Partilhar

Qual é a diferença entre embrião e feto

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Qual é a diferença entre embrião e feto
Imagem: diefoto.com

O período de gestação é composto de três etapas principais: a primeira refere-se ao zigoto, a segunda ao período embrionário e a terceira à etapa fetal. Muitas pessoas têm dificuldades para diferenciar e saber exatamente quando o bebê passa de embrião a feto. Por isso, neste artigo de umComo queremos resolver esta dúvida e mostrar-lhe em que consiste cada processo. Continue lendo e descubra qual é a diferença entre embrião e feto.

Também lhe pode interessar: Qual é a diferença entre zigoto e embrião

Embrião

Após 24 horas da união entre o óvulo e o espermatozóide começa a segunda etapa da gestação, denominada período embrionário. Aqui é quando acontece a criação e desenvolvimento do embrião. Este período caracteriza-se também por diferentes etapas até concluir, passando ao feto.

Durante os cinco primeiros dias, quando as duas células que dão início à formação do embrião começam a se dividir e criar mais células até não poder mais diferenciar cada uma delas, diz-se que o embrião se encontra "em estado de mórula". após os cinco dias, passa a se chamar blastocisto. Neste ponto da gestação o embrião tem forma arrendondada e começa a criar uma cavidade interna que permitirá a formação da placenta e o resto do corpo do futuro bebê. Os primeiros dias do blastocisto são os mais importantes já que é quando deve se fixar no útero da mãe e iniciar o processo de gravidez. Normalmente este processo de implantação finaliza depois de 14 dias desde a fecundação.

Depois de implantado, começará a crescer e se desenvolver rapidamente, adquirindo uma forma alongada similar a de um bebê. A partir da oitava semana de gravidez, o futuro bebê conta com todos os órgãos e começa a desenvolver as extremidades: é então que se inicia a etapa fetal e o embrião passa a ser um feto.

Qual é a diferença entre embrião e feto - Embrião
Imagem: clinicadam.com

Feto

Assim como especificamos anteriormente, depois de chegar na oitava semana do período de gestação já não falamos mais de embrião e sim de feto, porque o futuro bebê já possui todos os órgãos internos (apesar de não estarem completamente desenvolvidos) começando a formar os braços, pernas e dedos. A partir deste momento, o bebê será considerado feto até nascer, sendo esta a etapa mais longa da gravidez.

Qual é a diferença entre embrião e feto - Feto
Imagem: genehoyas.com

Diferenças entre embrião e feto

Depois de explicar as definições de ambas as etapas da gravidez, as diferenças entre embrião e feto são as seguintes:

  • Embrião é o nome que o futuro bebê recebe desde a fecundação até a 8ª semana da gravidez.
  • A partir destas 8 semanas de gravidez, até o dia do nascimento, o bebê é um feto e não mais um embrião.
  • O feto já tem todos os órgãos internos, enquanto o embrião ainda está desenvolvendo cada um deles.
  • O feto começa a formar as extremidades até adquirir a forma completa do bebê.
  • O embrião não tem todas as partes do corpo definidas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre embrião e feto, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Qual é a diferença entre embrião e feto

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Almerindo de Araujo
Foi muito instrutiva as informações aqui apresentadas, pois queria compará-las às apresentações dadas na Escola Bíblica Dominical neste último domingo, sobre embrião, feto e aborto e foi exdcelente. Obrigado.
A sua avaliação:
IVANAIR VIANA
AMEI A MATÉRIA.
Ângela Maria
Qual é a diferença entre zitogo e o feto?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Ângela, pode encontrar a explicação aqui: http://educacao.umcomo.com.br/articulo/qual-e-a-diferenca-entre-zigoto-e-embriao-15951.html Obrigada por comentar e continue seguindo o nosso site :)

Qual é a diferença entre embrião e feto
Imagem: diefoto.com
Imagem: clinicadam.com
Imagem: genehoyas.com
1 de 3
Qual é a diferença entre embrião e feto

Voltar ao topo da página