Como tratar a má circulação de forma natural

Sofre de má circulação? Fazendo simples alterações na sua vida poderá conseguir que o sangue circule melhor pelo seu corpo e que se sinta num estado de saúde ótimo. Para melhorar a circulação sanguínea terá que prestar atenção à alimentação e ao exercício mas, além disso, também existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a que o sangue flua melhor. Neste artigo de umComo contamos-lhe como tratar a má circulação de forma natural dando-lhe alguns truques que conseguirão fazer com que se sinta melhor.

Também lhe pode interessar: As melhores infusões para a circulação
Whatsapp 4 Twitter 28 Google +
Instruções
  1. Quando uma pessoa sofre de má circulação sanguínea pode desenvolver uma série de consequências para a sua saúde que ficará prejudicada e com uma pior qualidade. Por isso, é importante tratar o quanto antes esta condição e procurar que o sangue circule em boas condições pelo nosso corpo. Entre as consequências que podem derivar deste problema destacamos as seguintes:

    • Problemas cardiovasculares: ao não chegar bem o sangue a todos os órgãos corre-se o risco de sofrer de ataques, arritmias, etc.
    • Hipertensão: também é um dos efeitos que pode ocorrer ao não ter uma boa irrigação sanguínea.
    • Rigidez muscular.
    • Artrite.
  2. O ginkgo biloba é um dos remédios naturais mais indicados para melhorar a circulação sanguínea. Isto porque se trata de uma planta medicinal que é capaz de dilatar os vasos sanguíneos e conseguir, assim, que as veias sejam mais elásticas. Por isso, trata-se de um aliado natural para a má circulação e, por isso, recomenda-se tomar esta infusão uma vez ao dia para aproveitar os seus benefícios.

    Mas existem outras formas de tomar ginkgo biloba como em extrato líquido (disponível em lojas de produtos naturais ou ervanárias), em cápsulas preparadas com esta planta ou, como já referimos, fazendo um chá. No entanto, é importante que tenha em conta as contraindicações do ginkgo biloba pois não se recomenda a grávidas, a pessoas que sofram de insônia ou ansiedade, etc.

  3. Outro dos ingredientes naturais que fomentam uma boa circulação do sangue é o alho. Entre todas as propriedades do alho, destaca-se que se trata de um ingrediente que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e a que o sangue não coagule, por isso, muitos medicamentos para tratar as pernas cansadas ou as varizes incluem este ingrediente.

    Para aproveitar estas propriedades basta apenas que inclua nas suas refeições um dente de alho, assim, além de conseguir um sabor mais intenso, conseguirá aproveitar os seus benefícios. Se preferir, outra forma de o usar é fazer um banho de água morna com alho, pode molhar os pés para ativar o sangue das pernas ou, se preferir, pode tomar um banho por completo. Neste artigo contamos-lhe como fazer um banho de pés com alho.

  4. Outra forma de tratar a má circulação naturalmente é através da pimenta caiena, um ingrediente que possui propriedades para ativar os vasos sanguíneos e melhorar a irrigação sanguínea. Este foi um dos remédios que os nossos avós mais usaram e é porque o resultado é bastante eficaz.

    Para isso, terá apenas que adicionar pimenta nas suas refeições ou, como acontece com o alho, também pode optar por tomar um banho de água quente com este ingrediente todas as noites antes de dormir; assim conseguirá que o sangue das extremidades se reative e funcione melhor.

  5. Uma das principais causas da má circulação é não seguir uma alimentação saudável, por isso, é importante que tenha em conta quais são os ingredientes que podem ajudá-lo a melhorar a sua irrigação sanguínea. De seguida, listamos para você os seus melhores aliados.

    • Alimentos ricos em fibra: conseguem diminuir os níveis de colesterol e os triglicérides do sangue, além disso, ao conseguirem regular o trânsito, também conseguem com que as paredes das veias estejam em um bom estado de saúde.
    • Alimentos ricos em potássio: o potássio é um mineral que consegue regular a quantidade de água das células, pelo que é perfeito para tratar as pernas inchadas e combater a retenção. Também é perfeito para ajudar o sangue a fluir melhor pelas veias.
    • Alimentos ricos em antioxidantes: conseguem proteger os vasos sanguíneos e conseguir que estejam em bom estado de saúde. Além disso, uma vez que lutam contra os radicais livres, são ideais para conseguir conservar as paredes das artérias e das veias.

