Outros saúde da pele

Coceira no corpo, o que pode ser? - Causas mais prováveis

Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 21 janeiro 2020
Coceira no corpo, o que pode ser? - Causas mais prováveis

A coceira, assim como a dor, nada mais é do que uma reação do nosso corpo a algo externo e estranho que entrou em contato com a pele, é um aviso do corpo de que algo está errado. Geralmente a coceira é algo corriqueiro e não indica nada de sério, entretanto, coceiras persistentes no corpo podem indicar problemas na pele ou então doenças psicossomáticas, ou seja, doenças de causas emocionais que acabam refletindo na pele, sendo esse tipo de coceira um aviso de que algo errado está acontecendo com o psicológico de quem a sente. Se você está sentindo coceira no corpo e quer saber o que pode ser, esse artigo do umCOMOte ajuda a descobrir a origem do seu problema e te dá dicas de como aliviá-lo!

Também lhe pode interessar: COCEIRA NO SACO escrotal - o que pode ser

Índice

  1. Desidratação
  2. Coceira na pele por alergia
  3. Dermatite
  4. Distúrbios psicológicos que causam coceira
  5. Coceira pode ser sarna
  6. Infecções cutâneas
  7. Outras doenças que causam coceira no corpo
  8. Pinicação no corpo, o que pode ser?

Desidratação

A desidratação da pele geralmente está associada a uma desidratação geral, ou seja, significa que você está tomando menos água do que é recomendável (em média 2 litros por dias). Caso você esteja tomando água suficiente, saiba que ainda assim pode estar passando por uma crise de desidratação visto que outros fatores podem gerá-la.

Os causadores da desidratação são:

  • Muita exposição ao sol: Quando passamos muito tempo no sol a água da nossa pele evapora e acaba ficando seca e coçando, o ideal é que ao ir à praia ou piscina, além de passar bastante protetor para evitar descamações, também se deixe ao lado uma garrafa de água e evite passar horas a fio em contato direto com os raios solares. Se proteger contra o sol não te protege apenas de consequência imediatas, mas também do envelhecimento precoce da pele.
  • Uso de medicamentos diuréticos: Se você está tomando medicamentos diuréticos ou produtos naturais como o chá de hibisco para evitar inchaços no corpo, saiba que por vezes eles podem eliminar mais água do seu corpo do que é necessário, causando desidratação.
  • Ambiente seco: Alguns lugares são naturalmente secos ou então são secos durante parte do ano, geralmente isso acontece com lugares frios. A secura do ar também pode influenciar diretamente no seu corpo, fazendo com que você perca água e entre em crise de desidratação, nesses casos é possível observar a pele descamando principalmente nos lábios e em outras regiões onde a pele é mais sensível.
  • Gravidez: Por estranho que pareça a gravidez também pode causar coceira na pele, isso porque nesse período frágil da vida a mulher fica mais facilmente desidratada.

Para tratar da desidratação da pele, além de tomar bastante água é recomendável que se tome cuidado de fora para dentro, passando sempre cremes hidratantes preferencialmente sem cor e odor para evitar que nesse momento de sensibilidade você ainda ganha de brinde uma alergia cutânea.

Coceira na pele por alergia

É possível se ter alergias aos mais diferentes produtos, desde tecidos, até alimentos e medicamentos e todas essas alergias podem acabar sendo demonstradas na pele. Para identificar a fonte de sua alergia primeiramente repare se você entrou em contato com um produto fora do usual nos últimos tempos, o local onde a alergia apareceu também pode ajudar a achar a fonte, por exemplo, se você sente coceira nas pernas a noite e se pergunta o que pode ser, provavelmente o que está te dando alergia é a calça do seu pijama.

Caso você não consiga reparar nada fora do usual, faça testes de contato em um laboratório, eles consistem em colocar um pequeno pedaço da pele em contato com diversos materiais que costumam causar alergia, como pelo de animais e ácaro como pode ser visto na imagem. Após um tempo é possível observar como sua pele reagiu aos produtos e estipular se você tem alergia e também qual a intensidade dela, dependendo do tamanho da "bolinha" que surgir pela reação.

Além de fazer esse teste para evitar entrar em contato com o produto que te causa alergia, para tratar de alergias cutâneas é possível tomar remédios antialérgicos de via oral ou então pomadas tópicas que geralmente contêm cortisona, apenas tome cuidado e consulte um profissional para saber qual pomada usar visto que muitas dessas pomadas são destinadas a pacientes com problemas mais sérios de pele como a dermatite atópica e também a psoríase, doenças que também dão coceira na pele e sobre as quais falaremos abaixo.

