Outros Saúde na mulher

Sangramento tomando anticoncepcional pode ser gravidez?

Sangramento tomando anticoncepcional pode ser gravidez?

Os métodos contraceptivos, sejam os hormonais (como o anticoncepcional) ou de barreira (como a camisinha), são importantes ferramentas de controle familiar e de segurança e autonomia para as mulheres. Esses métodos possibilitam que a mulher tenha relações sexuais com baixo ou nenhum risco de engravidar - por isso, quando se nota algo que parece ser uma "falha" no método (como um sangramento tomando anticoncepcional, por exemplo), é normal ficar preocupada. Sangramento tomando anticoncepcional pode ser gravidez? Esclarecemos essa e outras dúvidas neste artigo do umCOMO.

Índice

  1. Sangramento tomando anticoncepcional pode ser gravidez?
  2. Gravidez tomando anticoncepcional e menstruando: é possível?
  3. Posso estar grávida mesmo menstruando? Quais os sintomas?
  4. Menstruação escura é normal?

Sangramento tomando anticoncepcional pode ser gravidez?

Fique tranquila: é bem provável que não. Segundo o ginecologista Joel Roberto Garcez, em entrevista ao portal Tribuna[1], o escape menstrual (como é chamado o sangramento fora do período menstrual) pode acontecer quando a paciente não toma a pílula no horário correto ou quando a dosagem do medicamento não é adequada às necessidades da paciente.

Por isso, é muito importante que seu anticoncepcional tenha sido prescrito por um ginecologista e que você o visite pelo menos uma vez ao ano. Os anticoncepcionais são diferentes, e cada um contém uma fórmula e dosagem que se adapta melhor ao corpo e às necessidades de cada mulher. Logo, é indispensável que seu medicamento tenha sido prescrito por um profissional da saúde íntima feminina.

De acordo com especialistas da Escola de Medicina Souza Marques[2], o escape menstrual é mais comum nos primeiros meses de uso da pílula, quando o corpo da mulher ainda está se adaptando aos efeitos dos hormônios. Ter um escape não significa que você possa estar grávida.

No entanto, fique atenta: como o escape pode significar que a pílula não está sendo tomada da forma correta, utilize um outro método contraceptivo de forma combinada (camisinha, por exemplo) até o problema cessar. Fique atenta aos horários - busque tomar o anticoncepcional sempre na mesma hora, todos os dias.

Confira nosso artigo "Pequeno sangramento depois da menstruação pode ser gravidez?" para outras informações sobre o tema.

Gravidez tomando anticoncepcional e menstruando: é possível?

Frequentemente as mulheres ficam muito alarmadas com uma suspeita de gravidez, mesmo que estejam tomando todas as medidas necessárias para evitá-la. Trata-se de uma angústia normal, devido a responsabilidade que ter um filho exige.

Mas fique tranquila: é praticamente impossível ter uma gravidez tomando anticoncepcional e menstruando durante o período da pausa, uma vez que os níveis hormonais do seu corpo estão controlados para impedir a ovulação. No entanto, para garantir o efeito da pílula é preciso que você a tome durante todos os dias previstos na cartela, sempre no mesmo horário.

Posso estar grávida mesmo menstruando? Quais os sintomas?

Especialistas da Revista Bioética do Conselho Federal de Medicina[3] afirmam que a gravidez tem início quando ocorre a fecundação do óvulo pelo espermatozoide e acaba quando o bebê sai do corpo da mãe. Nos dias seguintes à fecundação pode ocorrer um pequeno sangramento devido à nidação, mas não comparável a um fluxo menstrual. Confira nosso artigo sobre quais são os sintomas da nidação.

Uma das características da gravidez é a interrupção da menstruação, portanto é impossível estar grávida caso você esteja menstruando regularmente. Fique tranquila!

Sangramento na gravidez

O sangramento na gravidez é normal no início da gestação, sempre no período da nidação. Caso você note um sangramento já com a gravidez adiantada, procure um médico. O sangramento também pode ser causado por relações sexuais - o atrito entre pênis e vagina pode romper alguns vasos sanguíneos da região, provocando pequenos sangramentos.

Menstruação escura é normal?

A variação de cor da menstruação durante a gravidez é perfeitamente normal. Ter uma menstruação mais escura significa simplesmente que sua menstruação reagiu com o oxigênio do ar (o que é normal caso você utilize absorventes externos) e ficou com uma coloração diferente e menos avermelhada.

Você pode conferir outras informações sobre esse tema em nosso artigo "Menstruação escura é normal?".

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sangramento tomando anticoncepcional pode ser gravidez?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Marque consultas periódicas com seu ginecologista. Ele é o profissional mais capacitado para tratar da saúde íntima da mulher.
Referências
  1. https://www.tribunapr.com.br/arquivo/mulher/escape-menstrual-e-um-alerta-para-a-saude-das-mulheres/
  2. COIMBRA, Bruno Vasconcelos; PEDROSO, Carolina Almeida da Costa. Anticoncepção hormonal: revisão sistematizada da literatura. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/anticoncepcao_hormonal_-_revisao_sistematizada_da_literatura.pdf
  3. Paloschi Spiandorello, Wilson. Cenário de desenvolvimento da vida humana e reflexões sobre o aborto. Revista Bioética, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361533260007
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
camilla gomes
estou tomando o anticoncepcional trimestral contracep há 2 anos, e nao mestroou que é o normal desse anticocepcional,mais agora minha menstruaçao veio durante uns 8 dias bem fraca, preciso saber se tem algum risco de engravidar devido esse sangramento??????
Gabrielly Carla
Então eu tomo anticoncepcional Tâmisa 30, fiquei menstruada a 2 semanas atras, voltei a tomar o anticoncepcional no dia certo e quando foi nessa sexta-feira desceu novamente e com uma cor mais escura e muito sangue parece até uma cachoeira de tanto sangue. Estou preocupada o que poderia ser.
A sua avaliação:
Ivani Cristina
Estou tomando anticoncepcional e estou sangrando marrom, é normal?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Ivani. Pode ser sangramento de escape. Este artigo sobre 'menstruação borra de café' pode ser útil para você: https://saude.umcomo.com.br/artigo/menstruacao-borra-de-cafe-tomando-anticoncepcional-causas-28414.html
Sangramento tomando anticoncepcional pode ser gravidez?