    Também é essencial que beba pelo menos 2 litros de água por dia para fomentar a eliminação de toxinas e conseguir que o sangue esteja depurado. Em umComo contamos-lhe de forma detalhada os alimentos que melhoram a circulação.

  6. Para conseguir que a circulação do seu sangue se ative é importante que realize exercício físico, desta forma, conseguirá aumentar o fluxo sanguíneo e bombeá-lo até ao coração. Entre os exercícios para melhorar a circulação destacam-se os seguintes:

    • Fazer bicicleta deitado no solo: com as pernas elevadas consegue melhorar a irrigação sanguínea e ao pedalar fomenta ainda mais a circulação.
    • Caminhar: também é um dos exercícios mais recomendados para ativar a irrigação sanguínea e conseguir melhorar o seu estado de saúde.
    • Footing: correr a um passo leve também consegue ativar o exercício cardiovascular e fazer com que o sangue recorra o seu organismo.

    No geral, os exercícios cardiovasculares são ideais para tratar a má circulação visto que contribuem para bombear o sangue e o coração e melhorar o fluxo.

  7. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a como tratar a má circulação de forma natural, recomendamos que entre na nossa categoria de A Saúde e o Sangue.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como tratar a má circulação de forma natural:


35 comentários


29-04-2016 antonio amaral disse:
porque em formiga o braço esquerdo,cerá por causa da má circulação ou sistema nervoso. isso tem idade pra acontecer ? ou é indiferente ? tenho 48 anos e minha esposa 49,temos problema de enformigamento nos braços. obrigado
27-04-2016 Gislaine Alves disse:
Tenho muito vasinhos nas pernas o que seria bom tomar ?
30-01-2016 Gy disse:
Minha mãe estar toda inchada, assim diz angiologista que é má circulação, todos remédio receitados inchou ela mais,e agora as pernas ficam saindo água,tanto que escorre no chão, já fui em vários médico com ela só mandam colocar as pernas elevadas,ela nunca desincha,não sei o que fazer mais
30-11-2015 José Raimundo Chaves disse:
Tenho uma dor muito forte na perna esquerda (canela) quando ando desde o dia 18/11/15. O pé fica frio e formigando às vezes. Já usei anti inflamatório, antibiótico e relaxante muscular mas sem nenhum resultado. Já fiz massagem com produtos e também emplastro de argila sem resultado. Hoje comecei usar Venorcur. Quando estou sentado ou deitado a perna não dói. É só caminhar e a dor aparece. A perna não está inchada ou avermelhada. Só as unhas do pé estão arroxeadas. Pode me ajudar? Fico-lhe agradecido.
03-12-2015 Sidi disse:
O ideal é VC procurar um médico aí sim você vai ter uma orientação certa .não deve ser nada grave .
29-11-2015 Fábio disse:
Eu tenho má circulação nas maos. Quando estou de pé sinto as maos um pouco dormentes e ficam muito vermelhas. Então agora no Inverno nem se fala. O que aconselharia?? Obrigado!
01-12-2015 Sara Viega disse:
Oi Fábio, você já experimentou algum dos tratamentos naturais que indicamos acima?
08-11-2015 Cristiana Silva disse:
Realmente, eu não sei o que está acontecendo comigo, começou essa semana, não consigo dormir, toda vez que vou me deitar sinto uma fumigação na mão e no pé esquerdo chega ser ardido, não consigo dormir, pois quando estou relaxando o corpo e pegando no sono me da uns espasmos e aceleração do coração ai eu tenho que levantar depressa, a palma das minhas mãos ficam sem sangue e toda enrugada, os pés ficam pálidos sem uma gota de sangue, e o meu corpo eu aperto não fica mais vermelho, parece que o sangue fugiu, amanhã eu vou ao médico, estou com muito medo
29-10-2015 marcelo disse:
Estou no momento me tratando, com exercícios reguleera e com estás dicas procurarei melhorar minha alimentação...obg
