PARTILHAR

Corrimento transparente na gravidez é normal?

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 19 julho 2017
Corrimento transparente na gravidez é normal?

Durante a gestação, o corpo da mulher passa por uma série de mudanças, as quais são normais e devem ser conhecidas. Assim, fica mais fácil de identificar problemas que podem ocorrer ao longo dos noves meses. O muco vaginal, por exemplo, nesse período costuma mudar e para responder à dúvida: corrimento transparente na gravidez é normal? o umComo.com.br vai dar alguns informações úteis para esclarecer esse e outros questionamentos a respeito da secreção vaginal na gestação.

Também lhe pode interessar: Corrimento verde na gravidez é normal?
Passos a seguir:
1

Entre os aspectos que passam por alterações ao longo da gestação está o muco vaginal, no entanto, a sua coloração não sofre mudanças, em geral, apenas a sua quantidade, que passa a ser maior, entre outros motivos, porque a região passa a ter mais fluxo sanguíneo. Outra razão do volume de secreção aumentar é a maior produção do hormônio estrogênio, que também interfere na quantidade de muco. Dessa forma, corrimento transparente na gravidez é normal, podendo variar para branco ou leitoso, além de contar com odor fraco e ser levemente espesso.

2

A quantidade de muco também aumenta à medida que a gestação evolui, sendo que algumas mulheres se sentem até mesmo incomodadas com o volume. Porém, é importante não interromper o seu fluxo, como usando tampões internos, o que pode aumentar as chances de contrair infecções, o que naturalmente já cresce ao longo dos nove meses. Vale dizer que a secreção normal, estando grávida ou não, é chamada de corrimento vaginal fisiológico, que não indica nenhuma doença, sendo comum que todas as mulheres tenham a partir da puberdade.

3

Além disso, o muco é constituído de bactérias da flora vaginal e células mortas da vagina, servindo como lubrificador natural. Essa substância também possui a função de manter a região limpa e, assim, evitar inflamações que podem surgir na vagina. Já que durante a gravidez o risco de infecções é maior, vale intensificar os cuidados com a higiene pessoal, sendo que outros cuidados servem como prevenção. Entre eles, usar sabonetes neutros, sem perfume ou efeito antibacteriano, usar calcinhas de algodão e calças largas e confortáveis. Também ajuda não fazer ducha vagina e nem lavar dentro da vagina.

4

É importante saber ainda que alguns tipos de corrimento durante a gravidez não são normais e, por isso, ao aparecem é necessário consultar com o médico que está acompanhando a gestação. No caso da secreção ter cor avermelhada ou marrom, significa que há sangue junto ao corrimento, o que pode ser o primeiro sinal de aborto ou gravidez ectópica, se ocorrer no primeiro trimestre. Porém, deve haver uma grande quantidade de sangue e cólicas fortes para causar preocupação. Mais adiante pode ser sinal de parto prematuro ou apenas algum problema na placenta.

Corrimento transparente na gravidez é normal? - Passo 4
5

No entanto, vale lembrar que em pouco volume o corrimento com sangue é um dos primeiros sintomas da gravidez. A secreção de cor avermelhada pode ser ainda devido ao rompimento de pequenos vasos da região, por causa de esforço, que não precisa ser motivo de preocupação. Por outro lado, o muco de cor amarelado ou esverdeado e com mau cheiro pode ser o sinal de uma infecção, mais uma razão para buscar o médico.

Para mais informações, leia o artigo: Corrimento verde na gravidez é normal?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Corrimento transparente na gravidez é normal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Corrimento transparente na gravidez é normal?
1 de 2
Corrimento transparente na gravidez é normal?

Voltar ao topo da página ↑