Partilhar

Ter gêmeos é hereditário?

Ter gêmeos é hereditário?

A gravidez múltipla é, para a ciência, um tipo de gestação particularmente interessante; a possibilidade de estudar todas as condições que levam uma mãe a gerar duas crianças na mesma gravidez nos ajuda a entender, em parte, como nossos genes e o nosso meio influenciam na procriação. Sem dúvida um dos aspectos que mais preocupa os futuros papais é a possibilidade de ter ou não ter gêmeos segundo a herança familiar. Você está se perguntando se ter gêmeos é hereditário? Em umComo.com.br explicamos com detalhes.

Também lhe pode interessar: Como saber se a gravidez é de gêmeos

Tipos de gêmeos

Antes de falar da hereditariedade dos gêmeos, devemos esclarecer os dois tipos de gêmeos que existem e a forma em que são chamados coloquialmente. Segundo o dicionário Houaiss, o termo gêmeo diz-se de cada um dos filhos que nasceu do mesmo parto.

Mas além disso podemos distinguir dois tipos de gêmeos:

  • Gêmeos idênticos ou monozigóticos: refere-se à gravidez múltipla que ocorre quando, acidentalmente e por razões desconhecidas ainda com exatidão, um mesmo óvulo fecundado por um só espermatozoide se divide em dois, dando lugar a duas crianças com uma carga genética idêntica. Este tipo de gêmeos são sempre do mesmo sexo e contam com uma semelhança física realmente muito grande.
  • Gêmeos dizigóticos ou multivitelinos: conhecidos em muitos países como gêmeos fraternos, consiste em uma gravidez onde dois óvulos foram fecundados por dois espermatozoides, dando lugar a uma gravidez múltipla em que cada um dos fetos possui sua própria placenta. Estes gêmeos compartilham unicamente 50% dos genes, o que quer dizer que não são serão necessariamente idênticos e que inclusive podem ter a semelhança existente entre irmãos nascidos em diferentes gestações, ou seja, certa semelhança mas sendo bebês completamente diferentes. Neste tipo de gestação os bebês podem ter sexos diferentes.

É hereditário ter gêmeos idênticos ou monozigóticos?

Como explicamos anteriormente, a ciência ainda não sabe muito bem como se produz a gestação de gêmeos idênticos ou monozigóticos, portanto é difícil determinar se, efetivamente, existe uma possibilidade hereditária de que a gravidez de gêmeos se repita na seguinte geração.

As causas pelas quais um óvulo se divide em dois, dando lugar a dois fetos, não estão claras ainda, razão pela qual é impossível afirmar que tenha um componente hereditário em sua gestação.

Mas que probabilidade existe? A possibilidade de ter gêmeos idênticos é de 1 em cada 250 gestações.

Ter gêmeos é hereditário? - É hereditário ter gêmeos idênticos ou monozigóticos?

É hereditário ter gêmeos fraternos ou gêmeos dizigóticos?

O caso dos gêmeos fraternos é bastante diferente ao dos gêmeos idênticos, pois existem diferentes fatores que podem aumentar as possibilidades de ter este tipo de gravidez. À pergunta de se é hereditário ter gêmeos fraternos, sempre que estejamos falando de gêmeos dizigóticos, a resposta é sim: o componente hereditário aumenta em uns 20% as possibilidades de apresentar este tipo de gravidez múltipla.

Enquanto 1 em cada 80 gestações pode ser de gêmeos fraternos, as mulheres com gêmeos em sua família têm a possibilidade de 1 em cada 60 gestações de ter gêmeos deste tipo. Ao contrário do que se diz, esta probabilidade não "pula" uma geração. Se sua mãe teve gêmeos, você também pode ter. No caso de gêmeos dizigóticos presentes na família do pai, como o homem não pode ovular, a possibilidade de 20% de uma gravidez múltipla será de sua filha.

Além disso existem outros fatores que podem aumentar a propensão a ter gêmeos:

  • Ter mais de 35 anos, pois devido à atividade hormonal a partir desta idade existem mais possibilidades de ter dois óvulos em um mesmo ciclo.
  • Ter tido uma gravidez múltipla anteriormente.
  • Pertencer à raça negra ou caucásica, que apresenta maior índice neste tipo de gestações.
Ter gêmeos é hereditário? - É hereditário ter gêmeos fraternos ou gêmeos dizigóticos?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ter gêmeos é hereditário?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Ter gêmeos é hereditário?

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Lucilene
Eu tenho 37 anos, tenho um filho de 19.
Minha avó materna teve gêmeos, meu primo paterno teve gêmeos e uma prima segunda tbm teve gêmeos. Tem possibilidade de eu ter gêmeos?
Bruna
A irmã do meu pai teve gêmeos idênticos,a uma possibilidade de está gravida de gêmeos?
franciele regina holl
oi , minha avó é gemea , só tem ela na familia no caso de gemeos , eu tenho 29 anos e pretendo engravidar proximo dos 31 , minha probabilidade , de ter gemeos , é muito grande ou ainda é a mesma de outras pessoas?
A sua avaliação:
Leah
Sou filha de gémeos idênticos e o meu namorado é gémeo. Qual é a probabilidade de eu engravidar de gémeos?
Marizete Graciano
Tenho 41 anos nunca engravidei, se euengravidar a possibilidade de ter gemeos?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marizete! Determinar se a gravidez pode ser de gêmeos é muito difícil, porém existem alguns fatores que podem fazer com que a pessoa tenha mais chances de ter uma gravidez de gêmeos, como fatores hereditários, uma idade avançada ou utilizar técnicas de reprodução assistida. Mas mesmo assim, não é garantido que a mulher engravide de gêmeos. Obrigada pelo seu comentário e boa sorte :)

Ter gêmeos é hereditário?
1 de 3
Ter gêmeos é hereditário?

Voltar ao topo da página