Partilhar
Partilhar em:

Como saber se estou perdendo líquido amniótico

Como saber se estou perdendo líquido amniótico

O líquido amniótico tem um papel super importante na gravidez, uma vez que envolve o bebé e amortece choques e movimentos bruscos. Também mantém a temperatura necessária dentro do útero e auxilia a formação do sistema respiratório e digestivo, entre outras funções relevantes. A perda de líquido é comum, especialmente no terceiro trimestre da gestação, sendo que 8% das mulheres gestantes pode sofrer dessa perda em algum pronto da gravidez. A perda de líquido amniótico pode indicar a rutura da bolsa das águas, embora em muitos casos possa apenas ser urina. Se está preocupada com essa situação, continue lendo esse artigo do umCOMO e descubra: Como saber se estou perdendo líquido amniótico.

Também lhe pode interessar: O que fazer se perder líquido amniótico

Perda de líquido amniótico

No decorrer da gestação a quantidade de líquido amniótico vai aumentando. Entre as 34 e 36, a futura mamãe terá, muito provavelmente, entre 800 ml e 1 litro de líquido amniótico no útero. Depois desse período, a quantidade começa diminuindo gradativamente até o nascimento do bebê.

A perda de líquido amniótico antes do terceiro trimestre pode apresentar alguns riscos. Sendo que o líquido é essencial para garantir o desenvolvimento do bebê, a perda pode comprometer o crescimento dos órgãos dele. O segundo risco é o parto prematuro.

O problema pode ser provocado por anomalias do bebê, síndrome da transfusão feto-fetal, medicamentos ingeridos pela mãe ou rutura parcial da bolsa das águas. Descubra mais informações sobre o que significa líquido amniótico diminuído, acessando essa ligação.

Contudo, à medida que a hora do parto se vai aproximando, o bebê exerce pressão sobre a bexiga, o que pode provocar algumas perdas involuntárias de urina. Ao sentir a umidade provocada por esta situação a futura mamãe pode pensar que está perdendo líquido amniótico. Como pode, então, saber se está perdendo líquido amniótico?

Dica: Acesse também esse artigo que explica como saber se a bolsa estourou e esclareça suas dúvidas!

Como distinguir líquido amniótico de urina

O líquido amniótico é transparente e, geralmente, não tem qualquer tipo de odor. Para saber se está perdendo líquido amniótico, siga os seguintes passos:

  • Comece por esvaziar a bexiga e higienizar bem a zona íntima. Coloque um absorvente na calcinha.
  • Em seguida, exercite-se durante meia hora. Você pode caminhar, sentar e levantar, como preferir. Você pode conferir alguns exercícios para grávidas em casa nesse artigo.
  • Em seguida, confira o absorvente. Se ele estiver molhado, é sinal que existe uma perda. Caso o líquido seja amarelado e com cheiro, você está perdendo urina. Caso o líquido seja transparente, sem qualquer odor ou com odor de água sanitária ou cloro, você pode estar perdendo líquido amniótico.

O que fazer se estou perdendo líquido amniótico?

Se você estiver perdendo líquido amniótico, é essencial consultar o seu médico de imediato. Com uma ecografia, o médico pode conferir o volume do líquido amniótico e determinar o que fazer para manter o bem estar do feto e prolongar a gestação.

A situação é particularmente preocupante caso você ainda não tenha chegado ao terceiro trimestre da gravidez. Nesse caso, a vigilância médica deve ser constante, assim como o repouso e uma ingestão de líquidos maior. O médico pode também recomendar banhos submersos.

As futuras mamães que sofrem de diabetes, hipertensão ou lúpus devem ter um cuidado extra com a perda de líquido amniótico, especialmente quando o bebê não se mexe com a frequência habitual.

Para saber mais sobre essa matéria, confira o que fazer se perder líquido amniótico com esse artigo.

Dica: Descubra como se cuidar durante a gravidez com esses conselhos!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se estou perdendo líquido amniótico, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como saber se estou perdendo líquido amniótico

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se estou perdendo líquido amniótico
1 de 2
Como saber se estou perdendo líquido amniótico