30-10-2015 Sara Viega disse:
Oi Marcelo, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
08-10-2015 Lindaura Ramos das Graças disse:
Todas essas informações foram úteis para mim e para o meu marido.
09-10-2015 Sara Viega disse:
Oi Lindaura, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
14-09-2015 joao veanes disse:
gostei bastante destas informações, me ajudou muito.
15-09-2015 Sara Viega disse:
Oi Joao, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)
12-08-2015 Maria Inês dos Santos de Oliveira disse:
Então, gostaria de comentar sim, e dizer como esse artigo foi para mim, muitíssimo importante e útil, amei. Achei muito bem esclarecido. gostaria de saber mais sobre a anemia, baixa das plaquetas, glóbulos brancos, pois os meus exames nesse sentido, estão bem ruins. Muito obrigada!
18-08-2015 Sara Viega disse:
09-08-2015 Maria Inês dos Santos de Oliveira disse:
Gostaria de saber como posso tratar de forma natural a má circulação das arterias
13-06-2015 José disse:
Tenho queimação nos pés e dor quando deito é só levantar da cama que passa, tem algum remédio caseiro para aliviar?
07-06-2015 Aldiva disse:
Tenho má circulação, não posso ficar nem 20 minuto sentada que adormece as minhas pernas, como tratar com remédio caseiro, usar meias por muito tempo faz mal.
09-06-2015 Sara Viega disse:
Oi Aldiva, você pode usar meias sim dese que o elástico não fique demasiado apertado na perna. Nesse link encontrará mais artigos com dicas para melhor a circulação sanguínea: http://www.umcomo.com.br/search/index/cat/12817/q/m%C3%A1%20circula%C3%A7%C3%A3o
02-06-2015 Magno N. Oliveira disse:
Bom dia. As dicas são ótimas, porém precisam ser completas, por exemplo consumir vitamina x, y, ou z sem dizer onde encontramos não é necessário da recomendação e da matéria. Abcs. Magno
26-05-2015 Aldiva disse:
retirei uma veia venosa dai fiquei com má circulação, não posso ficar sentada nem por 15 minuto, ate p/ dormir tem que ser com traveseiro alto em baixo das pernas o que devo fazer?
25-05-2015 Zulmira dos Santos disse:
Muito obrigado pelos vossos artigos. Adorei as dicas :)
26-05-2015 Sara Viega disse:
Oi Zulmira, que bom saber! Muito obrigada e continue nos acompanhando :)
16-05-2015 Maria Antonia. disse:
Trabalho o dia todo em pé ja um bom tempo. e agora apresentou uma dormência no meu pé direito. Gostaria de saber o que devo fazer.
13-04-2015 Donizete nunes de Menezes disse:
Tenho muita batedeira no coração ,equando demora para acabar me da formigamento no corpo inteiro e fui enformado que e´a falta de circulação . ja fui ao cardiologista mas quando ia fazer o tratamento , fui operado de uma ernia inguinal .etive que parar o tratamento por enquanto.o que devo fazer para controlar essa batedeira
10-03-2015 Aldiva disse:
Bom Dia. Tenho problema sério de má circulação, já fiz cirugia e não resolveu os problemas retirei a veia venosa a um ano e continua os mesmo problemas, já não aguento tomar tanto remédio. O que posso comer e o que não posso comer.
24-02-2015 Leonel peregrino disse:
sinto na cabeça pesada e uma zoeira sinto parece que e uma má circulação, e não consigo dormir , e as pernas principalmente quando a noite quando deito as pernas começam a formigar e da um calafrio nas pernas e sinto as sola dos pés parecem que estão queimando, e minha pressão sempre 14x15a90x10, tomo todos os dias lozartana, um cedo e outro a noite, e não sei o que e isto que quando estou deitado a noite as vezes sou despertado por tipo de choque no meu corpo tipo repuxado, e vezes afogando e tenho de me levantar rápido e recuperar o folego, parece que vou morrendo, tem alguém na medicina que pode me ajudar e me explicar o que e isto sinto medo em dormir devido estes sintomas, que deves me ataca, se souber de algum remédio por favor me pode passar e ficarei grato, que deus os abençoe.
