PARTILHAR

Tipos de dermatite

Tipos de dermatite

A dermatite é uma doença na pele que se dá como uma reação alérgica. Como toda reação alérgica, é causada devido ao contato constante ou não - o que determina a gravidade - à diferentes tipos de agentes - o que determina o tipo de dermatite. Na maioria das vezes gera sintomas como descamação, vermelhidão, bolhas e coceira e podem aparecer em diferentes áreas do corpo.

A dermatite pode surgir em qualquer idade, incluindo bebês, e também pode ser causada por efeito colateral de algum medicamento, pele muito seca ou má circulação. A causa da dermatite determinará o tratamento, que normalmente é feito com medicamentos prescritos por um dermatologista. Neste artigo, umComo te apresenta os principais tipos de dermatite.

Também lhe pode interessar: Como tratar a dermatite herpetiforme

Dermatite atópica

A dermatite atópica é um dos mais comuns tipos de dermatite. Ela é crônica e é facilmente reconhecida pela aparência e outros sintomas. As lesões deixadas pela dermatite atópica são avermelhadas e acinzentadas e podem causar coceiras e descamação da pele, a sua principal característica são as dobras que ela deixa na pele.

O tratamento deste tipo de dermatite é realizado através da administração de cremes hidratantes, corticoides e anti-histamínicos. Em umComo temos artigos sobre como se manifesta a dermatite atópica e como tratar a dermatite atópica.

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é um tipo de dermatite que se dá a partir duma inflamação no couro cabeludo, inicialmente com a vermelhidão e descamação, também pode ser conhecida como caspa. O que a maioria das pessoas não sabe é que a dermatite seborreica não se limita apenas no couro cabeludo mas também pode aparecer em outras áreas do corpo. Saiba mais sobre: Como se manifesta a dermatite seborreica no adulto

O tratamento da dermatite seborreica é feito através da mudança de hábitos e cuidado com o couro cabeludo, mas também, para ajudar, existem os shampoos anti-caspa e algumas pomadas como Bepantol ou Cortitop. Enxaguar e secar muito bem o cabelo, durante e após o banho, respectivamente, ajuda a reduzir os sintomas deste tipo de dermatite.

Dermatite esfoliativa

A dermatite esfoliativa é um outro tipo de dermatite que se dá através de uma inflamação, mas neste caso, diferente do tipo listado acima, a inflamação pode ser considerada como grave e afeta grandes áreas do corpo. Se caracteriza pela vermelhidão e descascamento e pode afetar o peito, pés e pernas, costas e braços.

O tratamento da dermatite esfoliativa se dá, inicialmente, com o internamento hospitalar do paciente. Durante o internamento o indivíduo será submetido à administração de medicamentos corticoides injetados diretamente na veia, os medicamentos mais comuns nestes casos são a Betametasona ou dexametasona.

Dermatite alérgica

A dermatite alérgica é um tipo de dermatite comum quando o indivíduo tem contato com medicamentos ou cosméticos dos quais é alérgico, por isso também pode ser conhecida como dermatite de contato. Em umComo temos alguns artigos sobre como saber se você é alérgico à cosméticos, na sessão de beleza. A dermatite alérgica pode provocar o surgimento de vermelhidão, bolhas e coceira nos locais que entraram em contato com os agentes dos quais você é alérgico.

O tratamento da dermatite alérgica pode ser feito a partir da administração de cremes emolientes e evitando o contato direto com substâncias alérgenas. Confira: Como é o tratamento da dermatite de contato.

Dermatite ocre

A dermatite ocre ou estase é um tipo de dermatite caracterizada por uma coloração mais próxima do roxo do que do vermelho, dependendo da cor da pele da pessoa também pode ter uma coloração mais próxima do marrom. Acontece principalmente nas pernas, tornozelos ou na dobra entre o antebraço e o braço devido ao à natural capacidade de acúmulo de sangue nessas áreas. Também é comum em pessoas que possuem varizes.

O tratamento da dermatite ocre pode ser feito através de hábitos simples como o repouso e utilização de meias elásticas para favorecer a circulação. Veja também: como tratar a má circulação de forma natural e como melhorar a circulação nos pés e tornozelos.

Dermatite herpetiforme

A dermatite herpetiforme é um tipo de dermatite crônica, neste caso, específica para indivíduos que possuem intolerância ao glúten. Se inicia com bolhas pequenas que posteriormente causam sensação intensa de queimadura e coceira.

O tratamento da dermatite herpetiforme consiste, inicialmente, em uma dieta sem glúten (incluindo o uso de medicamentos com glúten). Confira a nossa lista completa de alimentos sem glúten.

Outros tipos de dermatite

Além dos tipos de dermatite que listamos acima, ainda existem outros que talvez não sejam tão comuns, mas ainda sim, incluem:

  • Dermatite de numular: Este tipo de dermatite caracteriza-se por uma irritação na pele que faz com que manchas arredondadas que ardem e coçam apareçam, podendo mais tarde evoluir para infecções bacterianas caso o indivíduo não mantenha a higiene do local. Neste caso o tratamento deve ser feito com a administração de anti-bióticos.
  • Dermatite de fralda: Também conhecida como assadura, é um tipo de dermatite muito banal, geralmente não causa complicações posteriores. Pode ser tratada com pomadas para assadura e realização de uma boa limpeza do loca, mantendo a higiene do bebê para evitar possíveis complicações.

Lembrando que seja qual for o tipo de dermatite é sempre recomendado consultar o seu dermatologista para que o um diagnóstico detalhado seja feito para que o tratamento se inicie antes que o problema possa apresentar maiores complicações

m qualquer tipo de dermatite é recomendado consultar o dermatologista para fazer o diagnóstico correto do problema e iniciar o tratamento adequado.

Veja também:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de dermatite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
JUDITH MEDEIROS
Todos os assuntos de pele são de muito interesse porque tenho problema na pele. OBRIGADA.
vilma araujo
quando a dermatiti dar nus labios como tratar?
Nicolas Santos
A dermatite que afeta os lábios pode ser a alérgica ou de contato, neste mesmo site existe um artigo que fala sobre a dermatite alérgica em http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-a-dermatite-alergica-20036.html
Tipos de dermatite
Tipos de dermatite

Voltar ao topo da página ↑