Sobre a gravidez

Como aumentar o líquido amniótico

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aumentar o líquido amniótico

Durante a gravidez, o útero materno cria a bolsa onde o bebê vai se desenvolver. Dentro dela se produz, por sua vez, o líquido amniótico, responsável por proteger o feto durante a gestação. Em muitos casos podem ser produzidas perdas deste líquido, em outros, algumas mulheres sofrem de oligohidrâmnios, ou seja, uma redução considerável do volume de líquido amniótico dentro do útero. Se quiser evitar que este risco cause problemas durante a sua gravidez, anote. Em umComo.com.br explicamos a você como aumentar o líquido amniótico. Seguindo estas regras poderá devolver o volume natural de líquido no seu útero para que o seu bebê cresça saudável.

Também lhe pode interessar: O que fazer se perder líquido amniótico

Índice

  1. Aumentar o líquido amniótico: consulte um médico
  2. Aumentar o líquido amniótico: hidratação
  3. Aumente o líquido amniótico: exercício e repouso

Aumentar o líquido amniótico: consulte um médico

Graças ao acompanhamento médico da gravidez será fácil detectar se uma mulher está sofrendo de oligohidrâmnios por causa da perda de volume de líquido amniótico. Dependendo da fase da gravidez em que se encontre, o médico poderá dar diferentes indicações.

Basicamente, se ainda não estiver a ponto de dar à luz, o seu médico dará a você um tratamento farmacológico de via intravenosa ou por meio de um cateter, para monitorar a atividade do seu bebê e aumentar o líquido amniótico do útero.

Caso esteja perto da hora do parto, o mais aconselhável será fazer uma cesárea, já que será menos arriscado para o bebê. Pense que ter o volume de líquido amniótico baixo mesmo antes do parto pode ser perigoso. Antes de nada, consulte o seu médico regularmente e siga as suas indicações à risca.

Como aumentar o líquido amniótico - Aumentar o líquido amniótico: consulte um médico

Aumentar o líquido amniótico: hidratação

Existe uma forma de aumentar o líquido amniótico em casa; consiste, principalmente, em manter-se sempre hidratada, já que ao aumentar a quantidade de água do seu organismo contribuirá para aumentar, também, o volume de líquido amniótico. É aconselhável beber entre 8 e 10 copos - entre um e dois litros - de água por dia. Também é recomendável consumir alimentos ricos em água, como frutas e verduras: melancia, melão, uva, alface, brócolis, aipo...

Por outro lado, evite consumir suplementos de ervas diuréticas (dente-de-leão, sementes de aipo e salsinha...), pois podem chegar a desidratar. Da mesma forma, evite o consumo de bebidas alcoólicas.

Como aumentar o líquido amniótico - Aumentar o líquido amniótico: hidratação

Aumente o líquido amniótico: exercício e repouso

Por último recomendamos fazer exercício diário e de rotina, sempre que o médico não tenha determinado que deve repousar e os exercícios não impliquem carregar peso. Os ideais são natação, hidroginástica, ioga ou pequenas caminhadas. Faça exercícios de 30 a 45 minutos por dia para conseguir aumentar o fluxo sanguíneo, que por sua vez, aumentará o nível de líquido amniótico no seu útero.

Além disso, se o médico tiver mandado repouso absoluto, o melhor para conseguir que o sangue circule adequadamente é se deitar sobre o seu lado esquerdo. Faça-o quando puder e quando achar necessário. Colocando-se nesta postura conseguirá que o sangue flua e inclusive que aumente a irrigação sanguínea, favorecendo o útero.

Não se esqueça de consultar o seu médico perante qualquer dúvida ou sintoma. Ele será o responsável por aumentar o líquido amniótico para que a sua gravidez corra bem.

Como aumentar o líquido amniótico - Aumente o líquido amniótico: exercício e repouso

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar o líquido amniótico, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Siga as recomendações do seu médico ou ginecologista.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como aumentar o líquido amniótico