PARTILHAR

É normal ter sangramento na gravidez?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 8 abril 2020
É normal ter sangramento na gravidez?

Um dos problemas mais comuns durante a gestação é o sangramento vaginal, principalmente no começo da gravidez. São várias as causas de sangramento durante a gravidez, podendo se tratar de motivos graves ou comuns, por isso sempre que aparecer sangue na calcinha nem que seja pouco, é sempre recomendável consultar o médico para descartar possíveis complicações e garantir assim que o seu bebê está saudável. Continue lendo este artigo de umComo e saiba mais sobre se é normal ter sangramento na gravidez.

Também lhe pode interessar: Cólicas na gravidez, é normal?

Sangramento no início da gravidez

O sangramento vaginal no início da gravidez, em especial durante os três primeiros meses de gestação, é bastante comum e na maioria dos casos não se trata de algo grave. No entanto, é normal que um sangramento durante a gestação a deixe preocupada e é sempre recomendável consultar o seu médico para garantir a sua saúde e a do seu bebê.

O que causa sangramento na gravidez

São várias as causas que podem levar a um sangramento vaginal na gravidez, entre elas temos:

  • Sangramento de escape ou spotting, este é um dos motivos que leva as mulheres a descobrirem que estão grávidas apenas mais tarde. Isto acontece porque, os hormônios fazem com que ocorra um sangramento na mesma altura em que deveria menstruar se não estivesse grávida.
  • Infecção no colo do útero ou na vagina, se se tratar de uma infecção os exames que o médico fará irão revelar isso mesmo e será prescrito o tratamento adequado.
  • Mulheres que tenham se submetido a métodos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro, têm mais chances de que ocorram sangramentos no início da gravidez.
  • Se a gestante estiver tomando medicamentos anticoagulantes, então pode ser isso que esteja causando o sangramento vaginal.
  • Após um exame de toque ou ultrassom transvaginal, também é normal ocorrerem pequenos sangramentos, uma vez que se tratam de exames um pouco mais invasivos.
  • A nidação também está entre as causas do sangramento vaginal na gravidez, que pode ocorrer mesmo antes da mulher saber que está grávida. A nidação ocorre quando o óvulo fertilizado adere à parede do útero.
  • Relações sexuais ou um esforço físico maior também podem causar sangramentos na gravidez, pois pequenos vasos podem romper devido ao aumento do fluxo de sangue para o colo do útero e vagina.
  • Caso você esteja com mais de 37 semanas de gestação, o sangramento vaginal pode indicar que o trabalho de parto está próximo.

Leia também: Sangramento tomando anticoncepcional pode ser gravidez?

É normal ter sangramento na gravidez? - O que causa sangramento na gravidez

O que fazer com sangramento na gravidez

Sempre que você notar um pouco de sangue na calcinha, mesmo que seja de tom marrom como se tratasse do início da menstruação, você deve consultar o médico. O seu médico irá examiná-la para descartar possíveis complicações com o bebê e para ter a certeza que a saúde do seu bebê se encontra bem. Para determinar se este sangramento é algo de grave, o médico irá fazer exames como um ultrassom e um exame de toque. O exame de toque serve para ver se há alguma dilatação no colo do útero. Quando notar sangue na calcinha, é importante que tente observar se o sangue vem da vagina ou não. Pois caso a origem seja anal, pode se tratar de hemorroidas, em que há uma dificuldade para evacuar podendo ocorrer sangramento. Seja como for, deve sempre consultar o seu médico. Caso o sangramento não signifique nada de grave, o médico poderá recomendar repouso e poderá indicar parar de manter relações sexuais até o sangramento passar.

Sugestão: Corrimento verde na gravidez, é normal?

É normal ter sangramento na gravidez? - O que fazer com sangramento na gravidez

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É normal ter sangramento na gravidez?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Quando o sangramento vaginal durante a gravidez for volumoso ou vier acompanhado de dor intensa ou cólica, deverá dirigir-se ao pronto socorro o mais rápido possível.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
É normal ter sangramento na gravidez?
1 de 3
É normal ter sangramento na gravidez?

Voltar ao topo da página ↑