Partilhar

Qual é a diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos

Qual é a diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos
Imagem: infor.pl

Chamamos normalmente a dois bebês como fruto da mesma gravidez de gêmeos univitelinos ou bivitelinos, considerando ambos os termos como sinônimos. Mas entre estes conceitos há diferenças fundamentais focadas especialmente no modo em que os bebês foram concebidos. Você sabe qual é a diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos? Em umComo.com.br explicamos-lhe tudo.

Passos a seguir:
1

Embora seja verdade que tanto os gêmeos univitelinos como os gêmeos bivitelinos costumam ser fisicamente muito parecidos, a realidade é que entre ambos os conceitos há diferenças muito importantes.

No momento da fecundação, os gêmeos univitelinos desenvolvem-se a partir de um mesmo óvulo fecundado por um só espermatozoide que posteriormente se divide, enquanto os gêmeos bivitelinos se desenvolvem a partir de dois óvulos que são fecundados por dois espermatozoides diferentes. É graças a esta forma de gestação que surgem as principais diferenças entre gêmeos univitelinos e bivitelinos.

2

Como os gêmeos univitelinos foram desenvolvidos a partir de um mesmo óvulo e um mesmo espermatozoide, eles compartilham os mesmos genes. Isto faz com que fisicamente sejam quase idênticos, e por isso, para muitas pessoas é difícil diferenciá-los.

Por sua vez, os gêmeos bivitelinos provêm de dois óvulos e dois espermatozoides diferentes, como qualquer outro par de irmãos desenvolvidos em diferentes períodos. Por isso, os gêmeos bivitelinos não são necessariamente idênticos, podem simplesmente ser muito parecidos ou ter algumas similaridades, como qualquer outro par de irmãos, com a diferença de ter nascido juntos.

3

Outra diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos é que os univitelinos sempre serão do mesmo sexo porque compartilham toda a carga genética, enquanto os bivitelinos podem ser do mesmo sexo ou de sexos diferentes.

Além disso:

  • Os gêmeos univitelinos sempre terão o mesmo tipo de sangue, enquanto os bivitelinos podem ter tipos diferentes.
  • Os bivitelinos sempre estarão em duas placentas e dois sacos amnióticos. No caso dos univitelinos, dependendo do dia da divisão do óvulo, podem compartilhar ou não a mesma placenta e saco amniótico.
4

Na gestação de gêmeos univitelinos, há herança envolvida, isto é, uma mulher sem antecedentes de gêmeos univitelinos na família perfeitamente pode ter este tipo de gravidez. Enquanto no caso de gêmeos bivitelinos, há um fator de propensão hereditária importante, que constitui outra diferença entre ambos.

Do mesmo modo, os tratamentos de fertilidade ou de reprodução assistida, que às vezes pode fazer com que uma mulher tenha dupla ovulação, podem resultar também em gravidez de bivitelinos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Qual é a diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos

O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
deison
no caso os gêmeos bivitelinos não são filhos do mesmo pai?
Luis Alberto
Boa noite , Minha noiva está gravida de gêmeos e fiquei sabendo que e unitelinos , pois estouuuumuito feliz rsrs está complicado para escolher o nome rsrs
Editor umComo.com.br
Oi Luis! A equipe do umCOMO está muito contente por você. Tudo de bom para sua família :)
lucimar
tenho gemeos bivitelinos e o menino e loirinho e de olhos azuis a menina morena
anaveiga1972@gmail.com
eu tenho gemeos bevetelino nào sào nada parecidos , e sào muito diferentes um do outro , e a personalidade tambèm sào diferente , eu sou da familia gemeos que sô nascem gemeos bevitelinos
A sua avaliação:
VALMIR
QUERIA SABER MAIS SOBRE GÊMEOS UNIVITELINOS
A sua avaliação:
Jorge Raimundo Basilio
Por que nascem gemeos siameses?
Vidal
Isso acontece quando um embrião se separa parcialmente de forma precoce e acaba formando dois indivíduos.
A sua avaliação:
Thiara
Estou gravida de bivitelinos com 14 semanas, fiquei sem entender a questão da herança familiar, porque não tem ninguem de gemeos em minha familia,
nada
No texto há dizendo que tem a questão hereditária,mas não que pra nascerem bivitelinos tem necessariamente que ter uma relação hereditária
A sua avaliação:
carla vargas ruiz
Por QUE há mães que possui mais de 1 par de gêmeos?
Karla
Porque o óvulo se divide em maior quantidade.
Hugo
Nem sempre os gêmeos univitelinos são do mesmo sexo. Existem casos raros em que nascem com sexo diferente, e eu conheço 1.
Alisson
Na verdade Hugo, todos os UNIVITELINOS nascem com o mesmo sexo, sexo diferentes são os bivitelinos
vanessa Frattini
eu tenho duas primas bebes são gemeas

Qual é a diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos
Imagem: infor.pl
Qual é a diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos

Voltar ao topo da página