Qual é a diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos
Chamamos normalmente a dois bebês como fruto da mesma gravidez de gêmeos univitelinos ou bivitelinos, considerando ambos os termos como sinônimos. Mas entre estes conceitos há diferenças fundamentais focadas especialmente no modo em que os bebês foram concebidos. Você sabe qual é a diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos? Em umComo.com.br explicamos-lhe tudo.
Passos a seguir:
Embora seja verdade que tanto os gêmeos univitelinos como os gêmeos bivitelinos costumam ser fisicamente muito parecidos, a realidade é que entre ambos os conceitos há diferenças muito importantes.
No momento da fecundação, os gêmeos univitelinos desenvolvem-se a partir de um mesmo óvulo fecundado por um só espermatozoide que posteriormente se divide, enquanto os gêmeos bivitelinos se desenvolvem a partir de dois óvulos que são fecundados por dois espermatozoides diferentes. É graças a esta forma de gestação que surgem as principais diferenças entre gêmeos univitelinos e bivitelinos.
Como os gêmeos univitelinos foram desenvolvidos a partir de um mesmo óvulo e um mesmo espermatozoide, eles compartilham os mesmos genes. Isto faz com que fisicamente sejam quase idênticos, e por isso, para muitas pessoas é difícil diferenciá-los.
Por sua vez, os gêmeos bivitelinos provêm de dois óvulos e dois espermatozoides diferentes, como qualquer outro par de irmãos desenvolvidos em diferentes períodos. Por isso, os gêmeos bivitelinos não são necessariamente idênticos, podem simplesmente ser muito parecidos ou ter algumas similaridades, como qualquer outro par de irmãos, com a diferença de ter nascido juntos.
Outra diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos é que os univitelinos sempre serão do mesmo sexo porque compartilham toda a carga genética, enquanto os bivitelinos podem ser do mesmo sexo ou de sexos diferentes.
Além disso:
- Os gêmeos univitelinos sempre terão o mesmo tipo de sangue, enquanto os bivitelinos podem ter tipos diferentes.
- Os bivitelinos sempre estarão em duas placentas e dois sacos amnióticos. No caso dos univitelinos, dependendo do dia da divisão do óvulo, podem compartilhar ou não a mesma placenta e saco amniótico.
Na gestação de gêmeos univitelinos, há herança envolvida, isto é, uma mulher sem antecedentes de gêmeos univitelinos na família perfeitamente pode ter este tipo de gravidez. Enquanto no caso de gêmeos bivitelinos, há um fator de propensão hereditária importante, que constitui outra diferença entre ambos.
Do mesmo modo, os tratamentos de fertilidade ou de reprodução assistida, que às vezes pode fazer com que uma mulher tenha dupla ovulação, podem resultar também em gravidez de bivitelinos.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.