistema imunológico[2].

O intertrigo no saco escrotal se dá pelo constante atrito e sudorese na região da virilha, além da umidade ininterrupta. Esses fatores adicionados à falta de uma higiene adequada na região dão quase certeza de candidíase no saco escrotal ou candidíase peniana.

Ainda que seja transmitida sexualmente, a candidíase também pode ser adquirida pelo contato com locais contaminados e para reduzir a coceira e a vermelhidão no saco escrotal, além de diminuir as chances de contágio por fungos, é importante fazer uma boa secagem da região depois do banho, já que esse tipo de parasita necessita de um local úmido para sobreviver.

O artigo Como curar o escroto irritado tem algumas dicas para quem deseja curar a comichão no saco escrotal.

Pomada para coceira no saco

Para tratar da candidíase no saco escrotal, basta comprar uma pomada com óxido de zinco (eficaz para a redução da coceira), somada a constante higienização do local, além da utilização de sabonetes neutros. Roupas de algodão e mais largas são preferíveis em comparação aquelas de náilon ou poliéster. No entanto, se o intertrigo estiver muito avançado, somente pomadas antifúngicas e antibióticos podem reverter o quadro de coceira no saco escrotal e virilha. Nesses casos, o ideal é consultar um médico para que ele te aconselhe sobre a melhor opção.

Veja o que é candidíase para entender mais sobre a candidíase venérea e cutânea.

Chatos no saco escrotal

Os chatos são pequenos bichinhos também chamados de piolhos pubianos que podem se mudar para a sua zona púbica, provocando coceira. A doença costuma ser transmitida por meio de relações sexuais mas também pode acontecer em razão do contato com algum pertence de alguém já contaminado, como toalhas e roupas. Os sintomas do contágio são muito semelhantes aos do contágio por piolho na cabeça e seu tratamento é simples.

Assim como os piolhos, os chatos também são inseto hematófagos, ou seja, se alimentam de sangue, e precisam ficar em algum local onde haja a proteção dos pelos para se instalarem e botar ovos.[3]

Para eliminar chatos, depile a região púbica e misture 1 parte de suco de limão espremido com 2 partes de água e passe na região íntima 3 vezes por dia até a coceira desaparecer completamente.

Para evitar que o problema regresse, confira as dicas do artigo como prevenir piolhos na zona pubiana.

Remédio para coceira nos testículos

O tratamento para coceira no saco escrotal deve ser feito de acordo com a causa do sintoma, entretanto, existem diversos tipos de remédio para fungo no saco escrotal que podem ser úteis na hora de tratar o prurido e aliviar a coceira, basta você ter um pouquinho de frequência na aplicação. As pomadas dos médicos dermatologistas podem ser mais eficazes, mas as alternativas caseiras são bem mais baratas do que o normal. Recomendamos que antes de testar nossas dicas, ao dermatologista e ouça suas recomendações, já que um profissional conhece os melhores remédios para fungo no saco e poderá te dar dicas com grande precisão de acordo com o seu caso.

Remédio natural para coceira no saco escrotal

Um remédio para coceira no testículo e virilha que pode ser muito eficaz é o extrato de própolis, encontrado em qualquer farmácia por um baixíssimo valor. Aplicando algumas gotinhas duas vezes por dia na região do prurido, a coceira na virilha irá desaparecer em alguns dias.

A camomila, por ser propriedades anti-inflamatórias e calmantes, é capaz de diminuir as coceiras e ajudar no processo de recuperação da pele. Para utilizar a camomila com esse fim, é possível fazer uma infusão e passar com cuidado na pele machucada, outra opção é usa o próprio saquinho do chá após a infusão, já frio, e colocá-lo em cima da pele.

O vinagre de maçã também é uma boa pedida pra quem deseja retirar os fungos, alergias e micose no saco escrotal. Outra remédio caseiro para coceira na virilha masculina é a aloe vera, que recupera a derme e reduz a coceira das alergias.

Leia também: Pênis ressecado e coçando: 7 causas para ficar atento!

Assadura no saco

A coceira nos testículos quando é muita intensa ou tem pruridos pode chegar a causar uma assadura no saco e na virilha. Muita umidade, suor, atrito (roupas muito justas) e má ventilação também podem gerar esse desconforto. É importante observar bem os outros sintomas já citados neste artigo, já que assadura no saco pode ser facilmente confundida com uma micose, dermatites e outros fungos e doenças.

Descartadas as possibilidades, se o desconforto e a vermelhidão forem apenas uma assadura realmente, você pode tratá-la com pomadas próprias para isso vendidas em farmácia como Hipoglós e Bepantol, por exemplo. Para evitar o reaparecimento do problema, prefira roupas não tão justas, lave-se todos os dias, sempre seque bem e use talco quando possível.