29-09-2015 pollyanna disse:
Incrível sinto a mesma coisa que vc fadiga medo de dormir e morrer pressão na cabeça dormência sem falar o mal estar espero que alguém possa nos ajudar
23-01-2015 Carlos Fernandes disse:
o artigo e muito bom mas deviam intensificar um pouco mais o assunto
23-01-2015 Sara Viega disse:
Olá Carlos, muito obrigada pelo seu comentário. Se quiser mais informações sobre como melhor a circulação, nesse link pode encontrar mais informação: http://saude.umcomo.com.br/melhorar-a-circulacao/
07-09-2014 Lourdes Rossato disse:
Gostaria de mais dicas, sobre circulação natural. Estou com muita dores atrás do joelho nas pernas, pois já fiz cirurgia das varizes e fiz esclero tb.
09-09-2014 Sara Viega disse:
Olá Lourdes, nesse link você pode encontrar mais dicas para tratar a má circulação: http://www.umcomo.com.br/search/index/cat/12861/q/circula%C3%A7%C3%A3o Espero que sejam úteis :)
06-07-2014 cintia elaine disse:
nossa trabalho em pé e minha pernas fica inchada eu já dei trambose que eu faço esto tomando erbalaife chá para tira o liquido do corpo me ajuda
15-10-2014 neusa nazir disse:
olha amiga para quem tem problemas de má circulação, tem que caminhar no minimo meia hora por dia, muita água, antioxidantes e consultar um especialista ok?
17-10-2014 Sara Viega disse:
Olá Neusa, obrigada por essas dicas ;)
05-05-2014 Gomes disse:
Após fazer uma cirurgia de retirada de varizes em 2003, sendo preservada a safena, agora estou com bastante dores na perna esquerda apresentando uma mancha vermelha dolorida no sobre-braço perto da axila esquerda, bastante dores no peito de madrugada, no sono fase Ren, quando deito do lado esquerdo, sinto o tórax pesado, como se tivesse dormido em um colchão de qualidade ruim... Já tive casos de desmaio, apresentado bastante sudorese e desfalecimento, recobrando os sentidos pouco tempo depois... Da última vez achei até que fosse um infarto. Médico nenhum descobre o que é, os sintomas pareciam, no penúltimo episódio de desmaio com os mesmos da dengue...Me auxiliem, por favor!
03-05-2014 edi moreira disse:
minhaperna esquerda doi muito a noite , que devo tomar ?
18-03-2014 Maria carmo disse:
Ja alguns dias que ando com a perna direita quente e a esquerda fria alguem me sabe dizer que significa isto
18-03-2014 Sara disse:
Olá Lucia, muito obrigada pelo comentário :) Ainda bem que conseguimos ajudar!
14-03-2014 lucia disse:
gostei muinto da materia,bem esclarecedora muinto obrigada
11-03-2014 Sara disse:
Valdir muito obrigada pelo comentário, valeu :)
09-03-2014 valdir disse:
gostei! só assim podemos evitar certos tipos de alimentações e prevenir de certos tipos de doenças,
15-12-2013 Usuário anônimo disse:
por foi inutel
04-12-2013 Sara disse:
Nancy muito obrigada pelo comentário :) Valeu mesmo!
30-11-2013 Nancy Maria disse:
parabéns,Sara Veiga,que matéria maravilhosa, era o que eu estava precisando saber. Obrigada.
25-10-2013 Sonia disse:
Minha mae e´bem idosa e muitas vezes ela sente as pernas muito geladas que ate´doi como resolver este poblema,
03-10-2013 maria therezinha coradini disse:
meu primo está com má circulacão e os dedos dos pés ficam avermelhados, depois aparecem feridinhas que ficam pretas,O que fazer?já ficou 45 dias no hospital e não melhorou.
16-07-2014 Lena Alves da Rocha disse:
...eu acho que ele vai morrer um dia kkkk, fale pra ele se cuidar,dependendo faça cozimento de folhas de fumo e dá banhos três vezes ao dia.Meu avô fazia isto, mais ele já morreu com mais de oitenta anos . creio ter ajudado.!
Vídeos em destaque
DIY Aulas de Zumba Beleza Saúde