O Parto Natural

Como saber se a bolsa estourou

Diana Oliveira
Por Diana Oliveira. Atualizado: 3 dezembro 2019
Como saber se a bolsa estourou

O final da gravidez é um período de bastante ansiedade, em que a mulher nunca sabe quando vai nascer o seu filhote. No útero, o bebé está protegido por um membrana composta por líquido amniótico. Quando o líquido passa pelo útero e acaba por sair pela vagina significa que a bolsa estourou. Mas nem sempre a mulher tem a certeza. No final da gravidez é natural o bebé pressionar a bexiga e é frequente acontecerem escapes. Mas como saber se a bolsa estourou mesmo?. O umComo explica-lhe algumas características para saber identificar esta etapa.

Como ter certeza que a bolsa rompeu?

A quantidade de líquido que sai da bolsa varia muito de caso para caso. Se o feto estiver com a cabeça no colo do útero sairá muito pouca água. Mas se a bolsa rompeu e saiu uma enxurrada de água não há dúvidas, está na hora! Uma coisa é comum para todas as mulheres, o rompimento da bolsa é quase como a sensação de incontinência, um xixi que não dá para controlar.

O rompimento da bolsa não causa dor, mas ele desencadeia uma série de estímulos hormonais que podem levar a iniciar o trabalho de parto. Mas caso isso não aconteça a mulher não sente dor nenhuma, apenas sente o líquido a sair da sua vagina.

Tem a calcinha úmida mas não tem a certeza do que será? Xixi, suor, muco, ou estará na hora? Tire as dúvidas. Deite-se de lado e tussa para ver se sai mais água. Normalmente, um dias antes da bolsa estourar o tampão mucoso sai. Isto é uma espécie de corrimento amarelo, espesso, que funcionava como tampão no útero, para proteger o bebé. Por isso esteja atenta.

Como saber se a bolsa estourou - Como ter certeza que a bolsa rompeu?

Qual o tempo certo para a bolsa romper?

Ao contrário da ideia que passam as novelas, muitas vezes a bolsa não estoura antes do trabalho de parto iniciar. Isto acontece apenas em 10% das mulheres. Não é natural a bolsa estourar antes das 37 semanas, se isso acontecer procure um obstetra. Se rebentar depois deste período fique calma e siga para o hospital. O bebé irá nascer nas próximas horas.

A bolsa mantém o bebê protegido de uma série de bactérias. Sem esta proteção após algumas horas a saúde do bebê pode ser comprometida, daí a importância de fazer o parto depois da bolsa estourar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a bolsa estourou, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como saber se a bolsa estourou