Veja também: Como saber se tenho alergia a maquiagem

Coceira no corpo, o que pode ser? - Causas mais prováveis - Coceira na pele por alergia

Dermatite

A dermatite é de forma geral uma inflamação na pele, entretanto, existem diferentes tipos de dermatite com diversos níveis de seriedade. As dermatites são:

  • Dermatite de contato: Essa é certamente a mais simples e mais facilmente tratável, a dermatite de contato, também chamada de dermatite tópica aparece quando entramos em contato com algum produto ao qual temos alergia. Para tratá-la basta parar de entrar em contato com o produto causador e passar pomadas antialérgicas no local até que coceira e vermelhidão passem.
  • Dermatite atópica: A dermatite atópica, como o nome indica, não tem relação com o local onde você encontrou em contato com algum produto, na verdade ela nem ao menos é uma alergia. A dermatite atópica, assim como todas as outras (com exceção à de contato) pode ser genética, surgir de um dia para o outro e geralmente é crônica, ou seja, não é tratamento definitivo para ela. A dermatite atópica causa coceiras, vermelhidão e descamação da pele. Se você está sentindo coceira nos braços e se pergunta o que pode ser, é provável que seja a dermatite de contato, visto que ela costuma surgir em "dobras" como na região oposta ao cotovelo.
  • Seborreia: A seborreia tem também causa coceiras e descamação da pele, entretanto, ela surge unicamente no couro cabeludo e pode ser bastante incômoda por parecer com caspa e surgir em grande quantidade.
  • Psoríase: A psoríase gera além das coceiras e vermelhidão uma produção excessiva de pele na região afetada, o problema é que essa pele produzida é sempre mandada embora por meio da descamação.

Com exceção à dermatite de contato, todas as citadas acima não têm um causador específico como uma doença comum, essas inflamações na pele costumam ser psicossomáticas, ou seja, estão diretamente ligadas ao equilíbrio emocional do paciente e costumam também acompanhar quem as têm durante toda a vida. Para tratá-las é necessário manter a pele bastante hidratada e também usar pomadas com cortisona sempre que a hidratação sozinha não estiver sendo o suficiente para manter a pele saudável.

Dermatites causam descamamento na pele, se você está com esse sintoma veja o que pode ser pele descascando.

Distúrbios psicológicos que causam coceira

Imagine você prestes a passar pela entrevista pro emprego dos seus sonhos e começa a se sentir mal, nervoso, esses sintomas são todos psicossomáticos. Doenças psicológicas muitas vezes causas sintomas psicossomáticos, dentre os quais se encontra a coceira na pele.

As doenças mais comuns e que costumam dar coceira na pele são:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Síndrome do pânico;
  • Bipolaridade;
  • Abstinência de drogas;
  • Distúrbios alimentares.

Coceira pode ser sarna

A sarna é uma doença geralmente ligada aos cães, entretanto, existe uma sarna humana que pode ser bastante cruel. Se você tem sentido coceira nas pernas a noite e imagina o que pode ser, é muito provável que seja sarna. Os sintomas dessa doença são coceiras e vermelhidão na pele e após há o surgimento de caroços vermelhos e duros.

Se você suspeita estar com sarna, entre em contato com um médico o quanto antes e evite contato próximo com outras pessoas pois a sarna, além de ser extremamente contagiosa, facilita a entrada de outras doenças causadas por bactérias.

Leia mais em: Como tratar a sarna

Infecções cutâneas

Infecções na pele geralmente são causadas por fungos e bactérias e muito comumente causam coceira. As infecções mais comuns são:

  • Pé de atleta: A micose denominada popularmente pé de atleta recebeu esse apelido pois aparece em pés e geralmente em pessoas que costumam praticar esportes, acabando por passar muito tempo com os pés molhados por suor, criando um ambiente propício para fungos.
  • Candidíase: Apesar de ser vista como uma doença que atinge os órgãos genitais, existe um tipo de candidíase que atinge a pele, causando coceiras e vermelhidão na pele, além disso a região afetada costuma soltar água.
  • Herpes: Costuma aparecer nos lábios e nos órgãos genitais, causa coceira e bolhas.

Outras doenças que causam coceira no corpo

Existem outras doenças que podem ou não ter relação direta com a pele e que também podem causar coceira, entre elas estão:

  • HIV;
  • Doenças que envolvem o sangue como a anemia;
  • Câncer;
  • Catapora;
  • Hepatite;
  • Cirrose;
  • Diabetes.

Pinicação no corpo, o que pode ser?

Sentir o corpo pinicando e coçando não é normal, existem duas possibilidades que explicam essa coceira. Se você sente coceira no corpo a noite, repare se não ouve troca no produto com o qual seus lençóis são lavados ou então se não outra troca de lençol, você pode estar com alergia.

Você trocou tudo o que pode e ainda sente coceira no corpo todo, o que pode ser? Caso não seja nada disso e sua coceira seja constante, talvez você esteja com alguma doença de pele que está se alastrando, assim como a sarna, observe se além da coceira sua pele apresenta algum outro sintoma como pruridos, vermelhidão ou bolhas e consulte um dermatologista assim que possível.

Veja também como tratar coceira na pele nesse artigo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Coceira no corpo, o que pode ser? - Causas mais prováveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
cris
O que pode ser coceira e uma pinicação no rosto?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Cris. Este artigo é meramente informativo e não podemos receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Recomendamos que você procure um médico.
Isaias
Minha penna corsa muito a noite deve ser o que
1 de 2
Coceira no corpo, o que pode ser? - Causas mais prováveis