Leia também: Pelo encravado no escroto, o que fazer? - Remédios e soluções

Dicas para evitar coceira no saco escrotal

  • Faça higienização adequada: a região do saco escrotal, assim como outras regiões do corpo em que há dobras nas peles, é muito sucessível a suar e a abrigar bactérias. É necessário que se faça boa higienização diariamente, principalmente em épocas de calor, para evitar fungos e outros parasitas causadores de doenças que geram coceiras e descamação no saco escrotal.
  • Seque bem a pele: bactérias e fungos causadores de micoses precisam de um local úmido para se desenvolver, sendo assim, é de extrema importância que se seque bem a região peniana para diminuir as chances de contágios.
  • Evite roupas apertadas: roupas apertadas ou com tecido que não permite a passagem de ar, assim como a umidade e a falta de higienização, podem gerar um ambiente propício para agentes causadores de doenças na pele. Além disso, roupas apertadas também causam atrito entre a pele e o tecido e podem causar irritação.
  • Prefira sabonetes neutros: o perfume e as tintura utilizadas na produção dos sabonetes podem causar alergias cutâneas, então, dê preferência aos sabonetes neutros ou aos feitos para bebês.
  • Evite banhos muito quentes: a água quente resseca a pele, o que pode causar descamações e irritações. Se você tem a pele seca ou muito sensível, evite entrar em contato com água quente e passe um hidratante sem cheiro na região da pele ressecada após os banhos.

Sugestão: Dor nos testículos, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a COCEIRA NO SACO escrotal - o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Referências
  1. http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/pdfs/DERMATITE_ATOPICA_ATUALIZACAO_EM.pdf
  2. http://www.tecsoma.br/biomedicina/tcc's/2015/cintia.pdf
  3. http://www.scielo.br/pdf/abo/v64n2/13322.pdf

Escrever comentário sobre COCEIRA NO SACO escrotal - o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?
32 comentários
Antonio dos Santos
Tenho muita coceira entre as nádegas (paredes da bunda), no saco escrotal, o ânus também coça demais; acontece mais durante a noite; o lado direito do saco coça tanto que chega até engrossar a pele; que venha a ser isso? Eu sempre coloco entre as nádegas uma toalhinha de papel úmida para aliviar a coceira e a ardência e não uso nenhum tipo de cueca, simplesmente bermudas ou calças largas. O que eu faço?
ademar
Tenho coceira no saco escrotal,não o dia todo de vez enquando aparece e só com talco mentolado que sái, Mas já fui no Medico alergista fiz exame de sangue, exame nos braços e nada constou. Disse me a Medica que talvez é psicologico, acontece isso tambem?
Antonio dos Santos
Coceira psicológica?....que estranho, isso existe?
Giovane
Tenho uma coceira no saco a mais de 1 ano fui ao médico e ele me passou cetoconazol pomada mas não melhorou fiz exames de sangue inclusive os de dst também e todos estavam normais.E já faz mais de 1 ano que não tenho relaçao sexual.é comum a coceira durar todo esse tempo?
Rwshow
Use Vodol em pó, só passar na hora de dormir, e na hora que sair para trabalhar.
Lucas
Estou com coceira no saco, e às vezes eu pênis fica criando casca de machucado, e na parte do meu saco eu não tenho certeza se e micose, mas aparenta ser. Oq devo fazer ?
Editor umComo.com.br
Oi Lucas! Você precisa consultar um médico para que ele possa fazer um
exame físico e recomendar o tratamento adequado. Rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Valdecir de Souza ferreira
Esses remédio e bom para coceira na virilha com bolinhas que aparece em qual remédio que é indicado para esse tipo de situacao
A sua avaliação:
José Gonçalves
Tenho está coceira já algums tempo ja fui a vários médicos dermatologistas. já me passaram várias pomada e nada me serviu não sei mais o que passar por favor me ajudem.se algumas destas pessoas que já foi curado passar pra mim o remédio obrigado.
José Gonçalves
Estou com uma coceira no saco já fui a vários demantolojista e não consegui até agora para com está coceira já passei várias pomada e não tive resultado. Já fiz vários exames os médicos que já fui passar as mesmas pomada já não sei mais o que passar.
josenildo oliveira
Fui raspar os cabelos do saco escrotal com aparelho usado e infeccionou,qual o tratamento
Velinho charmoso
Olha estou com uma coceira no saco escrotal por favor o que posso usar pois nao durmo direito e esta me encomodando de mais
Alessandra
Extrato de própolis e ótimo para coceira no saco na virilha pois em poucos dias passando vc ja ve melhora

COCEIRA NO SACO escrotal - o que pode ser
COCEIRA NO SACO escrotal - o que pode ser

Voltar ao topo da página